Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Comprei uma casa nova (moradia) vai fazer este verão 4 anos. Na altura o construtor referiu que não iria entregar a casa pintada uma vez que iriam abrir rachas no estuque, fruto do assentamento da casa no solo. A casa foi entregue em estuque e algumas rachas já foram reparadas.
    Há algum suporte legal que obrigue o constutor a entregar a casa pintada? Como me posso posicionar face a este problema?

    Aguardo comentários, Obrigado,

    NFernandes
  2.  # 2

    Colocado por: Fernandes72Bom dia,

    Comprei uma casa nova (moradia) vai fazer este verão 4 anos. Na altura o construtor referiu que não iria entregar a casa pintada uma vez que iriam abrir rachas no estuque, fruto do assentamento da casa no solo. A casa foi entregue em estuque e algumas rachas já foram reparadas.
    Há algum suporte legal que obrigue o constutor a entregar a casa pintada? Como me posso posicionar face a este problema?

    Aguardo comentários, Obrigado,

    NFernandes


    ??? Deixe ver se eu percebi, o construtor não lhe pintou a casa porque apareceriam rachas?
    Mas não pintou nem exterior nem interior?
    E agora passados 4 anos a casa continua sem estar pintada?

    um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  3.  # 3

    Obrigado pela pronta resposta
    Estou a referir-me ao interior :-)

    Abraço,
  4.  # 4

    Tem Licença de utilização da Casa????
    É que normalmente as Câmara não emitem as licenças enquanto a casa não está totalmente terminada....
    É muito estranho.
    E compra uma casa por acabar, deve de confiar muito no construtor!!!!
  5.  # 5

    Tenho licença de utilização da casa.
    •  
      FD
    • 19 janeiro 2009

     # 6

    Isto até acho que é muito comum... alguém da minha família também comprou uma casa assim, por pintar. Se depois foi ou não pintada já não me lembro.

    O construtor está-se a recusar a pintar a casa?
  6.  # 7

    Está a tentar protelar. Já todos sabemos como vai acabar.
  7.  # 8

    Voçê aceitaria comprar um carro sem pintura só pk o vendedor lhe diz que não pintava pk o sol ia queimar a pintura?
    Obrigue lá o seu construtor a pintar a casa e não se esqueça que para a pintura o prazo de garantia de 5 anos só começa a contar agora.
    Muito embora eu não acredite que ele concorde com isso.
  8.  # 9

    SIm esses argumentos são interessantes e agradeço, mas há alguma legislação que o obrigue a entregar a casa pintada?

    O prazo de pintura é de 10 anos? Porque é que só começa a contar agora?

    Obr,
    •  
      FD
    • 19 janeiro 2009 editado

     # 10

    Se essa "especificidade" não ficou registada em nenhum lado (contractos, etc.), havendo testemunhas, só em tribunal é que poderá dizer que houve um incumprimento no acordado.
    Isto, se o construtor não mudar de ideias em tribunal e não se lembrar de alguma vez o ter dito.

    Mas, que eu saiba, não existe nenhuma lei que diga claramente que uma casa só pode ser vendida se estiver pintada ou que o construtor é obrigado a pintá-la se for entregue sem ser pintada.

    Ou seja, se ele disser que nunca lhe disse isso, é a sua palavra contra a dele. Tente fazer pressão de outras formas, seja criativo.
    Boa sorte!

    Lembrei-me agora: por acaso recebeu a FTH (Ficha Técnica de Habitação) quando fez a escritura? Se sim, deverá lá vir mencionado se as paredes são ou não pintadas. Se lá disser que são pintadas, já ganhou!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernandes72
  9.  # 11

    Obrigado, vou ver a ficha técnica.
  10.  # 12

    Colocado por: Fernandes72Obrigado pela pronta resposta
    Estou a referir-me ao interior :-)

    Abraço,


    Ele que pinte mas é a casa... desde que esteja contratualizado entre vocês os dois... o 31 de boca nada lhe vale. Uma curiosidade Fernandes, você já está a habitar a casa desde que a comprou ou ainda não se mudou? A questão das "rachas" normalmente só deviam de aparecer nos primeiros anos após a construção, pelo que essa desculpa já deveria estar mais que gasta.

    um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernandes72
  11.  # 13

    Já habito há 4 anos desde que fiz escritura. As rachas apareceram ao fim de 2 anos e meio e já foram tapadas na sua maioria ou pelo menos as mais graves.

    Obr
  12.  # 14

    Caro Fernandes72,
    Aparecerem rachas ao fim de 2,5 anos não é lá muito bom sinal.
    Para dizer a verdade, (se o cálculo das fundações e o assentamento de alvenaria tivessem sido realizados de maneira correcta) nem deveriam aparecer no primeiro ano, mas enfim...

    "Antigamente", isto é, quando eu comecei a trabalhar não era invulgar só se pintar o interior da casa 1 ou 2 anos após ela estar pronta (e habitada). Entregavam-se as casas em estuque. Imaculadamente branco, mas em estuque.
    Mas isso devia-se ao facto de, durante esse período, aparecerem múltiplas pequenas rachas devido à «retracção» (secagem) do estuque tradicional. O estuque que hoje em dia se utiliza é feito em fábrica e quase não apresenta retracção...

    Por outro lado, é bom sinal terem ido reparar a maioria das rachas que entretanto apareceram. Se teve confiança na empresa até agora, facilite-lhes a vida (é sempre uma chatice - para os moradores e para quem executa o trabalho - pintar uma casa habitada).~

    Luís K W
    PS: no próximo fim de semana vou pintar o estuque dos corredor e escada de acesso a uns escritórios num 1.º andar. Este acesso tem um lambrim em tinta kerapas e a restante parede e tecto estão em estuque que... nunca foram pintados. O prédio tem licença de utilização desde cerca de 1990.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernandes72
    • naar
    • 18 novembro 2009

     # 15

    Olha!

    Outro tópico já antigo com outra resposta igual a outros que já li, e todos seguidos!

    Será pura coincidência?
 
0.0230 seg. NEW