Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: PicaretaPois é...é preciso o consentimento de tanta gente, e na prática isto faz-se todos os dias.

Pois faz até ao dia em que um acorda mal disposto e vai dar com a lingua nos dentes ...
  2.  # 22

Mais interessante que entender a embrulhada legal a que um Dono de Obra e Profissionais se vêm obrigados a cumprir, gostava de saber o que pensa quem trabalha no meio sobre o assunto.

Fazem sentido as leis e regras ou não? As leis protegem o dono da obra de alguma coisa? Ou protegem quem? E a que preço? E quem o paga? Era melhor uma simplificação, eliminando algumas leis? Ou ainda são precisas mais?
  3.  # 23

Já agora parece-me um bocado contradição que não se possam fazer algumas coisas. Se eu tiver uma vivenda feita e a quiser remodelar, quais coisas é que posso fazer sem autorização:

Partir paredes interiores e trocar canos de águas e esgotos?
    Partir paredes interiores e trocar instalação eléctrica?
    Partir o chão e trocar o chão todo?
    Trocar as janelas todas?
    Trocar o telhado todo?
    Trocar ou instalar o equipamento de AQS?
    Rebentar com as paredes interiores e rebocar de novo e pintar?
    Pintar o exterior?
  4.  # 24

Pessoalmente sou conta a obrigatoriedade da existência do director de fiscalização e da segurança. Não tenho a menor dúvida da sua utilidade mas não acho que deva ser obrigatório. Quem quer contrata, quem não quer não contrata. É a minha opinião.
  5.  # 25

Colocado por: danobregaJá agora parece-me um bocado contradição que não se possam fazer algumas coisas. Se eu tiver uma vivenda feita e a quiser remodelar, quais coisas é que posso fazer sem autorização:

Trocar as janelas todas?
    Trocar o telhado todo?
    Pintar o exterior?

Estou numa obra em que fizemos isso tudo, menos AQS e telhado, até me apareceram cá fiscais, porque houve uma queixa de ruido, viram tudo, perceberam que a obra era "fazemos-nós-mesmos" e nunca mais cá apareceram.
  6.  # 26

Colocado por: catcatcatEstou numa obra em que fizemos isso tudo

Mas é uma obra de remodelação, certo? É que não entendo a diferença para que a adjudicação directa, para quem prefira, se torne tão difícil.

No limite pode-se entregar um projecto na câmara, que receba licença, em que "só" se constrói a estrutura, mete-se as janelas e portas exteriores, e o telhado? Depois "remodela-se". :-)
  7.  # 27

Colocado por: danobrega

Mas é uma obra de remodelação, certo?

Sim, foi remodelação total. Até escada nova teve de levar... Foi partir tudo e começar de novo.
  8.  # 28

Colocado por: danobregaJá agora parece-me um bocado contradição que não se possam fazer algumas coisas. Se eu tiver uma vivenda feita e a quiser remodelar, quais coisas é que posso fazer sem autorização:

Trocar as janelas todas?
    Trocar o telhado todo?
    Pintar o exterior?

Numa remodelação cujos trabalhos sejam isentos de licenciamento, não existe a obrigatoriedade de entregar tudo a uma empresa que tenha alvará de empreiteiro geral, pode entregar directamente estes trabalhos a qualquer empresa que tenho o alvará/titulo de registo adequado aos trabalhos em causa. Mas tem sempre que comunicar a execução desses trabalhos à câmara municipal, que depois comunica às finanças, para que o valor patrimonial seja actualizado, tal como o respectivo IMI.
    • spr
    • 4 março 2013

# 29

Bom já vi várias opiniões e já vi que há um pouco de tudo! A ideia era poder contratar um empreiteiro para me pôr a casa em pé e depois contratar os srs dos aluminios os srs da carpintaria porque eu quero pôr a casa a meu gosto e não ao gosto do arquitecto e muito menos do empreiteiro! Não acho que sejam esses trabalhos que vão interfir e serem determinantes na estrutura da casa. Mais uma vez obrigada pela vossa opinião.
    • spr
    • 4 março 2013

# 30

Vamos imaginar que num orçamento de chave na mão, atribuem um valor para a cozinha de 5 mil euros mas eu até gosto de outro material e que até é mais barato 2 mil euros! Esse valor nã vai ser retirado ao orçamento final e eu gasto os euros na mesma!
  9.  # 31

Colocado por: sprVamos imaginar que num orçamento de chave na mão, atribuem um valor para a cozinha de 5 mil euros mas eu até gosto de outro material e que até é mais barato 2 mil euros!

Você está a fazer uma grande confusão. Num orçamento chave na mão não são os empreiteiros que escolhem os materiais a aplicar, a casa é sua e você é que escolhe tudo, os empreiteiros apenas dão preço para aquilo que você escolher.

A regra é a seguinte: O spr escolhe os materiais que quer aplicar, consulta vários empreiteiros e pede orçamento chave na mão. Depois de ter os orçamentos verifica que o preço da cozinha é caro (cozinha ou outra coisa qualquer), chama todas as empresas que deram orçamento e pede-lhes para alterarem o orçamento da cozinha porque é muito caro e pede-lhes para orçamentarem a cozinha com o material que é mais barato.

PS: por acaso acho que nenhum empreiteiro geral se chateia se for o cliente a comprar a cozinha, aliás até agradece porque é melhor para o empreiteiro e para o dono de obra que seja o dono de obra a escolher e a comprar a cozinha, visto que uma cozinha tem muitos pormenores a decidir que o melhor mesmo é ser o dono de obra a comprar.
  10.  # 32

Boas
    Se entregar ao empreiteiro geral as extruturas, alvenarias, eventuais arranjos exteriores, na condição de excluir alguns trabalhos de outras especialidades, com a crise que se vive na construção civil, o empreiteiro eventualmente vai aceitar.
    Agora tem um problema de cordenação de obra, pois o empreiteiro geral na malandrice, pode entalar os seus outros empreiteiros, ou até sair da obra por algum tempo, porque o seu empreiteiro não apareceu no dia marcado, não concluiu os trabalhos no dia marcado, etc, etc, e a sua obra pode não ter mais fim.
    Quando pedir orçamentos para a construção, informe logo os empreiteiros da sua intenção, de ficar com algumas especialidades a seu cargo.
    •  
      FD
    • 4 março 2013

# 33

Isto já foi discutido muitas e muitas vezes: https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=chave+m%C3%A3o&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
    Basta ler o que já foi escrito.
    Concordam com este comentário: Picareta

0.0158 seg. NEW