Iniciar sessão ou registar-se
    • shc
    • 3 março 2015

# 461

o que a lei diz é que mesmo assinando não são válidas, isto pela explicação que me deram, mas em Portugal a lei vale o que vale
    • shc
    • 3 março 2015

# 462

Por lei, nem o stand nem o comprador podem assinar contratos que anulem qualquer garantia e, mesmo que reduzida, só pode ser reduzida até 1 ano por mútuo acordo. Mesmo que o stand e cliente acordem diminuir a garantia para 6 meses ou até vender sem garantia, isso tudo é ilegal, logo é nulo, mesmo que o cliente assine um contrato com isso escrito! Esses standes que mostram 2 ou 3 preços com garantia, sem garantia, ou com garantia de 2 anos ou de 1 ano, isso tudo é ilegal!
    Por lei, têm de ter escrito em todas as viaturas o seguinte:

Marca e modelo
    Data da 1ª matrícula
    Número de proprietários
    Preço (com garantia total de 2 anos)

É ilegal um stand apresentar vários preços com várias "hipóteses" de negócio (tipo, com 1 ou 2 anos de garantia, ou fazerem descontos se venderem sem garantia). Apenas viaturas com preços para 2 anos de garantia total são válidos, podendo a garantia ser reduzida, mas nunca para menos de 1 ano e não pode haver limite de quilómetros ou outro limite qualquer!
    A única maneira de uma viatura poder ser vendida sem qualquer tipo de garantia, é se for vendida sem factura, ou seja, entre particulares!
    Perante a lei, um veículo usado a ser vendido num stand, é o mesmo que estar a ser vendido como um novo!

É claro que, para fazer valer a lei, terás de ir a tribunal! Ou então, pode ser resolvido pelo Centro de Arbitragem do Secctor Automóvel, mas neste caso é preciso que ambas as partes estejam de acordo!

Tirado de um forum
  1.  # 463

Eu não me fiz explicar bem, tem razão. Tanto quanto eu sei, a lei não especifica exclusões da garantia de bens móveis, apenas especifica prazos que pode ser reduzido de 2 anos para 1 ano em caso de automóveis usados. O que os stand's fazem é aproveitar o buraco na lei para fazerem cláusulas de modo a limitar a garantia apenas a essas peças e o cliente assina a concordar. Mas se reparar, os stand's de usados só dão garantia que cobre motor e caixa, se quer mais tem de pagar.
  2.  # 464

Colocado por: BricoleiroEu não me fiz explicar bem, tem razão. Tanto quanto eu sei, a lei não especifica exclusões da garantia de bens móveis, apenas especifica prazos que pode ser reduzido de 2 anos para 1 ano em caso de automóveis usados. O que os stand's fazem é aproveitar o buraco na lei para fazerem cláusulas de modo a limitar a garantia apenas a essas peças e o cliente assina a concordar. Mas se reparar, os stand's de usados só dão garantia que cobre motor e caixa, se quer mais tem de pagar.
    não é bem assim todos os componentes que são anexados ao motor e caixa e que sejam precisos para o bom funcionamento do motor e caixa tambem estão abrangidos pela lei na garantia ...

tive este decreto nas mãos quando precisei tocar um alternador ... em que por ser material eléctrico disseram logo que não trocavam , mas acabaram por trocar e foi um usado por um usado mas bom ...

se o encontrar o decreto que penso já ter colocado aqui uma vez eu volto a colocar ...
    •  
      FD
    • 3 março 2015

# 465

É pena um carro com 15 anos já ter que ir para a sucata...
    Eu tenho um com 16 anos e ainda ali anda e deve andar durante algum tempo.
    Claro, não é Fiat. :P
  3.  # 466

Colocado por: FDÉ pena um carro com 15 anos já ter que ir para a sucata...
    Eu tenho um com 16 anos e ainda ali anda e deve andar durante algum tempo.
    Claro, não é Fiat. :P

Os anos só interessam para 2 coisas:
    - Para atribuir valor comercial em caso de compra/venda
    - Para os seguros se valerem das perdas totais

O que interessa é os kms feitos e o estado de conservação.
  4.  # 467

Eu já vou no segundo FIAT, o primeiro que tive, um Punto de 1999, troquei por um comercial a gasóleo em 2005, 150.000 kms feitos e foi só meter gasolina, óleo e demais componentes de desgaste (pastilhas travão, pneus e kit distribuição aos 80.000) zero problemas. O segundo FIAT faz 10 anos no próximo mês e está actualmente com 140.000, o prejuízo tem sido o mesmo do primeiro à excepção de ter levado um botão do elevador de vidros do condutor (17 euros original). O modelo é uma FIAT Strada 1.9 jtd. não é dos carros mais económicos, mas nunca me deixou apeado. O meu próximo será sem duvida FIAT.
    À parte disso, já cá passaram dois Citroën por casa (Saxo e C4 Grand Picasso) e são ambos muito sensíveis à humidade. O Saxo tinha infiltrações pelo tejadilho, pela mala, pelo chão (?!), mas era muito poupado. Quanto à C4, que ainda a temos, de vez em quando acende as luzes todas no painel de instrumentos que até parece Natal. "Reinicia-se" à boa maneira do "Windows" e o problema desaparece por uns dias...
    •  
      FD
    • 3 março 2015

# 468

Colocado por: BricoleiroO que interessa é os kms feitos e o estado de conservação.

Então, 10.000km feitos num caminho de cabras e feitos numa auto estrada são iguais? :P
  5.  # 469

Colocado por: FD
    Então, 10.000km feitos num caminho de cabras e feitos numa auto estrada são iguais? :P

Isto está incluído no estado de conservação.
    •  
      FD
    • 3 março 2015 editado

# 470

Então para que é que servem os quilómetros?

Estou só a meter-me consigo. :)
    Eu percebo o que quer dizer mas, eu acho que os anos também são importantes.
  6.  # 471

Se for uma pick up ou um jipe ninguém está à espera que os kms sejam feitos em AE assim como se for um Passat não estão à espera que sejam feitos nas dunas, mesmo se forem quem vir o carro com olhos de ver dá por isso, chama-se uso inapropriado e mau estado de conservação.
  7.  # 472

Colocado por: FDEntão para que é que servem os quilómetros?

Estou só a meter-me consigo. :)
    Eu percebo o que quer dizer mas, eu acho que os anos também são importantes.

Parte-se do princípio que quantos mais kms mais desgaste, mas o ideal é saber um pouco do condutor, da forma de condução e do historial do carro, um usado é sempre uma rifa! :)
  8.  # 473

Colocado por: BricoleiroSe for uma pick up ou um jipe ninguém está à espera que os kms sejam feitos em AE assim como se for um Passat não estão à espera que sejam feitos nas dunas, mesmo se forem quem vir o carro com olhos de ver dá por isso, chama-se uso inapropriado e mau estado de conservação.
    em que classe que coloca os carros de vendedores ambulantes , KM ou idade ???? tipo padeiro entregador de pizzas ...
    •  
      FD
    • 3 março 2015

# 474

Colocado por: Bricoleiroum usado é sempre uma rifa! :)

Desde que não seja um Fiat - nesse caso já se sabe que a rifa nunca tem prémio.

Pronto, vou parar, já chega. :D
  9.  # 475

Colocado por: rafaelisidoroem que classe que coloca os carros de vendedores ambulantes , KM ou idade ???? tipo padeiro entregador de pizzas ...

Na classe de carros a não comprar!
    •  
      FD
    • 3 março 2015

# 476

O carro usado ideal a comprar é que seja de uma velhinha que só vai à missa com ele.
    Estilo este:

10.  # 477

A Merkel também tinha um igual a esse LOL
  11.  # 478

Colocado por: FDDesde que não seja um Fiat - nesse caso já se sabe que a rifa nunca tem prémio.

A fama foi à custa de alguma coisa... são carros com materiais de desgaste prematuro face aos alemães.
  12.  # 479

Colocado por: Bricoleiro

Na classe de carros a não comprar!
    é alguns são novos , poucos km e motores todos super estragados ... trabalham horas e horas parados .
  13.  # 480

Colocado por: Bricoleiro

A fama foi à custa de alguma coisa... são carros com materiais de desgaste prematuro face aos alemães.

isso é relativo... e claro... não estou a defender o FIAT... mas posso dizer que a minha irma tem um citroen saxo diesel de 2000 e ate agora além de oleo e filtros... nunca levou mais nada... está para durar!!!

0.0921 seg. NEW