Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Peço desculpa desde já se já existe algum tópico com este assunto, mas na minha pesquisa não encontrei...

    Gostaria de saber como se pode conservar ou salvaguardar (não sei bem qual é o termo...) o nosso património.

    A minha questão é, além de termos escritura, projecto... tudo legalizado se nos podem vir reclamar o terreno e a casa, pois fizeram isso com um Sr. que eu conheço, ele têm um terreno têm a escritura já tê há anos e houve umas pessoas mal intencionadas que lhe queriam tirar o terreno ou sendo não estava conservado/salvaguardado... o que valeu foi terem-lhe alertado por terem visto no jornal (de papel) por isso ele foi a tempo mas se não lhe tivessem dito nada ele nem sabia e estava a correr o risco de ficar sem o terreno.

    Ah, estou a falar de um património que não têm créditos, penhoras... está limpo é mesmo residência própria.

    Espero ter-me conseguido explicar...
    Muito obrigada pela vossa atenção e se me conseguirem ajudar melhor :o)
  2.  # 2

    Colocado por: Raquel Martinho Reispor isso ele foi a tempo mas se não lhe tivessem dito nada ele nem sabia e estava a correr o risco de ficar sem o terreno.


    A tempo ia sempre... era um pouco mais complicado mas podia fazer valer o seu direito na mesma.

    O direito de propriedade (ainda) é um direito consagrado na CRP... O que lhe recomendo é que, de vez em quando, "visite" o seu património.

    Eu instaurava um processo contra o notário (ou pelo menos ameaçava-o com isso..)
  3.  # 3

    Colocado por: Raquel Martinho Reis
    Gostaria de saber como se pode conservar ou salvaguardar (não sei bem qual é o termo...) o nosso património.


    Use-o.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  4.  # 4

    E o terreno está devidamente registado em seu nome na Conservatória do
    Registo Predial? Se estiver, penso que está salvaguardado. todavia, se é seu,
    dê-lhe o lustro do seu cuidado e atenção.
    Cumps
  5.  # 5

    Boa noite,

    Muita gente julga que por ter escritura é dono de uma propriedade, mas isso pode não ser verdade. Apenas o registo na conservatória garante isso.
    Hoje em dia os registos são automáticos, mas não foi sempre assim,(ainda o é para terrenos rusticos) pelo que há muita gente que não tem a verdadeira posse daquilo que julga ser seu.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raquel Martinho Reis
  6.  # 6

    Boa noite Nuno Costa,

    "Muita gente julga que por ter escritura é dono de uma propriedade, mas isso pode não ser verdade. Apenas o registo na conservatória garante isso."

    Desde já agradeço a sua resposta, pois era mesmo essa a minha questão... temos escritura mas não sabiamos como estava na conservatória. A casa foi construída em 1980/1981 é a casa dos meus pais e como o meu pai veio ter comigo ficamos em dúvida pois acho que há pessoas que vão á "Tombla" não sei se é isto e conseguem ver os terrenos que não estão registados, aproveitando-se disso :o(

    Mas segundo o que o meu pai me disse temos tudo...mas pelo sim pelo não ele vai Conservatória para ver se realmente está tudo bem (vale mais prevenir...)


    Muito obrigada a todos... mas realmente foi o Sr. Nuno Costa que entendeu a minha questão, pois alguns de vós pensava que o "Salvagurdar" era manter arranjado, limpo...
  7.  # 7

    Bom dia Raquel,

    Não tem nada que agradecer. Já agora chamo a atenção que se a casa não estiver registada na Conservatória, terá de pagar coima ao regsitar fora de prazo, uma vez que há um prazo para regsitar após a escritura.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  8.  # 8

    Colocado por: Raquel Martinho Reisois alguns de vós pensava que o "Salvagurdar" era manter arranjado, limpo...


    Não, o que alguns de nós pensavaM era que vossemecê tinha receio de ficar sem uma propriedade através de usocapião.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
 
0.0116 seg. NEW