Iniciar sessão ou registar-se
    • cgaio
    • 4 março 2013 editado

# 1

Bom dia!

Estou a reunir orçamentos de painéis solares e para já recebi 3. No entanto pareço um "burro a olhar para um palácio" e não sei mesmo comparar as opções porque não sei ao que devo estar atenta e o que significam os números. Sei que há tópicos semelhantes mas não quis "invadir" e não vi estas marcas.
    1º não veio com as especificações técnicas, mas a marca é a Intersol, conhecem? procurei na net mas não encontrei as especificações técnicas... Outra coisa que não entendi: da mesma marca, para termossifão de 200l leva 1 colector e dá para 3 pessoas, mas se for CF 200l leva 2 colectores e dá para 5 pessoas... pq? compreendo que o CF é mais eficiente, mas a quantidade de água quente que gasto do termoacumulador para tomar banho é a mesma num sistema ou noutro! esta discrepância só aparece nesta empresa.
    - mas ainda relacionado o que me confundiu é que umas empresas dizem que 200l dá no máximo para 3 pessoas e outras dizem que o consumo por pessoa é de 40l, logo, dá para 5 pessoas, afinal como é? (tendo em conta que gostaria de saber para 4pessoas)
    2º painéis marca Rigsun, mandaram as características técnicas que envio em anexo "rigsun" e procurei mais a fundo na net e encontrei as seguintes especificações mesmo no site da rigsun no anexo "rigsun tec". o que vos parece do sistema?
    3º marca unisol, com as especificações técnicas que mando no anexo "unisol". Será melhor/pior que a rigsun?? os preços são muito semelhantes para estas duas opções.

Por favor ajudem!
  1.  # 2

2.  # 3

•  
      FD
    • 4 março 2013

# 4

Colocado por: cgaiomas a marca é a Intersol, conhecem? procurei na net mas não encontrei as especificações técnicas...

Só isto já é má vibração...

Colocado por: cgaio200l dá no máximo para 3 pessoas e outras dizem que o consumo por pessoa é de 40l, logo, dá para 5 pessoas, afinal como é?

Depende. Tomam banhos de 5 minutos ou de 30 minutos?

Lamento mas, quanto ao resto não consigo responder porque não sei. :)
  3.  # 5

Vinha pedir mesmo a vossa ajuda!! precisava de mesmo de decidir esta semana (apesar de ainda estar a aguardar mais orçamentos), mas dos 3 que mencionei tinha, à partida, escolhido a Rigsun, porue toda a info estava disponível e parecia ser a mais reconhecida além de ter o rendimento superior (80%), mas agora graças a um novo tópico vi que está insolvente... e das outras duas soluções, podiam-me então dizer se a da unisolar vale alguma coisa?
    por favor elucidem-me que não percebo nada disto...
  4.  # 6

bom dia
    sendo 4 pessoas, meta pelo menos os 200 litros.
    se são gastadores de água quente, e pode investir em 300 litros, será preferivel.
    relativamente a Circulação Forçada ou Termosifão, se puder meta C.F.
    os sistemas CF ficam no interior dos edificios, abrigados do frio, e como ficam instalados na Vertical, permitem aproveitar melhor e mais quantidade de água quente.
    quanto às marcas que falou, RIGSUN é bom.... as outras vou tentar ver
    mas peça mais orçamentos... há muito por onde escolher
  5.  # 7

o sistema Unisol não me parece mau. tem 80% de rendimento; o deposito tem 60 mm de isolamento Térmico em PU injectado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cgaio
  6.  # 8

Colocado por: fernandoFerreirao sistema Unisol não me parece mau. tem 80% de rendimento; o deposito tem 60 mm de isolamento Térmico em PU injectado.

pois... mas entre este a a rigsun qual será melhor para aplicar no presente momento (tendo em conta que a rigsun conta com a 'experiência' dos anos e a outra é recente, mas que a rigsun está insolvente)
  7.  # 9

se a Unisol não lhe inspira confiança, peça outros orçamentos: Baxi; Bosch; Dedietrich; Rotex; há tantas marcas com provas dadas
  8.  # 10

Colocado por: fernandoFerreirase a Unisol não lhe inspira confiança, peça outros orçamentos: Baxi; Bosch; Dedietrich; Rotex; há tantas marcas com provas dadas

o problema é que pesquisei não por marca, mas pelas empresas que podem concorrer ao FEE e se situavam no Porto e arredores. Ainda aguardo mais 3 respostas de outras empresas, a ver se alguma trabalha com essas marcas. A unisol não é que não me inspire confiança, mas como não é "conhecida" queria saber se as tais características técnicas (perdas, resistências e tudo mais que consta no doc que anexei) eram boas, mas já respondeu que assim parecia :) obrigada

se mais alguém quiser opinar sobre o assunto agradeço!
  9.  # 11

Colocado por: cgaiomas pelas empresas que podem concorrer ao FEE

essas empresas têm de ser associadas da APISOLAR
    pesquise no site da APISOLAR
    de qualquer forma veja também noutros instaladores... pode se dar o caso de o incentivo não compensar....
    tipo sair mais barato sem incentivo do que com o incentivo.... os preços podem estar empolados.
  10.  # 12

teriam de estar muito empolados, já que o mínimo de contribuição (orçamento mais barato até agora) é 1325.40€... não me parece que conseguisse essa diferença toda em empresas não associadas, mas obrigada pela sugestão!
  11.  # 13

coincidência mandaram-me mm agr mais um orçamento. Marca Zantia Solar gold, conhecem? depois ponho aqui as características
  12.  # 14

13.  # 15

analisando as principais diferenças entre os 2 sistemas:
    -o unisol tem rendimento de 80 vs 76 da zantia,
    - mas a unisol tem mais perdas na dif dos valores (4.273/0.006) do que a zantia (3.480/0.0161)... o que importa mais: o rendimento ou as perdas?
    -a unisol tem capacidade para 1.20l e a zantia para 1.4 litros - isto é relevante?
    - a transmitância do vidro é 91 para a unisol vs 95 para a zantia - parece aind uma dif acentuada, é importante?
    -isolamento de 40mm na zantia, na unisol só diz o material, não diz espessura. 40mm é bom?
    -a temp de estagnação é bastante diferente: 234º na zantia e 199 na Unisol... o qe é isto?

peço desculpa por todas as questões, mas apesar de ser leiga quero saber o que vou escolher...
    agradeço a quem puder dar os esclarecimentos técnicos...
  14.  # 16

então?? sei que há aqui bastante gente com conhecimentos de painéis, ninguém quer dar uma ajuda????
  15.  # 17

olhe mandava-me um toque que eu lhe explicou tudo;) ou quase

vamos por partes, a duvida entre 200 litros para 4 pessoas!

-depende da maneira que toma banho, e lembre-se que agua quente também é usada para lavar louça entre outras tarefas, se tomar de duche rapido até para cinco dá, porque 200 litros não são na realidade a quantidade de agua que voce tem, é mais, um exemplo:

voce tem a agua a 70 graus no deposito, existe um válvula termostatica que por motivos de segurança só deixa entre na rede 55 graus, logo está a misturar agua para baixar a temperatura de saida, na realidade tem 350litros de agua quente.

-outra coisa muito importante nos orçamentos é:

-tipo de deposito, Vitrificado, inox304 ou inox 316
    -area de captação, não area do painel, se um painel tiver 80 de rendimento óptico com 2 m2, um de 2,5 m2 de area com 78 de rendimento aquece melhor
    -tipo de estrutura, ferro ou alumínio
    -tipo de isolamento, tem de ser UV fora da casa
    -acabamento do deposito, isolação
    -tipo de grupo hidráulico
    -etc etc

existe muito por onde escolher.
  16.  # 18

Colocado por: ins.Brunoolhe mandava-me um toque que eu lhe explicou tudo;) ou quase

vamos por partes, a duvida entre 200 litros para 4 pessoas!

-depende da maneira que toma banho, e lembre-se que agua quente também é usada para lavar louça entre outras tarefas, se tomar de duche rapido até para cinco dá, porque 200 litros não são na realidade a quantidade de agua que voce tem, é mais, um exemplo:

voce tem a agua a 70 graus no deposito, existe um válvula termostatica que por motivos de segurança só deixa entre na rede 55 graus, logo está a misturar agua para baixar a temperatura de saida, na realidade tem 350litros de agua quente.

-outra coisa muito importante nos orçamentos é:

-tipo de deposito, Vitrificado, inox304 ou inox 316
    -area de captação, não area do painel, se um painel tiver 80 de rendimento óptico com 2 m2, um de 2,5 m2 de area com 78 de rendimento aquece melhor
    -tipo de estrutura, ferro ou alumínio
    -tipo de isolamento, tem de ser UV fora da casa
    -acabamento do deposito, isolação
    -tipo de grupo hidráulico
    -etc etc

existe muito por onde escolher.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cgaio

Obrigada! dar-lhe um tok? quer dizer mensagem privada?
    a única coisa que sei esclarecer é que:
    -vamos optar pelo de 200l, ainda somos só 2 pessoas por agora e até as "crianças futuras" tomarem banho sozinhos e ao mesmo tempo que nós vai demorar alguns bons anos e agora infelizmente temos de cortar nos orçamentos, sem prescindir das soluções que queremos;
    -todas as soluções têm depósito vitrificado, ainda ninguém deu um em inox
    -a área de captação será a área de abertura?? se for na unisol e zantia é praticamente igual (1.91vs1.92), a da rigsun é que era muito maior, tinhamos já optado por este se não fosse a insolvência da empresa, é mm pena...
    -estrutura de ambos é em alumínio
    -isolamento de ambos em lã mineral/rocha, não percebi a parte de "UV fora da casa"
    -isolamento do depósito na unisolar com 60mm poliestireno injectado, na zantia diz isolamento poliest. inj também e de 100mm com revestimento em PVC a partir de 300l, mas 200l é revestido a chapa lacada e não sei a espessura... o acabamento da unisol é forro de polipropileno alcochoado desmontável
    -grupo hidráulico ST 15-6 Solar da unisol, na zantia diz Grupo solar Flowbox

quanto ao post 15, sabe-me responder às questões?

Mesmo obrigada!
  17.  # 19

o rendimento, é a percentagem de radiação absorvida, e a perdas é a radiação que se perde pelo vidro etc, vai dar tudo ao mesmo.

- se voce na instalação não instalar correctamente os paineis então vai perder rendimento mesmo que sejam bons,

os paineis são importantes, mas o resto tambem, senão esqueça os 80% de rendimento.

-regra geral o paineis devem estar virados para sul geográfico, e com inclinação certa, se fugir destes parâmetros então perde rendimento.
    - se a tubagem for mal isolada então vai perder calor pela tubagem

percebe? o rendimento é bom mas o resto tambem deve ser, eles vao instalar em telhado inclinado ou zona plana? o telhado é virado para sul? que tipo de isolamento leva os tubos? é agua de furo ou da camara? que garantias na instalação? ( devem de entregar a garantia de instalação de 6 anos, e deve ser um instalador credenciado) pode ver os instaladores em agua quente solar.pt, se não for credenciado esqueça a garantia depois, garantia do deposito? garantia do painel? são certificados? restantes acessorios garantia? o deposito é dupla serpentina? o valor ja vem com manutenção anual? se não valores? etc
  18.  # 20

é obrigatório a instalação dos paineis? é casa nova?

0.0295 seg. NEW