Iniciar sessão ou registar-se
    • spr
    • 3 março 2013 editado

# 1

Tenho neste momento o projecto de uma casa para iniciar a construção, mas agora deparo-me com uma dúvida o que fica mais económco? Construir com chave na mão ou construir orçamento a orçamento? Conto com a vossa ajuda! Obrigada
  1.  # 2

Está a comparar situações que não são comparáveis. A 2º hipótese não é legal.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
    • spr
    • 3 março 2013

# 3

Pois estou a ver sou mesmo leiga no assunto :( pensei que podeira contratar alguma empresa para a construção da casa mas depois os acabamentos interiores (tais como chão, pinturas, loiças, alumínios) poderia ser feito por nós!

Obrigada pela sua opinião
    • jafn
    • 3 março 2013

# 4

Pois, e depois a garantia da obra, ia pedir a quem?
    E o Alvará a empresa que começar a obra, não se irá responsabilizar pelo resto dos trabalhos que quer fazer-
    • sc
    • 3 março 2013 editado

# 5

Colocado por: PicaretaEstá a comparar situações que não são comparáveis. A 2º hipótese não é legal.

Peço desculpa por me intrometer neste tópico mas estou com a mesma dúvida...
    Então o empreiteiro é que tem de fazer tudo? Se eu quiser, imaginemos por na minha casa uma cozinha de uma loja específica não posso? Ou se quiser por umas loiças diferentes numa casa de banho também não posso?
    Ou se por exemplo quiser por piso radiante e o empreiteiro não fizer este tipo de trabalho não se põe?

Obrigada também pela ajuda.
    • jafn
    • 3 março 2013

# 6

Colocado por: scSe eu quiser, imaginemos por na minha casa uma cozinha de uma loja específica não posso? Ou se quiser por umas loiças diferentes numa casa de banho também não posso?
    Ou se por exemplo quiser por piso radiante e o empreiteiro não fizer este tipo de trabalho não se põe?

Claro que pode... era o que mais faltava...
    O que se falou acima é que o SPR, queria fazer os acabamentos todos ele próprio, o que também pode, só que tem que arranjar um alvará para prosseguir com esses trabalhos legalmente e que aceite e se responsabilize pelos encargos do pessoal e eventuais problemas com inspecções de trabalho do ACT. E não é querer ganhar os € todos como diz o Dias, cada macaco no seu galho.
    • jafn
    • 3 março 2013

# 7

Colocado por: Anonimo16062021Quer com isto dizer que eu como empresa preciso de alvará para aplicar ETICS,gessos,betonilhas autonivelantes?

Não sei qual o seu interesse em criar confusão, leia mais é bem o que se falou em cima e deixe-se de tretas, já anda cá a muito tempo, parece que chegou cá hoje.
    • zeto
    • 3 março 2013

# 8

Minha opnião faça como eu duas etapas, orçamento para estrutura faça estrutura se não tiver muita pressa da casa pronta deixe a estrutura parada meio ano e depois faça outro orçamento para os acabamentos, e não se esqueça de negociar com os construtores, no meu caso só para a estrutura houve diferenças de cerca 15.000 euros uns dos outros.tb sei que alguém aqui no forum irá discordar com o que descrevi, mas tb só acredita quem quer
    Espero ter ajudado
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  2.  # 9

Colocado por: Anonimo16062021Será que alguém impede o spr de contratar empresas que possuam título de registo para lhe colocar por exemplo caixilharia,gessos,ETICS,loucas sanitárias e por ai fora?

Só o empreiteiro geral (aquele que entregou o alvará na câmara) pode contratar subempreiteiros com titulo de registo para fazer outros trabalhos na obra.
    Isto já está mais que discutido neste forum.
    Concordam com este comentário: jafn
  3.  # 10

Colocado por: zetoMinha opnião faça como eu duas etapas, orçamento para estrutura faça estrutura se não tiver muita pressa da casa pronta deixe a estrutura parada meio ano e depois faça outro orçamento para os acabamentos,

Aqui não existe problema nenhum, quando trocar de empreiteiro vai à câmara fazer o averbamento do novo empreiteiro, entrega os novos documentos do novo empreiteiro e do novo director de obra.

Só não percebo porque é que a estrutura tem que parar meio ano. Deve ser para o betão secar bem :))
    • jafn
    • 3 março 2013

# 11

Sim sr. Expert. e dou-lhe um exemplo a Câmara Municipal, vai lá à obra um fiscal da câmara e pergunta pelo alvará do construtor e depois como é? apresenta-se o certificado? pois não se pode construir sem alvará que eu saiba e o SPR não é construtor, e por isso não pode construir través de orçamentos a orçamentos com empresas com certificado. Para entrar em obra uma empresa com certificado, tem que existir na câmara um alvará responsável pela essa obra está bem assim ó quer que faça um desenho.
    • zeto
    • 3 março 2013

# 12

Colocado por: Picareta
    Só não percebo porque é que a estrutura tem que parar meio ano. Deve ser para o betão secar bem :))

Caro picareta o problema de muita gente é que dizem "não adianta deixar as estruturas algum tempo paradas"
    Acham até um absurdo
    Mas se quer que lhe diga é sempre bom deixar uma estrutura parada algum tempo
    Veja só este caso:
    Conheço uma situação em que duas familias construiram ao lado uma da outra, dois lotes ao lado um do outro
    Duas casas praticamente iguaizinhas
    Uma familia construi a casa toda pronta habitar num prazo de nem um ano
    A outra familia como não tinha muita pressa devido a estar no estrangeiro, construi só a estrutura e deixou parada um ano e tal depois fez os acabamentos
    Se o picareta for lá ver uma e outra a da primeira familia tem dezenas de rachas nas paredes por fora,por dentro,os passeios fora em toda a volta da casa rachas por todo o lado,
    A segunda familia não tem uma unica racha "a não ser a da mulher-:)"
    O construtor foi o mesmo,o material foi o mesmo,a inclinação dos lotes são iguais
    Afinal é bom ou não, deixar a obra uns tempos a dar-se a vontade???
  4.  # 13

O construtor ja compriu o seu dever,ele so foi contratado para executar a extretura da casa

Explique lá então porque é que precisa do alvará desse empreiteiro – ou de outro – para acabar a obra? Se o empreiteiro geral retirar o alvará, acha que um titular do título de registo pode acabar a obra legalmente? Pode chegar à câmara e renovar a licença de construção com o título dele?
    • jafn
    • 3 março 2013

# 14

Colocado por: Anonimo16062021
    O construtor ja compriu o seu dever,ele so foi contratado para executar a extretura da casa,para a maioria de obras em casas como alvenarias,rebocos,pinturas,carpintarias,canalizações,instalações eléctricas de baixa tensão, telecomunicações e sistemas de segurança contra incêndios o título de registo da empresa é suficiente.Neste caso o titular do título de registo pode efectuar obras até 16 600€.Para obras mais caras e com maior complexidade é preciso alvará de construção..está bem assim ó quer que faça um desenho.

Epá, mas você anda mesmo nas obras? Olhe eu ando só à 34 anos, chega-lhe?
  5.  # 15

Colocado por: Anonimo16062021
    A licença continua a mesma,ou será que não pode? eu não sei se sim,ou não:-))

A partir do momento em que o empreiteiro retira o alvará legalmente a obra não pode avançar, a câmara notifica o DO para no prazo de 30 dias apresentar novo alvará e DT caso não o faça a obre deixa de ter licença.
  6.  # 16

Pois o problema é esse. Isso que fala só é possível com o consentimento do empreiteiro geral e com o alvará dele. Concorde-se ou não, legalmente não é possível fazer uma obra por administração directa,
    Concordam com este comentário: jafn
    • jafn
    • 3 março 2013

# 17

Colocado por: Anonimo16062021Eu ainda sou novato..

sabe, se é novato ou não, eu não sei, o que sei é que quando não se sabe, ter humildade suficiente para aprender, também não fica mal a ninguém.
  7.  # 18

Colocado por: j cardosoIsso que fala só é possível com o consentimento do empreiteiro geral

E também é necessário o consentimento do director de obra. Se um director de obra não aceitar uma situação destas, informa a câmara que a partir dessa data deixa de ser o director de obra e o empreiteiro tem que contratar outro.
    Concordam com este comentário: j cardoso, jafn
  8.  # 19

E não nos esqueçamos que tem igualmente que ter a "aceitação" do DF e do CS
    Caso um deste não pactue com esta ilegalidade nada feito.
  9.  # 20

Pois é...é preciso o consentimento de tanta gente, e na prática isto faz-se todos os dias.

0.0228 seg. NEW