Iniciar sessão ou registar-se
    • acmd
    • 9 março 2013

     # 1

    A minha mãe é proprietária de duas habitações uma ao lado da outra, separadas por um pequeno pátio. Nas traseiras existiram em tempos ums anexos (currais) que ela decidiu demolir e construir novos anexos no lugar desses, acrescentando porém um piso. Não fez projecto nem informou a Câmara.
    Nas traseiras existem apenas quintais de vizinhos, que já a ameaçaram com denúncias.
    Não nos importamos com possíveis coimas, o que nos interessa é manter os anexos (não ter de demolir) pois dão-nos jeito para estender roupa e armazenar coisas para as quais não há espaço na casa de habitação.
    Nunca recebemos qualquer contacto da Câmara a propósito. Neste momento temos meios para investir no acabamento desta construção (colocação de mosaico, portas e janelas), com o objectivo de resguardar da chuva e de terceiros os bens que lá guardamos e receamos que o vírus da inveja se apodere dos nossos vizinhos e que estes nos tentem prejudicar.

    As questões que tenho são as seguintes:
    - é possível manter os anexos com estas características sem ter de demolir ou alterar?
    - será possível legalizar?
    - será preferível abordar a Câmara ou esperar por uma denúncia/fiscalização? (se bem que eu acredito que denúncias já deve ter havido bastantes nos últimos 10 anos, a razão pela qual a Câmara não nos abordou até agora é que eu não sei)
    - faz alguma diferença se instalarmos uma máquina de lavar nos anexos (ligada ao saneamento e canalização da casa de habitação)?

    Grata desde já por todas as respostas que visem ajudar a encontrar solução.

    Cmpts,

    Ana
  1.  # 2

    - é possível manter os anexos com estas características sem ter de demolir ou alterar?
    Isso só consultando o PDM ou o plano em vigor para a zona onde os mesmos se inserem

    - será possível legalizar?
    Idem

    - será preferível abordar a Câmara ou esperar por uma denúncia/fiscalização? (se bem que eu acredito que denúncias já deve ter havido bastantes nos últimos 10 anos, a razão pela qual a Câmara não nos abordou até agora é que eu não sei)
    A razão pela qual ainda não foram abordados prende-se com o facto de que até agora as queixas que porventura possam ter havida não foram queixas formais. Se tivessem sido a câmara era obrigada a actuar.
    Até agora as câmaras tem deixado andar e pelo menos até às eleições acredito que continuem a manos que haja um queixoso que và à câmara pedir satisfações

    - faz alguma diferença se instalarmos uma máquina de lavar nos anexos (ligada ao saneamento e canalização da casa de habitação)?
    Não! O problema maior está no facto de amanhã poder ter que demolir os anexos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acmd
  2.  # 3

    Na republica das bananas constri-se tudo e é a grande!
    O problema das cidades é o des-ordenamento e as potencialidades criminosas dos cidadãos, que sabem viver em sociedade, projedicando todo e todos, no entanto acho que ninguem lhe vai fazer nada, nem têm que fazer, você não quer saber das multas, faça lá um arranha ceus, meta no google maps, e com o papel das multas forre as paredes.
    Quanto a maquina de lavar, para quê esgotos, mande diretamente para os terrenos dos visinhos.
    Procure um psicologo, um padre, se não resolver, procure um corandeiro.
    Nunca diga mal deste pais, pois você colabora com o pior que cá existe!!!
    • acmd
    • 9 março 2013

     # 4

    Colocado por: celorico2Na republica das bananas constri-se tudo e é a grande!
    O problema das cidades é o des-ordenamento e as potencialidades criminosas dos cidadãos, que sabem viver em sociedade, projedicando todo e todos, no entanto acho que ninguem lhe vai fazer nada, nem têm que fazer, você não quer saber das multas, faça lá um arranha ceus, meta no google maps, e com o papel das multas forre as paredes.
    Quanto a maquina de lavar, para quê esgotos, mande diretamente para os terrenos dos visinhos.
    Procure um psicologo, um padre, se não resolver, procure um corandeiro.
    Nunca diga mal deste pais, pois você colabora com o pior que cá existe!!!


    Oh Celorico, se não tem nada de construtivo para dizer, talvez seja melhor ir espalhar o seu veneno para outro lado. Eu não construí nada, só estou a tentar resolver um problema que começou antes de eu ter idade para votar.
  3.  # 5

    acmd

    diriga-se a um gabinete de projectos HONESTO ai da sua zona e eles tratam-lhe de resolver isso.
    á partida não terá que demolir nada, apenas terá que apresentar uma projecto de alterações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acmd
  4.  # 6

    Marco1
    Não nos podemos esquecer que segundo o acmd os anexos tem dois pisos.
    A maioria dos regulamentos não contempla anexos com 2 pisos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acmd
    • acmd
    • 9 março 2013

     # 7

    Colocado por: zedasilvaMarco1
    Não nos podemos esquecer que segundo o acmd os anexos tem dois pisos.
    A maioria dos regulamentos não contempla anexos com 2 pisos


    Pequena nota: Nos anexos antigos (currais) que foram demolidos já existia um pequeno sótão. Actualmente parte da construção conta com umas àguas furtadas e na outra parte é mais alta.
  5.  # 8

    Os anexos antigos estavam licenciados?
    Os anexos novos aumentaram em área ou em altura em relação aos anteriores?
    • acmd
    • 9 março 2013

     # 9

    Os anexos antigos estavam licenciados?
    Vou tentar saber
    Os anexos novos aumentaram em área ou em altura em relação aos anteriores?
    apenas em altura (numa das partes até bastante, parece o primeiro andar de uma casa). Não sei se é relevante para o caso, mas apesar das dimensões serem claramente diferentes das da construção original (em altura), não confrontam a via pública: situam-se nas traseiras de 2 habitações e do lado de trás confrontam apenas com as traseiras de casas dos vizinhos e respectivos quintais. A construção não chama à atenção, apesar de poder ser vislumbrada da via pública.
  6.  # 10

    Terá que verificar se quer as novas áreas quer a altura ultrapassa o definido nos regulamentos em vigor para essa zona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acmd
  7.  # 11

    eu vou dar a minha experiência !
    a minha sogra não tinha licença de habitabilidade e logo como são dois andares e queríamos alugar o de cima com os papeis pedimos uma vistoria a câmara!passado uma semana eles chegam la e mesmo antes de entrarem dizem:
    -Ela esse telheiro que esta ai atrás junto com esses anexos não consta no projecto.
    e eu pensei logo bom já esta tudo cozido!bom resumindo eles continuaram toda a visita e avisaram-me que depois ia receber um papel a dizer o que estava mal!passados 15 dias recebo uma carta a dizer que teria que deitar tudo abaixo porque passava dos 2 metros de altura ou senão teria que pagar uma multa enorme e se não deita-se abaixo eles próprios deitavam tudo e mandavam a conta tendo prazo de um mês para dar resposta!eu chamei um construtor deitei abaixo praticamente tudo só ficou dois arrumos,chamei-os outra-vez e passou!também só sei que quando visitaram a minha casa reparam que a vizinha tinha uma casa a mais no quintal e pondo as mãos na cabeça e depois de muitos ipa ipa perguntaram-me se queria fazer queixa e eu disse que não!mas no seu caso penso que os seus vizinhos não vão dizer que não e depois vai doer essa falta de comunicação com os seus vizinhos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acmd
    • acmd
    • 10 março 2013 editado

     # 12

    Colocado por: ramos1999eu vou dar a minha experiência !
    a minha sogra não tinha licença de habitabilidade e logo como são dois andares e queríamos alugar o de cima com os papeis pedimos uma vistoria a câmara!passado uma semana eles chegam la e mesmo antes de entrarem dizem:
    -Ela esse telheiro que esta ai atrás junto com esses anexos não consta no projecto.
    e eu pensei logo bom já esta tudo cozido!bom resumindo eles continuaram toda a visita e avisaram-me que depois ia receber um papel a dizer o que estava mal!passados 15 dias recebo uma carta a dizer que teria que deitar tudo abaixo porque passava dos 2 metros de altura ou senão teria que pagar uma multa enorme e se não deita-se abaixo eles próprios deitavam tudo e mandavam a conta tendo prazo de um mês para dar resposta!eu chamei um construtor deitei abaixo praticamente tudo só ficou dois arrumos,chamei-os outra-vez e passou!também só sei que quando visitaram a minha casa reparam que a vizinha tinha uma casa a mais no quintal e pondo as mãos na cabeça e depois de muitos ipa ipa perguntaram-me se queria fazer queixa e eu disse que não!mas no seu caso penso que os seus vizinhos não vão dizer que não e depois vai doer essa falta de comunicação com os seus vizinhos!

    No caso que mencionei o objectivo não é habitar, até porque os anexos não estão construídos para tal nem tem quaisquer condições para serem habitados, são meras paredes ao alto. O cenário que mencionou é o que mais me assusta, pois quero mesmo mante-los. Agora quanto aos vizinhos: a localidade onde se situa é uma aldeia pequena, mais de metade das habitações tem anexos e currais. Se estão todos legais ou não, não sei mas se quer que lhe diga suspeito que se levarmos as coisas à letra metade da aldeia iria abaixo.
    •  
      FD
    • 11 março 2013

     # 13

    Colocado por: acmdo vírus da inveja

    Lá saberá se por aí é mesmo isso que afecta os vizinhos mas, eu se algum dia fizesse uma queixa deste estilo não seria por inveja, seria por civismo e desejo de ter um sítio aprazível para viver.
    Concordam com este comentário: j cardoso, Rodrigo Cruz
 
0.0154 seg. NEW