Iniciar sessão ou registar-se
    • nunoms
    • 10 março 2013 editado

     # 1

    Boas,

    Esta semana instalei em casa Aquecimento Central da Metlor. O recuperador tem a potência de 24.000 Kcal/h para 75 elementos + depósito 200l para águas sanitárias.

    Acontece que o recuperador come muita lenha, (quase o dobro do recuperador com ventilação que tinha antes), a temperatura da água é difícil chegar aos 60º, ronda sempre +/- os 55º.

    A bomba está configurada para ligar aos 45º.

    O que me podem recomendar para obter mais eficiência?


    Cumprimentos,
  1.  # 2

    veja como tem regulado o caudal dos radiadores, na torneira de baixo há um parafuso que deve estar +/-a meio, nos radiadores mais próximos da lareira até pode estar um pouco mais fechado, depois veja se não está a perder muito calor no permutador das águas sanitárias, como não sei como tem o sistema montado não posso dizer muito mais, mas se o aquecimento estiver em circuito aberto não vai dar o rendimento de um circuito fechado, comece pelo mais simples ver caudal dos radiadores depois pode também ver na bomba a velocidade regulada pode reduzir um numero se ainda assim não aquecer bem no fim de 1h a queimar lenha boa, com boa tiragem. Fale com o instalador decerto haverá anomalia. cunps.
  2.  # 3

    Obrigado ricardomatos pela ajuda.

    O caudal dos radiadores posso regular pela torneira de cima (fechar/abrir)? Em baixo não tem parafuso mas sim uma entrada para sextavada.

    O sistema é de circuito aberto.

    A velocidade da bomba está na posição III, não sei se é a mais rápida ou a mais lenta.
  3.  # 4

    boa noite...essa entrada sextavada é uma torneira que regula o caudal deve estar a meio por isso com o sistema desligado, desaperte tudo até bater, o parafuso não sai, tem um batente, depois aperte tudo e conte as voltas, só tem de dar metade das voltas em sentido inverso, está assim a meio, mas não tem de ser rigoroso, nos radiadores mias próximos da lareira deixe um pouco mais fechado, coisa de uma volta a menos, depois se resultar pode ir afinando. quanto á bomba o III é a velocidade máxima, experimente primeiro nos caudais dos radiadores, depois se aquecer bem pode baixar a velocidade da bomba, isto porque se a água quente circula demasiado depressa não faz a permuta de calor para o metal dos radiadores, daí eu aconselhar baixar o caudal, mas cuidado não baixe demasiado, corre o risco de perder ainda mais energia em vapor, visto ter um sistema de circuito aberto.
    depois de fazer esta afinação faça uso normal do sistema com especial atenção á temperatura da agua, se aquecer demais tem de abrir, abra no máximo o radiador mais longe da lareira, se ainda assim aquecer muito vá abrindo um pouco nos restantes sempre do mais longe para o mais perto. eu cá em casa demorei uma semana até chegar á afinação ideal. Mais uma x lhe digo se vir que não está a resultar chame o instalador, pois com esse sistema tem de chegar pelo menos aos 75º com 1h a queimar bem depois é só manter, nunca deixar apagar as brasas, mas com a tiragem de ar já bem reduzida. mas não espere baixo consumo de lenha, estes sistemas são exelentes mas gasta um bocado de lenha pelo menos até atingir a temperatura de funcionamento 65ºa 75º se a tubagem for de pek, se for cobre pode andar nos 80ºa90º, depende da lanha que quiser gastar...espero ter ajudado.
  4.  # 5

    Sim é verdade gasta muita lenha. Eu antes tinhas um recuperador apenas com ventilação, mas agora gasto quase o dobro da lenha.

    Qual a lenha que recomenda? Eu tenho utilizado pinho, é a mais barata.
  5.  # 6

    Eu cá e casa utilizo muito eucalipto e mimosa, também algum pinho, habitualmente misturo, mas na minha opinião a de mimosa é a melhor, a de eucalipto também é boa, quanto ao pinho aquece bem mas é preciso por mais quantidade, agora bom bom é carvalho, sobreiro ect. mas para comprar dessa lenha mais valia pagar o gasóleo de aqecimento e não tinha de limpar o lixo q a lenha faz. vá experimentando e tente misturar uma com outra mas como lhe digo não espere baixo consumo, eu este ano já gastei á volta de 35m de lenha, se não foi mais não sei bem porque vou cortando a acartando aos poucos, com o tractor não dá para ter bem a noção em m mas tinha a garagem cheia, nem dava p meter o carro e agora já cabem 2 tenho apenas uma rima qe vai ter de dar para este inverno, agora só acendo ao fim de semana. e para o próximo ano vou instalar uma caldeira a pellet fica mais barato...e ao mais tenho tenho lenha mas prefiro vender as árvores e comprar pellet.
  6.  # 7

    Olá ricardomatos

    Agora consigo aquecer a água melhor. Mas manter a temperatura da água nos 60º é difícil. Ou tenho de ter uma boa chama ou então baixa muito facilmente a temperatura.

    Será que optar por um circuito fechado irá melhorar o rendimento?

    Agradecia as vossas opiniões.
    • eu
    • 27 novembro 2013

     # 8

    Se está a aquecer mais área, obviamente que vai gastar mais lenha.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  7.  # 9

    Colocado por: nunomsOlá ricardomatos

    Agora consigo aquecer a água melhor. Mas manter a temperatura da água nos 60º é difícil. Ou tenho de ter uma boa chama ou então baixa muito facilmente a temperatura.

    Será que optar por um circuito fechado irá melhorar o rendimento?

    Agradecia as vossas opiniões.


    Boa tarde nunoms.

    O seu recuperador deve ter algum problema.
    Em quanto tempo aquece o deposito de AQS de 200 litros até chegar aos 60º C.?
    Se nos diz que tem dificuldade em chegar aos 60º C , deve de ter alguma deficiencia no seu recuperador. Fale com o seu instalador e saiba os que ele instalou a que temperaturas é que chegam.
    Eu instalei um Aquatondo 29 da Edilkamin tem um deposito com 90 litros de água e numa hora chega aos 80º, é certo como uma boa fogueira com lenha de eucalipto na fase incial, depois vou misturando eucalipto carvalho e sobro.
    Se quiser dar uma vista de olhos na minha instalação:

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/
  8.  # 10

    O deposito de AQS até aquece bem. Como tenho painel solar, normalmente a água nem precisa de aquecer muito para chagar aos 60º.

    O recuperador que tenho é este - http://www.metlor.com/pt/93

    O problema é em manter os 60º. Tenho que ter uma boa chama para manter essa temperatura.
  9.  # 11

    O problema é em manter os 60º. Tenho que ter uma boa chama para manter essa temperatura.

    Mas vai além dos 60º C 70º 80º ?

    Não necessiat estar sempre nos 60º até convinha era estar nos 70º para os radiadores.
  10.  # 12

    Colocado por: nunomsA bomba está configurada para ligar aos 45º.
    ta aqui o problema
    Concordam com este comentário: leiria
  11.  # 13

    Colocado por: Sergio Rodriguesta aqui o problema
    Concordam com este comentário:leiria


    Tem toda a razão.
  12.  # 14

    Colocado por: nunomsA velocidade da bomba está na posição III


    Passe para ll ou até l
  13.  # 15

    Então o seu recuperador já começou a deitar calor ?
  14.  # 16

    Colocado por: leiriaEntão o seu recuperador já começou a deitar calor ?


    O recuperador queima bem. Já regulei melhor o caudal nos radiadores.

    Claro que para manter os 60º tenho de ter uma boa chama. Por enquanto só uso pinho, tenho de comprar carvalho e eucalipto.

    A bomba água está na posição III, mas já esteve na II, não vi grande diferença.
  15.  # 17

    Colocado por: Sergio Rodriguesta aqui o problema
    Concordam com este comentário:leiria
  16.  # 18

    como é k sabe k a bomba arranca aos 45?
  17.  # 19

    Como faz o controlo da combustão nesse recuperador ? È sempre a abrir ou enche bem de lenha e depois fecha o registo e mantém a brasa umas horas ?

    E o deposito de ADS como está ligado ? está com prioridade e depois tem uma válvula de zona de 3 vias que fecha a sáida para o deposito e passa para os radiadores ?

    Uma coisa é certa, parece-me que tem um recuperador com potência a mais para apenas 75 elementos, se tivesse optado por um mais pequeno teria muito mais rendimento e obviamente muito menos consumo.
  18.  # 20

    Colocado por: nunomsBoas,

    Esta semana instalei em casa Aquecimento Central da Metlor. O recuperador tem a potência de 24.000 Kcal/h para 75 elementos + depósito 200l para águas sanitárias.

    Acontece que o recuperador come muita lenha, (quase o dobro do recuperador com ventilação que tinha antes), a temperatura da água é difícil chegar aos 60º, ronda sempre +/- os 55º.

    A bomba está configurada para ligar aos 45º.

    O que me podem recomendar para obter mais eficiência?


    Cumprimentos,


    Boa tarde
    Quanto tempo necessita para aquecer a água do deposito de 200 litros a 65º C ?
 
0.0145 seg. NEW