Iniciar sessão ou registar-se
    • LBEJA
    • 11 março 2013 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Sou novo por aqui, apesar de já algum tempo utilizar o forum para esclarecer algumas dúvidas.

    No entanto neste momento, apesar de ter lido um pouco sobre o tema contínuo com umas duvidas que me estão a preocupar.

    Vou tentar de uma forma resumida explicar o que me atormenta.

    Encontro-me a restaurar uma casa e optei por colocar tectos falsos em todas as divisões.
    O construtor começou a montagem dos tectos, creio que a nível de estrutura ficou tudo em condições no entanto quando começou o barramento das juntas é que a "coisa" começou a piorar.

    Os tectos dos quartos e do hall até estavam bons, o da sala notava-se as juntas.

    Falei com o construtor que prontamente se disponibilizou a resolver a questão.

    Em conversa com um amigo ao falar sobre os tectos ele indicou-me que devia colocar uma luz junto ao tecto para ver as imperfeições.

    Duas a três semanas depois voltei à obra já depois do construtor ter feito apenas a reparação no tecto da sala e qual não é o meu espanto que verifico que as juntas ainda estão piores, e no caso dos quartos e hall (que ele não voltou a mexer) estavam a notar-se as juntas, situação que antes não se verificava.

    Então antes de voltar a falar com o construtor optei por seguir o conselho do meu amigo e coloquei uma luz junto ao tecto.... deve ter sido o pior que fiz, pois verifiquei que os tectos estão todos ondulados e as juntas uma miséria. Se sem luz já dava para ver o mau estado das juntas, com a luz então...é melhor nem comentar…

    Falei com o construtor que se disponibilizou a levar lá um homem que só trabalha com pladur para ver e saber o que pode ser feito.

    Após verem a tectos o que dizem é que esta tudo muito bem aplicado e que o tecto apenas precisa de ser todo lixado e barrado por completo, e que vai ficar bom.

    Será que com o barramento por completo os tectos vão ficar em condições? Daqui a uns meses não vou ter problemas? Gostava de saber a vossa opinião.

    Sei que o pladur usado é da marca Gyptec.

    Creio que me alonguei um pouco mais do que estava a espera e peço desculpa.

    Muito obrigado
    LB
  1.  # 2

    o barramento da massa e o uso de lixas apropriadas costumam a resolver alguns tipo de problemas que são visíveis principalmente no disfarce da massa para a zona do papel (pladur) por vezes a mão de obra mais inexperiente acaba por marcar o pladur fazendo com que o problema não seja a junta ( resolvida com rede e massa ) mas o papel lixado do pladur se me faço entender ...

    agora quem vai dar a massa geral tem que saber aplicar ou habilita-se a comprar um bom 4x4 para andar nas lombas lol
    •  
      alv
    • 11 março 2013 editado

     # 3

    Vivam!

    Colocado por: LBEJA....Muito obrigado. LB


    Nós é que agradecemos...
    "Fassam" parte.
  2.  # 4

    homogéneamente heterogéneo


    isso quer dizer que vai comprar um 4x4 ...


    nunca me coloquei a trabalhar num tecto destes mas sei que por via de certas reclamações de tintas em pladur e primários para os mesmos que é difícil remendar isto lol

    contudo posso dizer que é mesmo complicado já tivemos casos de dar tinta com sílica muito fina para disfarçar o caso ou tentar remediar lol
    • LBEJA
    • 12 março 2013 editado

     # 5

    Colocado por: rafaelisidoroo barramento da massa e o uso de lixas apropriadas costumam a resolver alguns tipo de problemas que são visíveis principalmente no disfarce da massa para a zona do papel (pladur) por vezes a mão de obra mais inexperiente acaba por marcar o pladur fazendo com que o problema não seja a junta ( resolvida com rede e massa ) mas o papel lixado do pladur se me faço entender ...
    agora quem vai dar a massa geral tem que saber aplicar ou habilita-se a comprar um bom 4x4 para andar nas lombas lol

    Creio que o problema das juntas alguém com mais experiência até é capaz de resolver o problema, agora a questão do pladur estar todo ondulado e fazer "barriga" onde não esta aparafusado é que me preocupa, e não sei se com o barramento por completo o problema vai ficar resolvido temporariamente apenas.

    Colocado por: alvO emassamento total do tecto só vai fazer com que fique homogéneamente heterogéneo, como já por aqui repeti várias vezes, mas sem destruir é a única solução.
    Por outro lado, repare, veja bem as coisas de outra forma, você em sua casa não anda com lâmpadas rasantes contra o tecto nem caminha a olhar para ele, senão arrisca-se a tropeçar em alguma coisa e cair. Enfim, reconheço que é lamentável, mas vai ter de ficar assim, imagino.

    Na sua opinião a solução seria destruir e voltar a fazer de novo apenas para ficar tudo certinho ou porque daqui a uns tempos vou ter problemas?
    É verdade que não ando com lâmpadas rasantes ao tecto, mas com a colocação de iluminação indirecta não sei bem quais resultados que vou ter.. E no estado em que ele esta basta entrar a porta e olhar em profundidade que se vê o mau estado do tecto :(

    Colocado por: rafaelisidoroisso quer dizer que vai comprar um 4x4 ...

    nunca me coloquei a trabalhar num tecto destes mas sei que por via de certas reclamações de tintas em pladur e primários para os mesmos que é difícil remendar isto lol

    contudo posso dizer que é mesmo complicado já tivemos casos de dar tinta com sílica muito fina para disfarçar o caso ou tentar remediar lol

    Estou a ver que nunca mais vou ter tectos em condições senão optar por mandar tudo a baixo :(

    Colocado por: Anonimo16062021Se for por alguém que perceba do assunto,sim que fica em condições..

    Mas temporariamente ou definitivamente?
  3.  # 6

    Segundo tenho lido o recomendado a nível de placas é PLADUR e KNAUF. Já fiz umas coisas com placas da PLADUR nomeadamente o tecto falso da minha casa de banho e ficou tudo direitinho, não se nota nada (foi a 1ª vez que mexi em gesso cartonado).

    Este mês vou iniciar os quartos e vou utilizar placas da KNAUF...
    •  
      alv
    • 12 março 2013

     # 7

    Vivam!
    Colocado por: Anonimo16062021Se for por alguém que perceba do assunto,sim que fica em condições..


    Como não tenho o botão do discordo, discordo. Disfarça, mas mesmo sendo bem feito disfarça apenas, ponto final. Ainda assim é a única solução, não tenham dúvidas.
    SE vai ter luz rasante, se é um tecto baixo e comprido, contra uma fonte de luz que pode ser uma sanca ou uma simples janela, então vai sempre ver as emendas e o mal é ter visto uma vez que vai sempre ver, por muito disfarçado, melhor homogéneamente heterogéneo, que fique.
    Se vão fazer tectos falsos, uma vez mais atenção à orientação das placas e dos perfis. Umas vezes esse efeito pode ser controlado, outras há que não, mas nessas o cuidado tem de ser redobrado.
    Um outro motivo que dá origem a esses problemas é o facto dos instaladores, muitas vezes, se esquecerem que há placas com 3.00m. Havia, e eu descarreguei camiões TIR delas de 3.60m. Éramos das poucas empresas em Portugal para quem a Lafarge enviava placas de 3.60m que davam uma trabalheira a manusear, e a colocar no tecto, mas para divisões com essas medidas ou em paredes era menos uma junta e por consequência, menos uma carga de trabalhos.


    Colocado por: staker
    Este mês vou iniciar os quartos e vou utilizar placas da KNAUF...

    Traidor...:)

    "Fassam" parte.
  4.  # 8




    Traidor...:)

    "Fassam" parte.


    É apenas por uma questão de logistica.... é o que vendem perto da minha casa e que me cobram pouco de transporte....

    Anteriormente usei PLADUR mas porque arranjei uma carrinha para ir buscar o material, no entanto desta vez não tenho como...
    Concordam com este comentário: alv
  5.  # 9

    Pode colocar fotos dos tectos como estão?

    RElativamente às lombas, se os tectos forem pintados com tinta acetinada ou brilhantes, todos os defeitos serão muito mais evidentes. Se forem pintados com tinta mate, as coisas ficam mais disfarçadas.
    •  
      alv
    • 12 março 2013

     # 10

    Vivam!
    Colocado por: Anonimo16062021alv,estou farto de aplicar barramento integral em gessos cartonados,milhares e milhares de m2,e lhe garanto que não se notam cá emendas nem meia emendas das placas com luz rasante..atenção que estou a falar de materiais de qualidade (Knauf)

    Não tem a ver com a marca. Tem a ver com olhos de ver, e garantidamente que ambos temos as mesma quilometragem, mas eu digo que não, pelo menos para os meus padrões de qualidade, que são completamente diferentes de padrões na Alemanha. Por incrível que pareça, a qualidade de acabamento em habitação, no geral, repito no geral, é diametralmente oposta à qualidade que colocam quase tudo o resto que fazem!
    "Fassam" parte.
  6.  # 11

    Colocado por: alvNão tem a ver com a marca. Tem a ver com olhos de ver, e garantidamente que ambos temos as mesma quilometragem, mas eu digo que não, pelo menos para os meus padrões de qualidade, que são completamente diferentes de padrões na Alemanha. Por incrível que pareça, a qualidade de acabamento em habitação, no geral, repito no geral, é diametralmente oposta à qualidade que colocam quase tudo o resto que fazem!
    "Fassam" parte.


    Pelo que tenho ouvido, nomeadamente pelo empreiteiro que está a fazer uma obra para mim, a qualidade da aplicação de gesso cartonado no Luxemburgo é superior quando comparado com Portugal. Ele tem lá um irmão a trabalhar como aplicador e parece que as coisas são por aqueles lados mais rigorosas e exigentes. Claro que em Portugal existem aplicadores que já cumprem com esses critérios mais elevados.
    •  
      alv
    • 13 março 2013

     # 12

    Vivam!
    Caro Agonçalves, não vá em conversas fiadas. Acredite que a qualidade dos SCPGL, estão perfeitamente definidos aqui ou em qualquer parte do mundo, depois a qualidade da aplicação e do acabamento depende, como é óbvio do instalador ou do preço que o empreiteiro está disposto a pagar, no seu caso. A generalidade dos trabalhos feitas por empresas com o nome de empresa é igual cá ou lá, mas a qualidade dos acabamentos finais tem diferença. Depois há os outro.
    Repare que no meu caso pessoal, no Luxemburgo, entre outros Países, infelizmente para mim, tenho um dos melhores acabadores que formei e que trabalhou connosco mais de 20anos. Sim 20 anos, mas que lá teve de ir procurar melhor que o que conseguia aqui como muitos outros para outros Países. Lá chegado, é um senhor pela qualidade dos trabalhos que executa, tendo de ter o cuidado de não se esmerar demais para que não destoe em relação aos colegas da empresa em que está, pois senão não teria capacidade de resposta para acabar tudo o que essa empresa produz. Este é um caso real e objectivo que contacto amiúde.
    Em resumo, há de tudo em todo o lado, mas na generalidade o acabamento é fracote, como por cá quando executado por gente menos qualificada.
    "Fassam" parte.
    • MT_PT
    • 24 maio 2017 editado

     # 13

    Boa tarde a todos,

    Desculpem reatar este tema, mas preciso da vossa ajuda/opinião/conhecimento sobre um tema do mesmo âmbito desta discussão.

    Sou um simples cliente (percebo zero sobre construção e materiais e respectivas aplicações) que pagou a alguém para colocar tecto falso numa divisão de cerca de 30m2.

    A obra foi terminada e foi-me apresentada durante o dia e pareceu-me excelente. Eis que, no final da noite deparo-me com marcas (anexo), que pelo que entendo podem ser consequência de uma incorrecta aplicação da fita e barramento/acabamento das juntas. Como podem observar, as marcas prolongam-se no tecto e dão a ideia de abaulamento, mas que na verdade não se nota se passar a mão e quando me aproximo.

    Posto isto, segundo a vossa opinião:
    (i) esta situação pode ser ultrapassada com uma mais uma pintura (admitindo que o barramento foi bem lixado) e que a marca que vejo é da fita? Pelo que me fui apercebendo das vezes que visitava a obra, não me pareceu que tivesse sido dado qualquer primário
    (ii) ou as juntas foram mal terminada e a coisa devia ser feita de novo?
    (iii) Devo viver com isto

    Obrigado a todos
      20170522_233711_LLS.jpg
      20170522_233809_LLS.jpg
  7.  # 14

    As fotos não são esclarecedoras, não se percebe se as marcas são causadas por excesso de massa (abaulamento) ou por falta da mesma nas juntas.
    Encoste uma régua com uns 50 cm transversal às marcas e verifique a folga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MT_PT
  8.  # 15

    Quase de certeza que é das juntas. Pode voltar a pintar com mais 1 ou 2 de mão para disfarçar mas o mais provável é que as mesmas não desapareçam definitivamente.
    O teto deveria ter sido todo barrado para isso não acontecer.
  9.  # 16

    Parece falta dr massa..
  10.  # 17

    Bom dia a todos,

    Obrigado pelos comentários. Ando há um mês para tentar resolver o tema....e ainda sem sucesso.

    Na verdade, sem perceber nada sobre o tema, tendencialmente tenho de concordar que deve ser falta de massa. Com outra análise mais detalhada ao tecto, parece-me inclusive que dá para ver as marca da fita e como sugeriu o Vitor Magalhães.....ao encostar a régua parece confirmar-se a falta de massa.

    Mas isto de começar a reparar com maior pormenor foi um erro....isto visto de outros ângulos e com outra luz, claramente evidencia um péssimo trabalho, que agora para corrigir deve ser um valente "31".
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
      20170619_194856.jpg
    • TZW
    • 26 junho 2017 editado

     # 18

    Colocado por: MT_PTBom dia a todos,

    Obrigado pelos comentários. Ando há um mês para tentar resolver o tema....e ainda sem sucesso.

    Na verdade, sem perceber nada sobre o tema, tendencialmente tenho de concordar que deve ser falta de massa. Com outra análise mais detalhada ao tecto, parece-me inclusive que dá para ver as marca da fita e como sugeriu o Vitor Magalhães.....ao encostar a régua parece confirmar-se a falta de massa.

    Mas isto de começar a reparar com maior pormenor foi um erro....isto visto de outros ângulos e com outra luz, claramente evidencia um péssimo trabalho, que agora para corrigir deve ser um valente "31".
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
      20170619_194856.jpg

    É dar massa no tecto todo, alguém com a mão bem treinada, lixar , primario + tinta. Não sei se precisa desses pontos de luz todos, pode aproveitar para tapar alguns.
    Peça um acabamento Q3/Q4, vale a pena!
    • tmsd
    • 25 setembro 2018

     # 19

    Boa tarde,

    executamos o tecto falso das fotos em anexo com barramento de juntas.

    Situação: o Dono de Obra diz que durante a noite, com a luz indirecta ligada, se notam as juntas (conforme fotos em anexo).

    Nota 1: Visitei a obra durante o dia e o tecto está impecável, não se notam juntas, nem massa a mais, nem falta de massa, sem fissuras.

    Nota 2: Na fase de execução não quiseram barramento geral para poupar dinheiro e ainda assim demos mais uma demão de massa para ficar ao gosto do encarregado e do pintor (que depois aceitaram o tecto como concluído ao gosto deles).

    Reclamação do cliente: O teto falso não está bem feito!

    Tectos by Night 1

    Tectos by Night 2

    Questão: O que é posso dizer ao cliente para o fazer entender que até onde nos compete o tecto está bem executado. O acabamento e a solução final é que não estão ao gosto dele.

    Proposta: Barramento geral com ExtraPLas Naranja da Beissier porque barrador especialista mesmo TOP... Resolve ou vão-se continuar a verificar as diferenças de tonalidade no tecto?

    Cumprimentos,

    tmsd
      IMG_4281.JPG
    • emad
    • 25 setembro 2018

     # 20

    Jasus o cliente tem muita razao. Isso está de fugir.notam-se e bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tmsd
 
0.0312 seg. NEW