Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Embora seja a primeira vez que me dirijo ao fórum, sou uma leitora assídua deste espaço. Comprei um imóvel em Lisboa cujo chão está por acabar. É uma área de 215 m2 que se encontra em cimento bruto, seco (tem 6 anos), irregular e com passagem de canalização. Teremos que nivelar o piso em primeiro lugar e para isso andamos a estudar várias opções. Para o pavimento pensámos em colocar placas OSB 2 para as quais já tivemos um orçamento de 7 euros o m2 + Iva (69 unidades 2500 x 1250 x 18 mm). Gostaríamos de analisar mais propostas, nomeadamente de OSB 2 ou outros materiais antes de lançar a obra. Procuramos soluções económicas (claro!), estamos abertos a explorar todas as vias, até as menos habituais para o nivelamento do piso e a utilizar métodos eco-responsáveis (madeira reaproveitada, por exemplo) se a proposta for interessante. Será que nos podem dar indicações e sugestões antes de nos metermos nesta aventura? Muito obrigada.
  2.  # 2

Vai deixar o OSB como acabamento?
    Uma maneira de instalar esse osb, é como nos soalhos.. o problemas ão os atravessamentos que tem de tubagens que vão concerteza serem incompatíveis com uma série de sarrafos que terá de efectuar para aplicar as placas.
    FOTOS... ?
  3.  # 3

Não necessariamente. O problema reside essencialmente na escolha do método de nivelamento. Os 215 m2 dividem-se em dois pisos distintos mas cujas infra estruturas são as mesmas. Vou tentar anexar fotos.
      piso.jpg
  4.  # 4

Sistema de canalização.
  5.  # 5

A foto do post #3 é do espaço, certo? Assim sendo, deixo-lhe uma ideia, low cost.
    Deixa o tecto em betão à vista.
    Paredes brancas
    Pavimento em OSB,
    Carpintarias em OSB..

Para nivelar sarrafos de madeira, para assentar o SOB.
    Enche os vazios com uma das seguintes soluções:
    1- Leca seca
    2 - regranulado de cortiça
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunaviana
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasPara nivelar sarrafos de madeira, para assentar o SOB.

....assentes sobre uma mestra de argamassa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunaviana
  7.  # 7

Sim a ideia é fazer um atelier num piso e um loft no outro, deixando as paredes e tecto como estāo. Muito obrigada Picareta. Agora só resta receber orçamentos...
    • RDM
    • 29 setembro 2020

# 8

Preciso da vossa ajuda, estou a renovar uma moradia que comprei, ao tirar o chão no primeiro andar deparamos que a estrutura é de cimento com um sarrafo na mestra com um espaço aproximadamente 50 em 50 cm. Os vazios estão cheios com cortiça a questão é, o que acham de colocar placas de OSB 15mm para nivelar o chão e depois por cimo para finalizar com chão flutuante?
    Outra opção seria em vez de levar betonilha que vai subcarregar a lage, fazer o nivelamento com leca, depois finalizar com o chão flutuante o que acham?
    •  
      RRoxx
    • 29 setembro 2020 editado

# 9

Fazer o nivelamento com Leca? A leva depois tem de ser regularizada... Quem lhe deu essa ideia?

Quanto a outra, o osb não nivela, se as mestras nao estiverem bem não é o osb que as salva, tire uns níveis se as mestras estiverem boas é placar por cima e depois meter o flutuante. Se não estiverem mais vale tirar e eventualmente fazer novas ou aplicar autonivelante.
    • RDM
    • 29 setembro 2020

# 10

Colocado por: RRoxxFazer o nivelamento com Leca? A leva depois tem de ser regularizada... Quem lhe deu essa ideia?

Quanto a outra, o osb não nivela, se as mestras nao estiverem bem não é o osb que as salva, tire uns níveis se as mestras estiverem boas é placar por cima e depois meter o flutuante. Se não estiverem mais vale tirar e eventualmente fazer novas ou aplicar autonivelante.

Caro RRoxx as mestras estão boas o que eu queria dizer era mesmo placar com osb em vez de colocar betonilha, pois tem aqueles espaçamentos de 50 em 50 cm.
    Na verdade foi me colocado duas opções, o osb ou nivelar todo o chão com betonilha, na segunda opção acho que ao levar betonilha vai subcarregar a lage do primeiro andar. A Idéia da Leca veio da minha parte uma vez que é um material mais leve sabendo que depois terá de ser regularizado, mas pelo que disse creio que a melhor opção e mais simples é mesmo placar com osb e finalizar com o flutuante.

0.0142 seg. NEW