Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas

Primeiro post aqui no fórum, espero estar no síto certo.
    Bem, gostaria de construir uma casita de madeira. Andei a fazer algumas pesquisas e se já tiver o terreno, o preço da casa em si não varia mto do preço de um apartameno T2. (Em média 100.000€). Bem, mas acontece que eu não gostaria de me restringir às plantas que existem por aí. Gostaria de desenhar a minha própria casa. A dúvida é, uma vez que eu tenha o desenho pronto (com pés e cabeça, ou seja, sem ter uma garagem no terraço ou algo parecido ;), posso executá-lo? Ou tem de passar por um arquiteto primeiro?
    Se sim, tenho de contratar um particular ou a própria câmara se encarrega de me aprovar ou não os meus "rabiscos"?

Desculpem pela ignorância, mas aqui neste país é quase preciso um manual de instruções colorido e com legendas pra se contruir kkr coisa.
  2.  # 2

Boas
    De acordo com a sua questão deve procurar ajuda de um arquitecto ou engenheiro, assim os seus rabisco são melhorados para seu conforto e comodidade. Estes profissionais não existem por obrigação das câmaras ou algo que o seja, existem porque a comunidade necessita deles para usufruir de qualidade de vida.
    Os seus rabisco até podem estar bem feitos e com o conhecimento desejado, que cumpram todos os regulamentos, mas por sua segurança deve sempre ouvir uma segunda opinião.
    Quando tratar da adjudicação da obra em questão, arranje primeiro um mediador experiente para desenvolver todo o processo e assegurar a fiscalização do mesmo, não vá na cantiga, de que trata de tudo! Ninguém trata de tudo por gosto, você paga o agente de fiscalização e a comissão de quem o arranja, se tiver duvidas sobre isto, vá a um gabinete de engenharia ou arquitetura e informe-se. De certeza que no seu grupo de amigos existe um profissional destes, aconselhe-se com eles.

Ass:
    Álvaro Carvalho
  3.  # 3

Colocado por: TyrandeDesculpem pela ignorância

Se acha que é ignorante, não entendo porque acha que tem capacidades para fazer o projecto da sua casa.
    Porque é que um arquitecto tem que ir para a universidade?
  4.  # 4

Colocado por: Picareta
    Se acha que é ignorante, não entendo porque acha que tem capacidades para fazer o projecto da sua casa.
    Porque é que um arquitecto tem que ir para a universidade?

Bem Sr. Picareta, penso que a sua aproximação foi um tanto quanto desnecessária. A minha dita ignorância prende-se mais com o processo burocrático de tudo.
    É claro que concordo que os arquitetos tenham de existir e exista um bom motivo para o curso de arquitetura ser um curso de nível superior, mas não preciso de alguém com um canudo para me dizer como quero a minha casa (no sentido de personalização, claro)
    Agora se me diz " o Sr. arquiteto irá pegar nas minhas idéias, fazer as correções necessárias e aprovar a planta", já faz mais sentido.
    Talvez a questão deva ser reformulada para:

Qual a ordem a seguir no processo de idealização/construção de uma casa?

1º idealizar a casa ( = fazer os meus rabiscos)
    2º levar a um engenheiro/arquiteto? (para aprovar o mesmo?) ( é obrigatório a assinatura de quem para seguir com o projecto?)
    3º ??
    4º ??
  5.  # 5

Tyrande

a unica coisa que tem a fazer é dirigir-se á camara e pedir instruções, é gratuito e sai logo de lá com o manual todo.
    em face de como diz que é ignorante sobre estes processos, é o melhor que tem a fazer e olhe que não estou a brincar.
  6.  # 6

Colocado por: marco1Tyrande

a unica coisa que tem a fazer é dirigir-se á camara e pedir instruções, é gratuito e sai logo de lá com o manual todo.
    em face de como diz que é ignorante sobre estes processos, é o melhor que tem a fazer e olhe que não estou a brincar.

Ok, estava na esperança que por aqui me pudessem dar umas dicas, mas se o melhor é pedir informações diretamente na câmara... penso que não que resta outra alternativa.

Muito obrigado
  7.  # 7

Da câmara não livra.
    Da contratação de pelo menos 2 técnicos para assinar os projectos tb não
  8.  # 8

Colocado por: Tyrandenão preciso de alguém com um canudo para me dizer como quero a minha casa

Caro Tyrande,

ninguém lhe diz como deve ser a sua casa, até porque, e lamento dizer-lhe isso o próprio Tyrante não sabe como a esta irá ser. Tem umas ideias do que gosta, o que é quase irrelevante para a questão, e sabe como quer viver mas não sabe (porque não tem conhecimentos nem experiência) e nem precisa de saber como é que se organiza espacialmente o(s) espaço(s) e como é que esses espaços idealizados se traduzem numa construção coerente e legal.

Colocado por: TyrandeA minha dita ignorância prende-se mais com o processo burocrático de tudo.

e como não é arquitecto e não estudou arquitectura, tenho que dizer-lhe que a sua ignorância estende-se um pouco mais do que pelas questões burocráticas.
    Não há nada de mal em se ser ignorante em algumas questões, todos nós o somos em algum assunto, o mais condenável é não termos a humildade necessária para assumir essa ignorância e de alguma maneira contornar isso.

Se tem dúvidas, pergunte e qualquer forista o irá ajudar, apenas o aconselho a não achar que sabe mais do assunto do que os profissionais que aqui estão, porque provavelmente muitos não irão gostar.

Cumprimentos,

Rodrigo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

.. e 1ª tem de se certificar que o terreno que tem ou que vai adquirir é passível de construção. Se for em que condições.
    Mas isso a câmara também lhe diz,
    ou então a equipa projectista que se encarregar dos seus projectos.
    boa sorte...
  10.  # 10

Colocado por: Rodrigo Cruz

Caro Tyrande,

ninguém lhe diz como deve ser a sua casa, até porque, e lamento dizer-lhe isso o próprio Tyrante não sabe como a esta irá ser. Tem umas ideias do que gosta, o que é quase irrelevante para a questão, e sabe como quer viver mas não sabe (porque não tem conhecimentos nem experiência) e nem precisa de saber como é que se organiza espacialmente o(s) espaço(s) e como é que esses espaços idealizados se traduzem numa construção coerente e legal.

e como não é arquitecto e não estudou arquitectura, tenho que dizer-lhe que a sua ignorância estende-se um pouco mais do que pelas questões burocráticas.
    Não há nada de mal em se ser ignorante em algumas questões, todos nós o somos em algum assunto, o mais condenável é não termos a humildade necessária para assumir essa ignorância e de alguma maneira contornar isso.

Se tem dúvidas, pergunte e qualquer forista o irá ajudar, apenas o aconselho a não achar que sabe mais do assunto do que os profissionais que aqui estão, porque provavelmente muitos não irão gostar.

Cumprimentos,

Rodrigo
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Não sei em parte parte insinuei que sabia mais que qualquer profissional que possa por aqui estar. E não sei em que parte não fui humilde para assumir minha falta de conhecimento quanto ao assunto.
    Mas novamente, ninguém, por mais abilitado que seja, pode saber o que vai dentro da nossa cabeça, certo? Não me lembro de ter descartado ou "diminuido" o papel de um profissional qualificado, apenas gostaria de fazer uma casa segundo os meus critérios, e não ter de construir baseado num modelo já existente.

Mas se me expressei mal ou a mera idéia de alguém querer fazer um desenho por si próprio e levar a alguém para o aprovar, depois das devidas correções, é assim tão exdruxulo ou está a ofender alguém, as minhas sinceras desculpas.

Deste tópico penso que já retirei o que preciso.

Obrigado a aqueles que colaboraram de forma construtiva.
  11.  # 11

Bom dia,

Por ser casa de madeira, o processo de licenciamento e projeto é igual a uma casa de betão, depois os custos que referiu, se calhar consegue fazer sem ser de madeira, mas isso prende-se com uma questão de preferência.

Tem mesmo de contratar um gabinete de projetos, mostra-lhe as suas intenções e boa sorte.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  12.  # 12

Boas

Caro Tyrande depois de ler os comentários anteriores que em nada enriqueceram o conhecimento, gostaria de partilhar a minha opinião de que pelo que conheço a legalização de uma casa de madeira é mais simples que de betão.
    Acho até que se em vez de ir à Câmara se contactasse os fabricantes, estes estão aptos a fornecer todos os esclarecimentos e quem sabe apoiá-lo no seu projecto.
    Espero ter ajudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  13.  # 13

duvido que esteja a dar informações correctas antónio
  14.  # 14

Colocado por: TyrandeMas novamente, ninguém, por mais abilitado que seja, pode saber o que vai dentro da nossa cabeça, certo?

Certo. Para isso é que se conversa com as pessoas, para elas saberem o que lhe vai dentro da cabeça. :-)

Colocado por: Tyrandeapenas gostaria de fazer uma casa segundo os meus critérios, e não ter de construir baseado num modelo já existente.

Perfeito. Um arquitecto que goste do que faz também não lhe quer entregar uma fotocópia. Quer entender o que o Tyrande pretende fazer, e propor-lhe uma solução que vá de encontro à sua vontade.

Não ligue aos comentários. A minha opinião é que tem muito a ganhar se trabalhar com um arquitecto (eu sou apenas potencial dono de obra), se lhe explicar o que quer (por escrito já agora), e se for exigente. Como pode imaginar há imensas coisas que não nos ocorrem a nível de funcionalidade, de ergonomia, de conservação de energia, de uma infinidade de assuntos que nunca nos passaram pela cabeça. Se juntar aquilo que quer com o conhecimento de um profissional tem tudo na mão para o resultado final ser muito melhor.

Fazer uma habitação, ou um ninho, é um projecto de vida. Seja exigente com os outros mas também consigo mesmo!

Independentemente da estrada que decidir seguir, boa sorte Tyrande.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  15.  # 15

pelo que conheço a legalização de uma casa de madeira é mais simples que de betão.

Porque não enriquece o conhecimento de todos e explica o porquê de ser mais fácil a legalização de casas em madeira? Qual o fundamento legal em que sustenta essa afirmação?
  16.  # 16

Caro António,

A sua opinião talvez esteja formada com base em pareceres de quem vende as casas de madeira. Estas empresas muitas vezes dão a impressão ERRADA de que o seu licenciamento é mais fácil, na verdade o licenciamento é exactamente igual.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  17.  # 17

Colocado por: Anonimo16062021
    Para casas de madeira? Pois desde já lhe digo que no fórumdacasa não se safa..

Bem, em conversa informal com um colega de trabalho (que não é ligado de forma alguma à área de construção, é apenas alguém que "ouviu dizer que") disse que as aprovações de um projecto de uma casa de madeira dependem muito dos materiais usados (ex, se as fundações são em alvenaria ou não, etc). Nos sites de casa de madeira eles alegam tratar de todo o processo.. alguns até se oferecem para ajudar a encontrar a ajudar um terreno para kkr modelo disponível nos seus sites. Mas enfim, é claro que uma pessoa desconfia de tanta eficácia.

É claro que duas pessoas a falarem lá se entendem (às vezes, hehehe), mas penso que, até mesmo para o arquiteto, deve ser mais fácil visualizar o que o cliente quer se tiver um desenho na mão do que apenas uma conversa. Acho.. é tipo aquele ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras. É claro que, pela minha falta de experiência, o resultado final poderá até a vir a ser muito diferente do "rabisco" original, mas pelo menos sei que tentei fazer algo o mais fiel possível dos meus ideais.

Quanto à questão de ser madeira ou de betão, é mesmo uma questão de preferência. Sempre as achei lindas ;) Idealmente gostaria de fazer somente a fundação em betão, mas o resto de madeira.

Mas enfim, acho que o mais fácil é mesmo ir à câmara, ou até mesmo a um gabinete de um arquiteto (chama-se gabinete?) que eles devem poder tirar todas essas dúvidas!
  18.  # 18

Colocado por: Tyrandedisse que as aprovações de um projecto de uma casa de madeira dependem muito dos materiais usados (ex, se as fundações são em alvenaria ou não, etc).

Errado.

Colocado por: TyrandeNos sites de casa de madeira eles alegam tratar de todo o processo..

Este é o argumento usado por todos os vendedores de casas pré-fabricadas, sejam de madeira ou outro material qualquer, mas se contratar um gabinete de projectos ou um arquitecto eles também tratam de todo o processo.

Colocado por: Tyrandemas penso que, até mesmo para o arquiteto, deve ser mais fácil visualizar o que o cliente quer se tiver um desenho na mão do que apenas uma conversa.

Não concordo, deve escrever aquilo que pretende, ao fazer um desenho está a condicionar a mente do arquitecto, mas é um facto que toda a gente gosta de levar um esboço já feito para o arquitecto.

Colocado por: TyrandeQuanto à questão de ser madeira ou de betão, é mesmo uma questão de preferência. Sempre as achei lindas ;) Idealmente gostaria de fazer somente a fundação em betão, mas o resto de madeira.

Se pretende casa em madeira deve ser fabricante a tratar do projecto e processo de licenciamento, mas é um processo igual a outro qualquer.
  19.  # 19

Colocado por: TyrandeÉ claro que duas pessoas a falarem lá se entendem (às vezes, hehehe), mas penso que, até mesmo para o arquiteto, deve ser mais fácil visualizar o que o cliente quer se tiver um desenho na mão do que apenas uma conversa. Acho.. é tipo aquele ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras. É claro que, pela minha falta de experiência, o resultado final poderá até a vir a ser muito diferente do "rabisco" original, mas pelo menos sei que tentei fazer algo o mais fiel possível dos meus ideais.

Também passei por essa fase, mas na altura de decidir preferi não entregar os meus desenhos ao arquitecto para não o condicionar. Entreguei um documento em texto com algumas páginas, a descrever o tipo de vida que queria ter na habitação como um todo, o tipo de utilização para cada divisão, e algumas imagens de uma outra outra ideia que gostei tiradas deste site: http://www.houzz.com/

Pode perfeitamente levar uma planta pensada por si, mas penso que deve deixar claro que ela não é vinculativa, e deve explicar porque é que fez a planta de determinada maneira. Essa explicação é mais importante que a planta em si. Imagine que uma determinada planta é o resultado de 10 condicionantes que quer ver cumpridas. O que interessa é que elas continuem a ser cumpridas, mesmo que no final tenha uma planta completamente diferente.
    Concordam com este comentário: marco1, Picareta, Rodrigo Cruz
    •  
      FD
    • 11 março 2013

# 20

Colocado por: TyrandeGostaria de desenhar a minha própria casa.

E se quer mesmo desenhar a sua própria casa, faça-o. Entregue o que quer fazer a um qualquer arquitecto ou técnico que aceite esse tipo de trabalho, escolha o mais barato porque, para o serviço em questão chega.
    Este técnico apenas terá que passar a sua planta para os formatos requeridos pela câmara e efectuar as alterações necessárias para "passar" na lei.
    É sempre necessária a intervenção de um técnico habilitado para dar entrada do projecto na câmara, disso não se livra.

Não é o procedimento que aconselho e que por aqui aconselham mas, é perfeitamente possível.
    Se tiver tempo, leia porque é útil e interessante: https://forumdacasa.com/discussion/146/quanto-custa-um-projecto-de-arquitectura/

0.0236 seg. NEW