Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Eu arrendei uma casa no passado mês de Janeiro, o senhorio não me está a passar recibos.
    Acontece que desde o primeiro dia o portão automático da garagem está avariado, o sistema automático não funciona. O senhorio comprometeu-se a arranjá-lo nessa mesma semana mas não apareceu no dia combinado sem dar justificação, liguei-lhe passadas umas semanas e comprometeu-se a vir hoje, não apareceu novamente e não deu satisfações.
    Acontece que o portão nem sequer tem uma chave o que faz com que a minha garagem esteja sempre aberta e acessível a quem lá quiser entrar.
    A minha questão é, o que fazer nesta situação, pelos vistos o senhorio não quer manter uma boa relação nem resolver os problemas quando surgem.
    O que me aconselham a fazer? Posso arranjar e descontar na renda? Fazer pressão com o facto de ele não passar recibos?
    Outra informação que pode interessar, o mês de Janeiro e Fevereiro paguei a renda na imobiliária e só a partir deste mês é que irei começar a pagar directamente ao senhorio, acontece que nem ao trabalho se deu de me passar o NIB.
    Provavelmente virá agora arranjar o portão porque é o mês de receber a renda. Como acham que devo reagir depois de este senhor ter feito de mim um boneco desde Janeiro? A minha vontade é ir directo às finanças denunciar o contrato mas também sei que pouco posso ganhar com isso.
    Agradeço desde já a quem me possa ajudar.
  2.  # 2

boa noite.
    Fiquei com uma dúvida. Tem contrato assinado?

Relativamente à avaria, o que tem a fazer é enviar carta registada com aviso de recepção ao senhorio a informar (formalmente) da avaria e estipular um prazo para resolução do assunto. Escreva, também, que caso ele não responda à carta ou não solucione o problema dentro do prazo indicado, o andrefama irá resolver e descontará o valor do arranjo na próxima renda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrefama
  3.  # 3

Obrigado pela resposta.

Sim eu tenho um contrato de arrendamento assinado por ambas as partes. Provavelmente ele irá aparecer agora para me dar o NIB.
    Fico chateado é porque tive quase 2 meses com a garagem à mão de quem la quisesse entrar e provavelmente ele vem agora com o NIB para eu pagar e arranja o portão.
    Presumo então que, mesmo que ele não me arranje o portão, devo sempre pagar a renda dentro dos prazos e fazer então o que me disse de enviar carta registada a estipular um prazo e, caso ele não resolva, tratar eu do arranjo e descontar na próxima renda.
    Sabe-me indicar algum sítio onde exista uma carta tipo para ver como escrever a carta formal? Este é o meu primeiro arrendamento e é tudo novo para mim.
    Outra questão, neste momento o senhorio ainda não me forneceu o NIB para o pagamento, caso ele não o faça em tempo útil como posso provar que não fiz o pagamento porque não tinha os dados dele?
  4.  # 4

Colocado por: andrefamamesmo que ele não me arranje o portão, devo sempre pagar a renda dentro dos prazos

Sim, sem dúvida. Não pode descurar as suas obrigações.
    Colocado por: andrefamaSabe-me indicar algum sítio onde exista uma carta tipo para ver como escrever a carta formal?

Não há pois cada caso é um caso. Não esqueça de se identificar e identificar o senhorio.
    Colocado por: andrefamaOutra questão, neste momento o senhorio ainda não me forneceu o NIB para o pagamento, caso ele não o faça em tempo útil como posso provar que não fiz o pagamento porque não tinha os dados dele?

Ligue-lhe a pedi-lo o mais rapidamente possível pois já é dia 4. Se ele não lho fornecer, novamente carta registada com aviso de recepção a dar prazo para lhe indicar o NIB.
    •  
      FD
    • 4 março 2013

# 5

Colocado por: bel99Se ele não lho fornecer, novamente carta registada com aviso de recepção a dar prazo para lhe indicar o NIB.

E se ele não o der, envie um cheque no valor da renda por correio registado para a morada que consta no contrato.
    Concordam com este comentário: bel99
  5.  # 6

Obrigado pelas respostas.

Hoje escrevi as cartas e enviei, quando tiver novidades venho cá. Ainda paguei 5€ pelas duas cartas nos correios. :/
  6.  # 7

Colocado por: andrefamaAinda paguei 5€ pelas duas cartas nos correios. :/

Vá.... não chore os 5€ pois podem resolver o problema...
  7.  # 8

Vá.... não chore os 5€ pois podem resolver o problema...

Espero que isso aconteça, estou a ficar traumatizado com a primeira experiência como inquilino.
    Mas receio que o senhorio vá continuar com a mesma postura de ignorar e deixar andar. Se isso acontecer, depois do prazo que lhe dei para responder, posso avançar com o arranjo do portão e no final do mês pagar só a diferença entre a renda e o arranjo? Ou tenho de o voltar a avisar por carta registada que vou fazer isso?
  8.  # 9

Colocado por: andrefamadepois do prazo que lhe dei para responder, posso avançar com o arranjo do portão e no final do mês pagar só a diferença entre a renda e o arranjo?

Sim. Se ele nada disser sim. Mas aguarde o aviso de recepção.

Colocado por: andrefamaOu tenho de o voltar a avisar por carta registada que vou fazer isso?

Não. Recebendo o aviso de recepção, assume que o senhorio foi notificado e se ele não se pronunciar dentro do prazo dado pode assumir que ele concorda com o que escreveu.
  9.  # 10

Bem, depois de enviar as cartas registadas o senhorio enviou-me hoje o NIB...por sms.
    Em relação à carta sobre as avarias não se pronunciou, vou esperar que passem os 10 dias e, caso ele não dia nada, avançar com as obras.
    Concordam com este comentário: bel99
  10.  # 11

Mais desenvolvimentos, quando ontem vou para pagar a renda vejo que o NIB enviado pelo proprietário só tinha 15 dígitos e não os 21 que deveria ter.
    Já não sei mais o que fazer, o homem não deve precisar do dinheiro. Quando a maior parte dos proprietários tem de andar atrás dos inquilinos para pagarem, no meu caso é ao contrário. :/
  11.  # 12

Talvez seja o Portugues que ganhou em França os 42milhoes no euromilhoes lol
  12.  # 13

Colocado por: de jesus mendesTalvez seja o Portugues que ganhou em França os 42milhoes no euromilhoes lol

Eheh é bem provável. E se eu lhe disser que aqui no contrato diz que o homem é natural de França?
    Já para não falar que recebi isto dele: 'Aqui vai o NIVE'. lool Não conseguia parar de rir quando li isto.
    Onde eu me vim meter...
    O que acham que devo fazer agora? O prazo para o pagamento já passou mas enviei-lhe a carta registada a pedir o NIB onde digo claramente que não tenho forma de pagar e que preciso dele em 3 dias para pagar dentro do prazo. Além de e-mails e sms também a pedir o mesmo. Devo simplesmente esperar que me envio o NIB correcto?
  13.  # 14

Boas
    Em ultimo caso deposite a renda na Caixa Geral de Depositos à ordem do senhorio, e envie-lhe cópia do comprovativo desse depósito.
    •  
      FD
    • 11 março 2013

# 15

Cheque numa carta, mais simples não há.
  14.  # 16

Bem, neste momento ainda não consegui o NIB e, por essa razão, ainda não paguei a renda.
    Sei que estou em falta mas a meu favor tenho o facto de ter enviado cartas registadas a pedir o NIB, e-mails e sms. Sei que talvez devesse ter seguido os conselhos aqui dados mas pensei que poderia resolver de forma mais simples. Acham que posso ter problemas mesmo tendo enviado carta registada com aviso de recepção ao senhorio a pedir o NIB?
    Acho que antes de avançar com as obras e descontar na próxima renda vou regularizar o mês em atraso, talvez por cheque como foi sugerido que é a via mais simples. Estive a ler sobre depositar na CGD mas isso exige alguma burocracia à qual queria fugir.
    Nunca trabalhei com cheques, os passos a seguir será então ir ao meu banco pedir um livro de cheques, passar o cheque à ordem do senhorio com o valor da renda e enviar por correio correcto? Qual é o documento que serve de comprovativo assim como paguei a renda? Esta carta tem de ser registada com aviso de recepção? Desculpem a ignorância.
    Se tenho de fazer isto todos os meses para pagar vou ter um custo mensal de 2.50€ pela carta, também não me apetece muito pagar isto todos os meses.

Agradeço mais uma vez a ajuda que me estão a dar.
  15.  # 17

Já agora gostaria que me dessem opinião em relação a outro assunto, tenho o problema do portão e com a vossa ajuda já estou esclarecido sobre a forma de o resolver.
    Além deste problema, tenho uma divisão de arrumos independente da casa onde chove literalmente lá dentro, está coberta de humidade e caruncho e é impossível ter alguma coisa nesta divisão sem que se estrague. O que faz com que o procedimento não seja igual ao do portão é o facto de a origem desta problema vir do exterior, ou seja esta divisão fica por baixo de um jardim, segundo me disseram há uma placa que possivelmente está rachada o que faz com que a água entre por essa falha. Neste caso penso ser um problema do condomínio, se o senhorio nada fizer para resolver isto como não tem feito nada nem para receber como posso agir? Não me parece que possa enviar carta e arranjar eu caso ele não responda uma vez que me parece ser um problema de condomínio, o que acham?
  16.  # 18

quanto à renda, sim, arranje cheques, passe um com o valor da renda, TIRE UMA CÓPIA, e envie em correio registado. Tudo o que enviar ao senhorio tem que ser registado e cópia para si, senão ele simplesmente pode "nunca recebi nada" no futuro.
    O "NIVE" que o senhorio lhe enviou, provavelmente é o número de conta. Se conseguir descobrir qual o banco já tem solução, mas a menos que esteja no contrato ou tenha qualquer outra pista, é tarefa inglória.

Quanto aos arrumos, se for efectivamente problema do condominio... creio que enquanto inquilino, não tem que saber ou preocupar-se com isso. Para si, há um problema com o arrendamento e à falta de vontade do senhorio em resolver a solução é voce fazer e descontar. Se seguir o mesmo procedimento dá-lhe proteção.
    A questão é que será talvez um custo das obras insuportável para "ir descontando".
    Se sabe que o senhorio não aparece nas reuniões de condomínio, tente que um dos outros condomínos leve o assunto a reunião e seja votada a resolução. Pode ter sorte, se a infiltração afetar mais alguém.....
  17.  # 19

Vou hoje mesmo fazer isso, mais uma despesa. :/
    Em relação aos cheques tive a pesquisar e parece-me que o mais indicado será um cheque cruzado e 'não à ordem', podem confirmar?
  18.  # 20

Entretanto quando me preparava para ir ao banco adquirir os cheques recebo sms do senhorio com o 'NIV'. Está quase a escrever direito.:)
    Vou fazer o pagamento e depois avançar com o arranjo do portão e descontar na próxima mensalidade.

0.0217 seg. NEW