Iniciar sessão ou registar-se
    • Gaza
    • 7 março 2013 editado

# 1

Boa noite,

Comprei um frigorifico novo porque o que tinha avariou. Acontece que o compressor do novo frigorifico, por cada meia hora parado, trabalha cerca de 10 minutos. Contactei a assistência técnica da marca Beko (não é marca branca...) e falei com o técnico. Este disse-me que desde que refresque correctamente é perfeitamente normal, mas não fiquei convencido. Ele de facto refrigera, mas além de ser incomodativo ouvi-lo sistematicamente a funcionar, porque moro numa kitchnete (sala com ligação para a cozinha), temo que esteja a consumir mais do que o normal. Não tive ainda oportunidade de medir o consumo, mas assim que der vou medir, calcular e tentar comparar com o consumo anual declarado para o mesmo: 220 khw/ano. Se houver uma grande disparidade nos valores...ai ai! O frigorifico está colocado no sitio do anterior, com o termostato bem regulado, longe de fontes de calor, etc, etc...O que vocês acham? Será mesmo normal?
  1.  # 2

Qual é o modelo do frigorifico.
    • Gaza
    • 7 março 2013

# 3

Colocado por: ultrahipermegaQual é o modelo do frigorifico.

Modelo Dse 25022 S
    •  
      FD
    • 7 março 2013

# 4

Colocado por: GazaBeko (não é marca branca...)

O facto de não ser marca branca não quer dizer muito.
    Há electrodomésticos de marca que devem ser muito similares aos de marca branca.

Dito isto, tenho por aqui um combinado Siemens cujo compressor também faz muito barulho e tem o mesmo comportamento do seu, liga, desliga.

Se custou o que vejo pela net, até acho natural que o comportamento do mesmo seja relativamente "deselegante".
  2.  # 5

Penso que o comportamento possa ser normal. Quanto tempo é que esperava que o frigorífico ficasse sem trabalhar? Os ciclos de ligar/desligar dependem da potência da bomba de calor, da sensibilidade do termostato e do isolamento do frigorífico. Nas características técnicas diz que o ruido é de 39 Db, o que me parece bom. Por isso ou é muito sensível ao ruido, ou o frigorífico não cumpre as características técnicas.

De todo o modo, frigorífico cilver, nofrost por esse preço, não se pode esperar grande qualidade dos materiais.
    • Gaza
    • 7 março 2013

# 6

Antes de mais obrigado pelos comentários que já colocaram.

Colocado por: FDSe custou o que vejo pela net, até acho natural que o comportamento do mesmo seja relativamente "deselegante"

Permita-me que discorde, mas na minha opinião o preço nada tem a ver com um funcionamento mais ou menos ruidoso, é preciso é olhar às caracteristicas do aparelho. Até porque, tal como disse, o seu Siemens, que não deve ter sido barato, apresenta o mesmo comportamento deselegante que o meu. Além do mais, o meu anterior frigorifico era um Indesit que foi até mais barato e nos 5 anos que o tive nem dava por ele a funcionar. Independentemente da marca escrita na porta, quando o comprei comparei pormenores como as borrachas, os plásticos, dimensões(tenho espaço muito limitado) as caracteristicas de ruido e consumo etc, porque se fosse apenas pelo preço, nesse caso havia marcas mais conhecidas a custar menos 100 Euros que o meu.

Colocado por: dfserraNas características técnicas diz que o ruido é de 39 Db, o que me parece bom. Por isso ou é muito sensível ao ruido, ou o frigorífico não cumpre as características técnicas.
    De todo o modo, frigorífico cilver, nofrost por esse preço, não se pode esperar grande qualidade dos materiais.

A minha maior preocupação não é o ruido, mas sim o consumo, visto que arranca de meia em meia hora ou até menos. Ele é Silver pintado, não tem sequer a porta em Inox. Havia em loja um idêntico sem ser Silver e custava menos 30€. E quanto a ser No Frost, este não é.
  3.  # 7

O facto de ligar de meia em meia hora por sí só não diz muito quanto ao consumo, não sabemos quanto gasta a trabalhar.

O melhor nesse caso é mesmo fazer uma medição, sabendo à priori que o consumo indicado pela marca é obtido em determinadas condições e sem abrir a porta, pelo que o consumo real é sempre superior, mas permite ficar com uma ideia aproximada.
    Concordam com este comentário: Gaza
    • eu
    • 7 março 2013 editado

# 8

Se trabalhar 20 minutos por hora, isso significa 8 horas por dia. Se o compressor tiver uma potência de 200 W (não sei qual será), isso significa que gasta 1,6 KWh por dia, ou seja, cerca de 580 KWh por ano, bem acima do anunciado...
  4.  # 9

Colocado por: eu1,6 KWh

1,6kw por dia, não é 1,6kwh por dia.
    • eu
    • 7 março 2013

# 10

Colocado por: ultrahipermega1,6kw por dia, não é 1,6kwh por dia.

Não, é mesmo KWh... a energia mede-se em KWh, que resulta da potência (KW) a multiplicar pelo tempo (h).
  5.  # 11

mas você já multiplicou pelo tempo, logo deixa de ser kwh

o kwh é a medida a cada hora de funcionamento e os 1,6 é por 8 horas.

se fosse 1,6kwh por dia o frigorífico teria um consumo de 1,6x8 horas
  6.  # 12

Colocado por: ultrahipermegamas você já multiplicou pelo tempo, logo deixa de ser kwh

o kwh é a medida a cada hora de funcionamento e os 1,6 é por 8 horas.

se fosse 1,6kwh por dia o frigorífico teria um consumo de 1,6x8 horas
    :)
    ui que confusão aí vai... para uma coisa tão simples, o que o eu fez está correcto
  7.  # 13

Colocado por: ultrahipermega

1,6kw por dia, não é 1,6kwh por dia.
    O que o eu quer dizer é que no contador só do frigorifico vai somar +1,6KWh por dia.
    •  
      FD
    • 7 março 2013 editado

# 14

Colocado por: Gazamas na minha opinião o preço nada tem a ver com um funcionamento mais ou menos ruidoso

O que escrevi não foi com intenção de rebaixar a sua compra.
    Apenas quis dizer que nesse segmento de mercado é natural que não haja rentabilidade para criar e desenvolver um produto mais silencioso.
    Eu, pessoalmente, acho que na maioria das vezes o preço está directamente relacionado com a qualidade percebida.

Depois, dentro do mesmo segmento, há produtos melhores e produtos piores, mais silenciosos e menos silenciosos.

Quanto ao consumo, atenção que os dados dos fabricantes são obtidos em laboratório e em condições específicas.
    Nos carros então é uma treta pegada...
    Por acaso, seria interessante saber como é que os fabricantes chegam ao consumo anunciado nos electrodomésticos.
    É que se numa televisão basta quase estar ligada, num frigorífico parece-me que deve ser bem mais complicado chegar a uma média.
    Um frigorífico vazio consumirá menos (ou mais?) que um cheio, numa divisão a 30º consumirá mais que numa a 15º, etc.
  8.  # 15

No caso dos frigoríficos não sei. No caso das máquinas de lavar loiça está defenido uma temperatura e tempo de lavagem específico, para além de outras condições como carga cheia, temperatura de entrada, etc. Um dos programas do equipamento corresponde a essas condições. No caso da máquina de lavar loiça é um programa com temp 50 graus e tempo 140 minutos, muitos modelos designam este programa como económico. No caso da máquina de lavar roupa é um programa de algodões a 60 graus.

O problema desta abordagem é que muitas vezes, nomeadamente na máquina da roupa, usamos outros programas que não o de teste, pelo que pode-se não saber exatamente qual é o consumo, e muito menos comparar equipamentos.

No manual da minha máquina de louça está indicado para cada programa, o tempo e consumo de eletricidade e água. No caso da de roupa, tem essa indicação apenas para alguns programas.
    • Gaza
    • 26 março 2013

# 16

Boa tarde, iniciei este tópico e, tal como disse anteriormente que faria, comecei por fim a medir os consumos do frigorifico em questão. Comprei ontem um medidor daqueles de colocar na tomada e para falar a verdade ainda me estou a ambientar. O aparelho, após 24 horas de medição está a marcar 0,3 kwh de consumo medido. O que acham? Muito? Pouco? Como disse de inicio, oiço o compressor a trabalhar 10 minutos por cada 20 minutos parado. Quando não oiço barulho do compressor o medidor marca 0.0 no consumo.
  9.  # 17

o frigorifico está a gastar 300W a cada 24H, o meu gasta 110W a cada 24h mas é só frigorifico, não tem congelador.

os 300W está num valor normal.
  10.  # 18

Colocado por: GazaO aparelho, após 24 horas de medição está a marcar 0,3 kwh de consumo medido.

acho pouco... quando o compressor está em funcionamento, quanto é que aparece no consumo instantaneo?
    • Gaza
    • 26 março 2013

# 19

Colocado por: fernandoFerreira
    acho pouco... quando o compressor está em funcionamento, quanto é que aparece no consumo instantaneo?

Neste momento está ligado e a marca entre 63 e 69 Watt. O que lhe parece Fernando? Obrigado pelas respostas ;)
  11.  # 20

a mim parece-me me um consumo baixo. o meu consome 120W em funcionamento, mas é um wirlpool já com 12 anos.

0.0181 seg. NEW