Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    venho aqui colocar algumas questões para o meu novo projecto.

    Estou a iniciar um projecto de abertura de uma loja de venda de produtos regionais, desde produtos alimentares, artesanato, entre outros produtos que identifiquem cada região do país (é uma loja de produtos regionais de cada região do país).

    1ª questão - Quais os procedimentos legais para a abertura? Tendo em conta que já possuo um CAE de venda por grosso de carnes e produtos derivados.
    2ª questão - Tenho um local para a loja. Que condições devem ser asseguradas a nivél da infraestrutura?
    3ª questão - Conhecem gabinetes que ajudem em todo este processo? Zona de Braga/Grande Porto


    Obrigado pela ajuda desde já.
  2.  # 2

    Então ninguém para dar uma ajudinha?
    • Neon
    • 4 março 2013

     # 3

    A loja de produtos regionais é no mesmo espaço onde funciona a actividade de comércio por grosso de carnes e produtos derivados?
    •  
      FD
    • 4 março 2013

     # 4

    Colocado por: speedsteerQuais os procedimentos legais para a abertura? Tendo em conta que já possuo um CAE de venda por grosso de carnes e produtos derivados.

    Os normais para abrir uma loja:
    -> pedir licenciamento junto da câmara municipal
    -> comprar livro de reclamações

    Colocado por: speedsteerTenho um local para a loja. Que condições devem ser asseguradas a nivél da infraestrutura?

    Não sei.

    Agora, vou fazer o que costumo fazer, não responder ao que foi pedido e desajudar:
    -> há mercado para uma loja dessas?
    -> como é que vai vender, só presencialmente?
    -> se presencialmente, está numa rua de grande tráfego?
    -> e esse tráfego, quer comprar produtos regionais?

    Se vai investir dinheiro, muito cuidado... não deixe que um sonho se torne um pesadelo.
  3.  # 5

    Colocado por: NeonA loja de produtos regionais é no mesmo espaço onde funciona a actividade de comércio por grosso de carnes e produtos derivados?


    A loja fica em espaço diferente da Sede.
  4.  # 6

    Colocado por: FD
    Os normais para abrir uma loja:
    -> pedir licenciamento junto da câmara municipal
    -> comprar livro de reclamações


    Não sei.

    Agora, vou fazer o que costumo fazer, não responder ao que foi pedido e desajudar:
    -> há mercado para uma loja dessas?
    -> como é que vai vender, só presencialmente?
    -> se presencialmente, está numa rua de grande tráfego?
    -> e esse tráfego, quer comprar produtos regionais?

    Se vai investir dinheiro, muito cuidado... não deixe que um sonho se torne um pesadelo.


    Caro FD, respondo é suas não respostas às minhas perguntas.

    -> há mercado para uma loja dessas? Na zona de implementação não existe nada do genero, quem compra destes produtos desloca-se bastantes km para o fazer
    -> como é que vai vender, só presencialmente? Na loja será presencialmente, mas a empresa mãe já faz distribuição noutro tipo de mercado
    -> se presencialmente, está numa rua de grande tráfego? está localizada numa rua de grande trafego, junto a um grande estabelecimento de ensino
    -> e esse tráfego, quer comprar produtos regionais? Como disse na 1ª resposta, existe mercado


    O investimento será reduzido, dado que a insfraestrutura já existe e é do proprietario, não haverá lugar a rendas.
    •  
      FD
    • 4 março 2013

     # 7

    Não existir nada do género não quer dizer que exista mercado.
    E quem compra, existe em quantidade suficiente para manter a loja?

    Eu sei que estou a ser desmancha prazeres mas, fico triste quando vejo pessoas a empenharem-se, a gastarem dinheiro em "sonhos" e que depois se tornam pesadelos.

    Pessoalmente, se tem mesmo esse desejo, use a loja apenas como ponto de distribuição/acreditação e dedique-se a vender pela internet - o mercado é muito maior, tente mesmo trabalhar o mercado internacional, especialmente o dos emigrantes.

    Dito isto, boa sorte! ;)
    • Neon
    • 4 março 2013

     # 8

    Bom, caro speedsteer

    1.º O espaço onde vai vender os produtos deve estar titulado com uma autorização de utilização para comércio

    2.º Sendo que alguns dos produtos regionais são de natureza alimentar. À partida a actividade será enquadrada no D.L. 259/2007 de 17 de Julho.

    Consulte a portaria 791/2007 de 23 de Julho, pois lá encontram-se todas as actividades abrangidas por aquele diploma (Atenção que os CAE lá indicados são referentes ao CAE Rev 2; Deve por isso fazer a transposição para o CAE - Rev 3)

    Eu diria que á partida a actividade se enquadraria em uma destas

    A)Outros estabelecimentos não especializados de comércio a retalho com predominância de produtos alimentares, bebidas ou
    tabaco, n. e.

    B)Comércio a retalho em estabelecimentos não especializados, sem predominância de produtos alimentares, bebidas ou tabaco.

    3.º Deve actualizar a sua situação nas finanças, acrescentando a(s) actividade(s) a desenvolver

    4.ºConfirmando-se que o espaço já tem autorização de utilização para comércio e a actividade se enquadra no diploma que já lhe referi. Deve apresentar na Câmara Municipal uma declaração prévia devidamente preenchida e acompanhada
    dos documentos exigidos (ver modelo na portaria 790/2007 de 23 de Julho.
    A câmara vai-lhe devolver 2 exemplares carimbados e deve remeter um para a Direcção Geral de Actividades Economicas

    Atenção que esta declaração prévia, é um termo de responsabilidade em que o Sr. declara que conheçe a lesgislação aplicavel e que a vai fazer cumprir.


    Quanto às exigências, são inumeras e algumas variaveis consoante os produtos a vender. Dai que faz todo o sentido procurar a colaboração de um gabinete para o ajudar.
    A titulo de exemplo, deve cumprir com regras de segurança, isolamento acustico, condições de higiene e salubridade, etc etc.

    Desejo-lhe boa sorte nesse seu projecto
  5.  # 9

    Colocado por: FDNão existir nada do género não quer dizer que exista mercado.
    E quem compra, existe em quantidade suficiente para manter a loja?

    Eu sei que estou a ser desmancha prazeres mas, fico triste quando vejo pessoas a empenharem-se, a gastarem dinheiro em "sonhos" e que depois se tornam pesadelos.

    Pessoalmente, se tem mesmo esse desejo, use a loja apenas como ponto de distribuição/acreditação e dedique-se a vender pela internet - o mercado é muito maior, tente mesmo trabalhar o mercado internacional, especialmente o dos emigrantes.

    Dito isto, boa sorte! ;)


    Caro FD, não está a ser desmancha prazeres, está a ser realista.

    A prospecção de mercado foi feita e sim existe mercado. E também a questão da venda online está em cima da mesa, são situações que se desenvolverão em paralelo, no mesmo local.
  6.  # 10

    Já agora mais uma questão que ainda não vi respondida.

    3ª questão - Conhecem gabinetes que auxiliem em todo este processo? Zona de Braga/Grande Porto
  7.  # 11

    Boa tarde, Speedsteer,
    Quando a loja estiver aberta, posso lhe fornecer os produtos da região de Trás-os-Montes: alheiras de Mirandela, cogumelos de Mogadouro, entre muitos outros. Não perca!!! Sabrina
    • Neon
    • 4 março 2013

     # 12

    Colocado por: speedsteer3ª questão - Conhecem gabinetes que auxiliem em todo este processo? Zona de Braga/Grande Porto


    Quanto a isto eu não posso ajudar...mas pode ser que mais tarde ou mais cedo apareça ai alguem disponivel para prestar os seus serviços
  8.  # 13

    Colocado por: SabrinaBoa tarde, Speedsteer,
    Quando a loja estiver aberta, posso lhe fornecer os produtos da região de Trás-os-Montes: alheiras de Mirandela, cogumelos de Mogadouro, entre muitos outros. Não perca!!! Sabrina


    Agradeço a disponibilidade.

    Pode enviar contacto por MP, pode ser que comece já a tratar de possiveis fornecimentos.

    Obrigada
  9.  # 14

    Enviei mp.
  10.  # 15

    Tente saber se existem financiamentos para abertura deste negócio, incentivos por exemplo de fundos comunitários. Normalmente há sempre incentivos, então se estiver desempregado... e para criar postos de trabalho também costumam existir.. tente saber com empresas que fazem projectos de investimento aí na sua zona
  11.  # 16

    Speedstar, aqui na minha zona as associações empresariais têm muita informação sobre gabinetes ou empresas que fazem esses projectos, visite a associação empresarial da sua zona vai ver que eles lhe dão informações ou a ANGE, ou a AEP ou AIP... vai ver que informação não falta, até sobre medidas de finaciamento...
  12.  # 17

    Se precisar de telecomunicaçoes eu trato .
 
0.0165 seg. NEW