Iniciar sessão ou registar-se
    • Vladis
    • 7 março 2013 editado

# 1

Boa noite,

Ontem chegaram os "homens do pladur" para mais uma fase da remodelação da minha casa. Antes tínhamos feito uma placa de betonilha separando os 2 pisos da casa (muito antiga) e resolvemos que, em vez de paredes interiores totalmente em pladur, seriam em tijolo revestido com pladur hidrofugo aplicado sobre calhas de cerca de 1,5 cm de espessura. Num só dia aplicaram as ditas calhas em quase todo o primeiro piso. Abaixo deixo uma foto tirada ontem ao fim da tarde. Hoje, fui à obra e tudo já estava coberto com as tais placas de gesso cartonado. Óptimo, digo eu. Andam rápido. Mas logo me aproximo de uma dessas paredes, dou-lha uma pequena palmada e fico desiludido. Soa, como hei-de dizer?, a choco. Nalgumas partes parece-me que sinto uma ressonância "metálica" como se as calhas metálicas (agora não as vejo) não estivessem perfeitamente acopladas à parede de tijolo. Chamo o encarregado e ele diz-me que é assim mesmo. Digo-lhe que num andar em que antes vivi cheguei a aplicar um suporte para um LCD de 42 polegadas e, embora "sentisse" que a parede era uma placa assente sobre calhas, não tinha o toque nm o som que agora sentia. Ripostou que depois de aplicado o tecto, as massas, etc, ficaria muito melhor e que já não teria a sensação que lhe descrevia ... Cheguei a falar em abrir furos no pladur e injectar espuma de poliuretano aqui e ali para a placa ter uma base de assentamento e não vibrar tanto quando lhe dou uma palmada. Nem pensar, diz ele - perde o isolamento do ar e existe o risco de a espuma empurrar a placa para fora. Bem, estou bastante indeciso. Apetece-me chegar à obra amanhã pela manhã e mandar parar tudo. Sabia o que era uma parede em gesso cartonado mas, de facto, tive uma desilusão quando examinei a montagem hoje. Será que estou a ser exagerado na minha apreciação ou será que haverá alguma falha na aplicação?

Grato de antemão por qualquer comentário que queiram colocar, Vladis
  1.  # 2

Para minimizar o som a oco e aumentar a resistência, é aplicar outra camada de placa de gesso por cima :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vladis
    • eu
    • 7 março 2013

# 3

Mas você costuma andar às palmadas às paredes ? Esqueça isso...
  2.  # 4

Boa noite,

Não sei porquê a imagem não ficou no tópico. Vou tentar de novo.

Cumprimentos, Vladis
      20130306_154537.jpg
  3.  # 5

Boas
    Eu pessoalmente que não percebo nada do assunto, teria mandado colar diretamente o pladur na alvenaria, talvez poupasse algum dinheiro e evitaria essas vibrações das calhas, pois se a parede não estiver aprumada as calhas ficam em vão provocando as vibrações que diz sentir.
  4.  # 6

Se fez paredes em tijolo deveria ter feito o revestimento com estuque projectado, que ficava melhor e mais barato.

Colocado por: VladisApetece-me chegar à obra amanhã pela manhã e mandar parar tudo.

Porquê, não estão a fazer o que estava previsto? O que é que fizeram mal?
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 7

Boas,

boa noite
    •  
      alv
    • 8 março 2013 editado

# 8

Vivam!
    Alguns disparates, um pormenor curioso, ainda que correndo o risco de me repetir, cá vão alguns comentários que hão-de provir a alguém:
    Comecemos pelo revestimento de paredes própriamente dito. Esta técnica faz sentido quando se trata de revestir, por qualquer motivo uma parede existente ou uma parede exterior. Agora executar divisões executando uma parede de alvenaria para depois revestir é disparate, porque o preço das duas faces de revestimento paga uma divisória com características técnicas incomparávelmente superiores.
    Depois vem a fixação que aqui vemos nas fotos, em que para além de só haver fixações de 60 em 60cm, para aproveitar a junta dos tijolos, distancia quando o máximo deveria ser de 30 ou 40cm; Segue-se a fixação simétrica, outro disparate, uma vez que as fixações em mestras têm de obrigatoriamente ser assimétricas para evitar tensões internas nos perfis.
    Como única coisa que posso valorar nas fotos que posta é o facto dos perfis estarem afastados de 40cm, o que é raro de ver em "instaladores daqueles que já fizeram milhares de metros"; Nem tudo pode ser mau.
    Bom como costumo, sempre que posso, para que não fiquem apenas as criticas, soluções: A única plausível que vejo´conforme já lhe sugeriram é e colocação de uma segunda placa, e aí sim ficaria bem servido. Tudo o resto é invenção, e no mínimo, também como já lhe foi sugerido...deixe lá isso!
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 8 março 2013 editado

# 9

Vivam!
    Colocado por: CarapinhaBoas,

Aparentemente a estrutura está bem aplicada,

Está? Não está! a única coisa de bom é que o afastamento é de 40cm, o resto está mal, revelando que o instalador não é profissional, ou sendo, não sabe que o não é!

falta entre as calhas isolamento quer acústico quer térmico

Só se colocasse qualquer coisa do tipo tripolux, ainda assim não é normal, mas enfim já vi de tudo...

deitadas ficam melhores.

Ficam? Não ficam! A única forma, a forma correcta para aplicar placas em qualquer tipo de parede é na vertical, paralela à estrutura , revelando que o comentador não está informado, ou julgando que está, não sabe que o não está!

.... mas não sei. boa sorte

Já sentia falta disto. "Fassam" parte
  6.  # 10

Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Carapinha
    •  
      alv
    • 8 março 2013

# 11

Vivam!
    Reparem que esse vídeo é um revestimento de uma parede pare reforço acústico. É feito pela Pladur, mas ainda assim embora tenham deitado a primeira camada de placa coisa que não concordo, por muitos motivos, alguns dos quais já aqui escrevi a segunda camada, a visível é colocada na vertical, correctamente. Mais, se observarem bem, há mais coisas que não devem ser feitas como exemplificado, mas isso já começo a entrar na zona da picuínhice de quem além de executante também estuda o assunto de forma académica.
    Embora estes vídeos sejam feitos pelas marcas, uma análise mais critica, tem muito que dizer pois também contêm erros, muitas vezes contrariando as próprias instruções escritas e certificadas.
    O que importa é que no geral apliquem daquela forma e se for apenas com uma camada de placa, então sempre paralelamente aos perfis, em parede, porque em tectos é exactamente o contrário e aí as placas são aplicadas perpendicularmente aos perfis.
    "Fassam" parte.
  7.  # 12

Quais são essas tais coisas "picuínhice" que fala?

Não se consegue efectuar uma parede daquele genero sem aquele reforço que eles colocam nos perfis verticais? isto é, o perfil vertical ficar aparafusado apenas na calha do chão e na calha do tecto?
    •  
      alv
    • 8 março 2013

# 13

Vivam!
    Algumas: Fazer um isolamento acústico e depois abrir buracos para caixas de aparelhagem, só se de todo não puder ser evitado! A utilização de reforços como os indicados, embora correctamente executados pois estavam isolado com material resiliente, ainda assim são de evitar, assim como a fixação dos perfis de arranque que se possível deveriam ficar soltos como os restantes. Depois algumas chamadas de atenção, como o facto de os perfis ficarem completamente soltos e mais curtos cerca de 1 cm, isto para não falar que num trabalho semelhante além da manta de lã de vidro entre os perfis, correctamente instalada, com medidas de protecção em que faltaram apenas os óculos( esta é para o mete nojo) eu aplicaria um painel de maior densidade na primeira camada, isto é na camada por trás dos perfis. A selagem além de no fundo, deveria ser em toda a volta, ou melhor, como faço é utilizar a tela de material resiliente mais grossa que os perfis, isto nas laterais e no tecto, e depois de aplicadas as placas contra essa tela será cortado o excedente.
    Como vê são mariquices, mas fazem a diferença, acredite(m).
    Mais haveria mas estas são as mais relevantes e a partir daqui é mesmo sexo dos anjos.
    "Fassam" parte.
  8.  # 14

Muito interessante o pormenor onde você vai, um profissional do assunto tem de ser assim :).

Você ganhava mais "clientes" por assim dizer se além dessa sabedoria toda que demonstra também tivesse um tópico seu, dos seus trabalhos, fotos para o pessoal ver.
    Pode-se pensar que o segredo é a alma do negócio, mas como vê você até "discorda" de alguns pontos de instalação da própria marca, e isso revela, se não for outra coisa, experiência, porque ou já passou por essas situações ou estudou antes e resolve-as desde início.

O que eu quero dizer, é que você mesmo a colocar fotos, ninguém vai ficar a ser o melhor instalador do mundo só por causa da visualização das mesmas :).

Eu era um dos utilizadores que estaria "batido" nesse tópico.

Força:)

Abraços
  9.  # 15

Colocado por: lfvmagalhaesMuito interessante o pormenor onde você vai, um profissional do assunto tem de ser assim :).

Você ganhava mais "clientes" por assim dizer se além dessa sabedoria toda que demonstra também tivesse um tópico seu, dos seus trabalhos, fotos para o pessoal ver.
    Pode-se pensar que o segredo é a alma do negócio, mas como vê você até "discorda" de alguns pontos de instalação da própria marca, e isso revela, se não for outra coisa, experiência, porque ou já passou por essas situações ou estudou antes e resolve-as desde início.

O que eu quero dizer, é que você mesmo a colocar fotos, ninguém vai ficar a ser o melhor instalador do mundo só por causa da visualização das mesmas :).

Eu era um dos utilizadores que estaria "batido" nesse tópico.

Força:)

Abraços

E eu era outro :D
    •  
      alv
    • 8 março 2013

# 16

Vivam!
    Mas quer mais do que anda para aí?
    Por aqui mesmo há um só de instalação, onde as fotos é só pedir, se eu tiver, depois tem o site da minha empresa que tem tudo, e se faltar ainda tem a Wikipédia, que até tem alguma piada quando me aparecem trabalhos feitos com textos transcritos que eu próprio escrevo. Coisas do copy paste!
    "Fassam" parte.
    • dato
    • 8 março 2013

# 17

Colocado por: alvVivam!
    Mas quer mais do que anda para aí?
    Por aqui mesmo há um só de instalação, onde as fotos é só pedir, se eu tiver, depois tem o site da minha empresa que tem tudo, e se faltar ainda tem a Wikipédia, que até tem alguma piada quando me aparecem trabalhos feitos com textos transcritos que eu próprio escrevo. Coisas do copy paste!
    "Fassam" parte.

o alv, é um gajo à maneira:) já ajudou aqui alguns users q "n sabiam puto" de "pladur", a fazerem trabalhos de fazer inveja a profissionais!!

sempre pronto a ajudar sem segundas intenções!!
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 18

Não digo o contrário, aliás até disse o mesmo.

Só estava a dizer era ele fazer um pouco de publicidade dele, com as fotos, porque o pessoal gosta de umas fotos e tal, é certo que tem no site dele e tudo mais, mas foi só uma sugestão.

:) Abraço
    • dato
    • 8 março 2013

# 19

Colocado por: lfvmagalhaesNão digo o contrário, aliás até disse o mesmo.

Só estava a dizer era ele fazer um pouco de publicidade dele, com as fotos, porque o pessoal gosta de umas fotos e tal, é certo que tem no site dele e tudo mais, mas foi só uma sugestão.

sim, eu percebi
  11.  # 20

Colocado por: lfvmagalhaesNão digo o contrário, aliás até disse o mesmo.

também percebo, como fazia o trolha

0.0236 seg. NEW