Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A quem me posso aconselhar/ajudar:

    Comprei casa nova há 2 anos. Ao fim de alguns meses apercebi-me de um ruído da água da chuva no algeroz. Sucede que este algeroz está no interior da parede, mas como a minha fracção está um pouco recuada em relação à fachada do prédio, o algeroz faz uma curvatura (a 90º), do andar superior para o meu, o que provoca grande ruído com o impacto das águas pluviais. Há mais de 1 ano que tento resolver o problema com o construtor, mas ele insiste que é uma "situação normal" e não um defeito. Já consultei uma empresa de isolamentos, cujo técnico me afirmou que o algeroz não devia fazer aquela curvatura ou, então, devia estar muito melhor isolado. O ruído é muito intenso, afecta um dos quartos e a sala, mas com chuva mais forte, ouve-se em toda a casa. O construtor acabou por indicar-me alguém conhecido que podia colocar um isolamento (pladur e lã de rocha) na parede do quarto junto ao local onde passa o algeroz. O problema é que não me parece que isso resolva o problema e, ainda por cima, o construtor não assume a responsabilidade e eu teria de pagar a empreitada. Penso sinceramente que devia ser ele a resolver o problema, porque acho que é um defeito decorrente da construção. O que me podem aconselhar, quer em relação à intervenção/obra que se possa fazer para resolver a situação, quer em relação ao facto do construtor não querer assumir? Muito obrigado.
  2.  # 2

    Realmente, confesso que desconheço se existe legislação sobre isolamento acústico de prumadas de águas pluviais. Nem sei se colocar ângulos de 90º é ilegal ou se pode ser considerado um defeito. Portanto não sei se o construtor é obrigado a efectuar essa reparação.

    Também me parece que o construtor devia ter acautelado as duas situações (não ter um ângulo de 90º dentro de um apartamento, E isolar o tubo de queda), mas, como já disse, não sei se pode ser considerado um "defeito de construção".

    Nos prédios que eu tenho feito, é muito raro colocar um ângulo de 90º numa prumada.

    Tenho 2 ângulos desses, de que nunca me esqueço.
    Estão mesmo no meio do tecto do enorme hall de entrada de um prédio com 10 andares e estão na base das 2 prumadas das 20 cozinhas que estão por cima. Sempre temi que um dia houvesse "barraca" (retornos para o 1.º andar, excesso de ruído de queda de água, etc.) por causa da quantidade de água que sai das máquinas de lavar. Por isso sobredimensionámos a parte inferior da prumada e a curva para o dobro do que era «normal». Além disso, isolámos o tubo com conquilhas de lã de rocha, e colocámos um tecto falso em estafe (pois... é que já foi há quase 20 anos) com mantas de isolamento acústico por cima.

    Garanto-vos que podemos estar parados mesmo por baixo que não se ouve nenhuma água a passar nos tubos!
    Eu até costumo - como o "alv" - dizer que o isolamento acústico "atenua" o ruído (fazendo parecer que está mais distante). Mas neste caso funcionou muito bem.

    Luís K W
  3.  # 3

    Por isso eu isolo os tubos de esgoto e águas pluviais com manda da marca DANOSA, evita esse tipo de situações.

    Do meu ponto de vista a solução é revestir a referida cusrva com a manta, para isso terá de partir.
 
0.0075 seg. NEW