Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!

    Tenho um terraço de cobertura num prédio de propriedade horizontal (parte comum do prédio, apesar do uso privado). Este terraço tem infiltrações e é preciso perceber o que se passa. Dado que o prédio tem perto de 20 anos e que a placa do terraço apresenta fendas, que me parecem estruturais, é possível que a impermeabilização do mesmo (caso exista) tenha rompido. Mas também é possível, por outro lado, que seja a própria canalização de esgoto das águas pluviais que esteja com problemas. A piorar isto tudo, o ralo e esgoto das águas pluviais é pequeno e bastam algumas folhas de árvores para o entupir e fazer acumulação de água, situação em que as infiltrações pioram.

    Alguém conhece empresas credenciadas que façam este tipo de peritagem no Concelho de Sintra e que, se possível, procedam a uma análise por ultra-sons (ou similar) para ver se o esgoto das águas pluviais tem problemas (entupimentos, defeito de construção por inclinações erradas, fendas, etc)?

    Aproveito para mandar três fotos, sobre as quais gostavam de saber o vosso comentário:
    - Acham este tipo de ralo, composto por furos que limitam a capacidade de escoamento, adequado para o esgoto das águas pluviais de um terraço de quase 100m2 e onde caem águas das varandas superiores?
    - O esgoto apenas tem 90mm de diâmetro: isto é suficiente? E este diâmetro é o que se usa actualmente?
    - Numa das fotos é visível uma das várias fendas no chão. Parece-vos que são derivadas de fissuras estruturais?

    Desde já, obrigado.
      ralo.jpg
      fendas.jpg
      fendas2.jpg
    • J.C
    • 12 março 2013

     # 2

    Essas fendas são originadas das aguas que se infiltram nas juntas!
    Esse ladrilho está assente em aguada de cimento, dai a origem de aparecer esses rebordos cinzentos!
    Na minha opinião, seria retirar todo o ladrilho e a respectiva betonilha até á placa...
    Refazia as tubagens das aguas pluviais e colocaria um ralo rectangular (canalete polimero)com grelha.
    Impermeabilizaria a placa, faria nova betonilha e colocava novos ladrilhos.
    Este devia ser seu vizinho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
      P2280001.JPG
    • J.C
    • 12 março 2013

     # 3

    Tb estava assim
      P2280002.JPG
  2.  # 4

    Mais uma vez, vou recomendar a imodiag.
    http://www.imodiag.pt/index.php
    É uma empresa dedicada ao diagnóstico imobiliário.
    Existem mais. Pesquise e peça orçamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
  3.  # 5

    J.C, obrigado pela análise. Possivelmente terá que ser feito o que indica mas será preciso uma peritagem na mesma por questões de condomínio.

    Pedro Barradas, agradecido pela sugestão.
    • J.C
    • 12 março 2013

     # 6

    Colocado por: jorge.c.lopesJ.C, obrigado pela análise. Possivelmente terá que ser feito o que indica mas será preciso uma peritagem na mesma por questões de condomínio.


    Eu pessoalmente acho que não seria necessario é um serviço que não é propriamente barato!
    No caso que apresente, qualquer bom empreiteiro lhe dirá o mesmo que um perito e grátis!
    Racha e fissuras...Simples abrem-se colocam-se gatos (pequenos grampos) no caso do muro.
    Tubagens dos esgotos 90mm é o usual nos predios.
    Tubagens das aguas pluviais para escoamento dos ralos...Decerto não terá altura na placa para mais de 50mm.
    O ralo de pavimento...Já será uma questão de colocar 1 destes, por exemplo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
      grelhas de pavimento.jpg
  4.  # 7

    O relatório da empresa servirá para depois, utilizando a prescrição dada, pedir os orçamentos aops diversos concorrentes da empreitada.
    Caro J.C. vai-me desculpar mas não concordo consigo... sabe porquê?!?
    Você tem uma opinião, o outro, outra qq e o condomínio não sabe o que fazer, pois não têm capacidade técnica para analisar qual a melhor proposta/ solução.

    Quanto ao ralo.. sou da opinião que deve ser alterado por outro de maior capacidade. Um de pvc, com ralo de campainha preparado para embeber com o sistema de impermeabilização do terraço.
    Uma caleira não me parece ser a melhor solução.

    abraços.
    • J.C
    • 13 março 2013

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Caro J.C. vai-me desculpar mas não concordo consigo...

    E, está no seu direito, nem precisa desculpar-se...
    Penso que no caso aqui exposto pelo Jorge é uma coisa simples!
    É a minha opinião e, vale o que vale!
  5.  # 9

    Boas,

    Aproveito para dar feedback da resolução deste problema.

    Acabou por se retirar todo o ladrilho e a respectiva betonilha até à placa. Após inspecção, concluiu-se que a tubagem estava boa e que a causa da falta de escoamento era, na obra original, terem colocado um ralo que tinha, na parte inferior, apenas 3 cm de diâmetro!!!

    A construção original tinha a placa impermeabilizada com uma tela mas, junto aos muros, a tela não fez aba para cima em todos os sítios!!!! Ou seja, em alguns locais junto aos muros, a impermeabilização era ineficaz, tornando inútil a aplicação geral da tela.

    Este nível de incompetência é uma coisa coisa que me faz muita confusão. Em termos de custo, era a mesma coisa se se tivesse feito bem. O grosso do material está lá gasto. Mas não, tinham que fazer de qualquer maneira.

    O trabalho de impermeabilização foi acompanhado pelo técnico que vendeu o produto e foram feitos testes de estanquidade (por causa da garantia do produto e para ver se ficou bem).

    Finalmente, fez-se nova betonilha e colocaram-se novos ladrilhos. O ralo usado foi um de PVC, com ralo de campainha.

    Junto uma foto com as várias fases.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, treker666, JPN761
      obras terraco (31-10-2013).JPG
 
0.0151 seg. NEW