Iniciar sessão ou registar-se
    • nomic
    • 19 março 2009 editado

# 21

mas e esses PEX, sao de facil isntalação certo?

o INox n é caro? n tem q levar mt acessórios n tem que ser tudo em agulos rectos, e sempre em linha??

o pex, gostei, pk os rocos a abrir são + "directos"... e os angulos a mm coisa;)

PERT-AL-PERT
    PVC (hidronil e Hidrocil)
    PPR-AL-PPR

isto é aqueles azuis?
    e os verdes? estes n tem q se ter uma ferramenta especial para aquecer o tudo e os unir??

Podem-me por isto mesmo pra leigos?
  1.  # 22

Inox é caro, defacto, todos os acessorios que há para multicamada tambem há para inox, tens joelhos de 45º e de 90º, nao precisa de ser tudo em angulos rectos. Para todos os tubos precisas de ferramentas especificas, no caso do inox tens duas hipoteses, tens de cravar e de aperto, no caso de aperto so precisas de uma chave inglesa, no caso de cravar precisas de uma maquina de cravar, no multicamada e no PEX precisas tambem de maquina de cravar, no caso de PPR (tens de varias cores, azul verde vermelho entre outras) e é preciso uma maquina para aquecer os tubos e os acessorios para os puderes unir, no caso de hidronil precisas de uma tarracha para fazer as roscas e no caso de hidrocil é só colar.
  2.  # 23

dessas ferramentes, (sem ser a chave inglesa pro inox) quais os valores delas?

vale a pena o investimento?
  3.  # 24

maquina de cravar, à volta dos 900/1000€ a maquina mais 178€ por cada matriz (cada tamanho tem uma matriz diferente, numa casa são precisas pelo menos 2 matrizes apesar de ser recomendada 3

maquina para aquecer o PPR à volta dos 600€

Se for canalizador, vale a pena, se não for, está fora de questão.

Tarracha manual para fazer roscas em hidronil com 100€ compra uma razoavel já com os tamanhos desde 1/2" a 1 1/4"

Hidrocil só precisa de um pincel por cada vez que usar a cola, pois a cola de PVC é muito dificil de limpar e acho que mais vale por cada vez que aplicar mos usar um pincel novo, o pincel tem que ser minimamente decente para que os "pelos" nao fiquem no tubo, caso tal aconteça aquela ligação não fica em condições.

Outra hipotese é alugar as maquinas, é relativamente barato o aluguer, o unico senão é ter que deixar uma caução para o caso de danificar a máquina.
  4.  # 25

e onde posso alugar essas maquinas e outro tipo de maqiunas?? Martelo eléctrico, saltitão, etc...
    eles alugam todo o tipo de maquinas? Parece ser uma boa ideia assim :D

Ideias de valor ?

Ja agora, qt custa e como funcionar o aluguer daqueles barcos pro entulho? é ao dia? há hora? há viagem?
  5.  # 26

Aluguer de máquinas: É só procurar nas páginas amarelas. Por exemplo: ARISPA, na R.Rodrigo da Fonseca, 204-A. 213863226.

Há muitíssimas empresas a fazer «gestão de resíduos» na área de Lisboa.
    Um contentor para 5m3, estacionado diante de sua casa durante 3 ou 4 dias custa uns 150-180euros (com IVA incluído).
    Atenção que nas obras "deve-se" separar os entulhos (no seu caso, madeiras para um lado, pedras para o outro).
  6.  # 27

E por um dia? é o mesmo preço?
  7.  # 28

Por um dia contratas alguem para te ir buscar o entulho, sai te mais barato. O defeito do aluguer é como disse a cauçao, normalmente é 1/4 do valor da maquina, 1/3 no maximo, apesar de em máquinas "baratas" chegarem a pedir metade.

O aluguer das maquinas normalmente é ao dia.

Um conselho que dou a quem for fazer obras é arranjar um contabilista, ir as finanças fazer inicio de actividade, e desta forma podem receber o IVA de todos os trabalhos, ferramentas, acessorios, etc que digam respeita ao CAE que abrirem.
  8.  # 29

e passo recibos verdas a mim mesmo? de mim pra mim?

quem é que eu posso contractar pra me ir buscar o entulho?
    é que eu encho um contentor desses num dia (axo eu... é so força lololol)
    mas fazendo um monte e juntando tudo... dá?
  9.  # 30

nomic.
    Creio que criar uma empresa cujo ÚNICO objectivo é a execução de UMA determinada Obra, é ilegal. E não lhe vale de nada. Porque se, por um lado essa empresa poderá abater o IVA, por outro TERÁ DE lhe facturar A SI os trabalhos efectuados e materiais consumidos, para você incorporar os custos no valor da casa (para ter esses custos em conta no caso de a vender, para efeitos de cálculo de mais-valias).

Há vários outros "senãos":
    - para poder fazer isso, em princípio deveria ter alvará.
    - Para você incorporar os seus próprios custos (como mão de obra), irá aumentar o seu IRS (e deveria pagar Segurança Social, Seguro de Acidentes de Trabalho, Medicina no Trabalho,..).
    - só o facto de ter uma empresa obriga a ter custos perfeitamente desesperantes ("impostos" sobre lucros presumidos, etc.).

Caso você queira pôr a sua casa em nome da empresa, deixa de beneficiar de crédito à habitação, isenção de IMI, e tem de pagar nova escritura, registo, IMT, etc. Devia ter pensado nisso antes de comprar a casa, e... ter escolhido uma empresa com sede numa offshore.

5m3 são 250 latas de 20litros...
    É capaz de fazer tudo num dia, sim. SE conseguir só perder, em média, 2min por lata (são 500min = 8h20m). Como o entulho da sua casa (um r/c alto) deve poder ser baldeado de uma janela directamente para o contentor, até admito que será capaz de o conseguir fazer sozinho.
    A gente depois fala no dia seguinte, para ver se sobreviveu ;-)
  10.  # 31

Colocado por: Morais MoraisE vai me dizer que o tubo Multicamada não tem que ser isolado?

Se ler bem eu escrevi "para além de também ter que ser isolado" e não "para além de ter que ser isolado"! São duas coisas totalmente distintas!!
  11.  # 32

Não vai abrir empresa, mas sim abrir actividade em nome individual, são coisas distintas. E não precisa de passar recibos nenhuns. É por uma questão de IRS e apenas lhe facilita se estiver a pensar em remodelar toda a habitação, se for fazer obras no quintal, ou mudar uma casa de banho, não lhe compensa a chatisse.

Fale com um contabilista (desses que sabem o que fazem e não desses sapateiros que por ai andam) e vai ver que eles podem ajuda-lo muito.

Dynamic, tudo bem, percebi mal.

Quanto a carregar os 5m2 de entulho... quer dizer... eu em meio dia descarreguei não chegou a um metro cubico e fiquei rebentado...
  12.  # 33

Colocado por: Morais Morais

Dynamic, tudo bem, percebi mal.

OK

0.0168 seg. NEW