Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Mas quem disse que a mineralização é má??? Antes pelo contrario!! Os minerais são necessarios para o organismo e nem sempre são ingeridos em qualidade e quantidade ( comida).
    A unica precaução que existe é que se deve variar de marca de agua pois cada agua tem a sua combinação de minerais, não convem abusar sempre da mesma.
    Isto é valido para as aguas minerais, quando às de nascente são pouco mineralizadas: não fazem mal , mas tambem não fazem bem!

Agua parada pode depositar lentamente os mineiaos dissolvidos, não será por ai o problema. O tempo de armazenamente isso sim pode degradar a qualidade da agua!

Colocado por: dedao

Mas há de ser melhor que a minha da torneira quase de certeza :D

Tenho o cuidado de ver a mineralização total ou resíduo a seco para ter menos minerais. A água do continente tem por ex mais de 120mg/l e a do pingo doce (ou lidl) que compro uns 32mg/l (penso serem estes os valores). Isso dos depósitos... deve-se a que??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  2.  # 2

Leem-se coisas como: O excesso de calcário pode igualmente afectar o nosso organismo, e pouco a pouco, danificar as Nossas artérias. O calcário deposita-se igualmente nos rins, criando frequentemente cálculos, provocando anualmente dezenas de milhares de operações para os retirar.

Mas minerais tem todas, não precisa é ser em excesso.

Porque a água do luso ou vitalis dá enfase ao " àgua muito pouco minieralizada"?
  3.  # 3

Não têm mais onde gastar o dinheiro que em parvoíces?
  4.  # 4

Qual delas? :P
  5.  # 5

Porque existem pessoas com "facilidade" em criar pedras nos rins: para essas é essencial não ingerir muitos minerais na agua. Mas pode não chegar!! A culpa não é dao calcario é um "defeito" das pessoas. A agua não é melhor que as outras.
    Alias a agua do luso é usada para tratamentos (termas). Até à uns anos atraz ele tinha um sabor proprio ( para mim agradavel), mas a agua vendida é diluida para poderem produzir mais quantidade de agua!!

Colocado por: dedaoLeem-se coisas como: O excesso de calcário pode igualmente afectar o nosso organismo, e pouco a pouco, danificar as Nossas artérias. O calcário deposita-se igualmente nos rins, criando frequentemente cálculos, provocando anualmente dezenas de milhares de operações para os retirar.

Mas minerais tem todas, não precisa é ser em excesso.

Porque a água do luso ou vitalis dá enfase ao " àgua muito pouco minieralizada"?
    • joni
    • 3 outubro 2013

# 6

Quanto á água de torneira, como já foi referido, temos dos melhores serviços europeus (98%), é água analisada constantemente, potável, e barata. Qualquer coisa é ir ao site da camara municipal, zona do ambiente, e ver os editais das análises á mesma nos vários sitios de captação para verem a qualidade global da água na vossa zona. Quanto á engarrafada.. á dois tipos, ou diz de nascente, e sim senhora, se gostam do sabor(admita-se que muita água de torneira, por mais pura que seja em termos de sabor....) e comprem como quiserem.. ou então não diz de nascente, e mais vale ficar quieto e não comprar pois é água da rede publica filtrada, a qual vão pagar o dobro do preço. Quanto aos maleficios da água engarrafada.. tem que se ter cuidado no armazenamento da mesma, pois excesso de exposição solar nas mesmas pode provocar a libertação de substâncias cancerignas na água. Tambem de ficar a saber que água com Ph superior a 7 é melhor para os Homens(atenção, homem mesmo, e não mulher), pois previne problemas cardiacos, porque só nos homens e porque raio tal acontece.. ninguém sabe
  6.  # 7

do site da unicer

as águas disponíveis para consumo do Homem não são todas iguais, podendo ser agrupadas em três tipos diferentes:

Águas Minerais Naturais;

Águas de Nascente;

Outros tipos de águas consumíveis.

As águas minerais naturais encontram-se no subsolo a grandes profundidades. São sistemas de água sem elementos de poluição e a sua composição química é totalmente natural, sendo provocada pela interação água/rocha, possuindo oligo-elementos benéficos à vida humana.

Têm por isso uma composição química específica, mantendo as suas características ao longo do tempo.

Mas as águas minerais naturais não são todas iguais. Para além de possuírem características químicas e paladares distintos, algumas águas minerais naturais possuem gás natural. São as chamadas águas gasocarbónicas. Para preservar todas as suas qualidades e pureza, o engarrafamento das águas minerais naturais só pode ser efetuado no local da captação.

A diferença das águas de nascente em relação às águas minerais naturais é precisamente o tempo de circulação no subsolo, o qual é mais curto. Decorrente do curto período de circulação subterrânea, a presença de sais minerais nas águas de nascente não é constante ao longo do ano.

São águas bacteriologicamente sãs e com características originais. De forma a preservar todas as suas qualidades, o seu engarrafamento só pode ser efetuado no local da nascente.

Apesar da sua elevada importância, nem todas as águas possuem garantidamente características naturais e saudáveis. Apenas as águas minerais naturais e as de nascente mantêm a sua pureza original, pelo que a escolha destas águas é a melhor maneira de ajudar a manter o equilíbrio do corpo.

A água mineral natural e a água de nascente são as únicas águas globalmente naturais que não podem sofrer quaisquer tratamentos e que são comercializadas sem adição de químicos ou aditivos. A água mineral natural e a água de nascente têm também de ser submetidas a dois anos de testes rigorosos antes de poderem ser vendidas com essa designação, dado que é necessário provar que os aquíferos de onde provêm estão isentos de poluição e estão implantados em locais protegidos de qualquer ameaça poluidora.

Embora a Natureza não produza duas águas naturais com a mesma composição química, é possível o seu agrupamento por classes ou tipos tendo por base certas semelhanças que entre elas existem. O total de sais dissolvidos, quantificados através da mineralização total, constitui o parâmetro mais imediato para o agrupamento das águas naturais em 4 grandes tipos:

Águas hipossalinas ou de baixa mineralização: quando o total de sais dissolvidos não ultrapassa 50mg/L;

Águas fracamente mineralizadas: quando apresentam valores de mineralização total entre os 50 e 100mg/L;

Águas Mesossalinas: quando a mineralização total se situa entre os 500 e 1500mg/L;

Águas Hipersalinas ou ricas em sais minerais: são as que exibem um valor de mineralização total superior a 1500 mg/L.

A presença de certos aniões e catiões em quantidades manifestamente superiores à dos outros constituintes dissolvidos, constitui igualmente um critério para classificar as águas naturais por tipos:

Água Bicarbonatada: a quantidade de bicarbonato é superior a 600 mg/L;

Água Sulfatada: a quantidade de sulfato é superior a 200 mg/L;

Água Cloretada: a quantidade de cloreto é superior a 200 mg/L;

Água Fluoretada: a quantidade de fluoreto é superior a 1 mg/L;

Água Sódica: a quantidade de sódio é superior a 200 mg/L;

Água Cálcica: a quantidade de cálcio é superior a a 150 mg/L;

Água Magnesiana: a quantidade de magnésio é superior a 50 mg/L;

Água Gasocarbónica: a quantidade de anidrido carbónico livre é superior a 250mg/L;

Água conveniente para um regime pobre em sódio: a quantidade de sódio é inferior a 20 mg/.

Fonte: Cadernos APIAM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  7.  # 8

Ok, mas tanta designação serve pra que? :D

Isso é que não encontro, só "dizem" que muito calcário pode fazer mal... mas não ha estudos que o comprovem.
  8.  # 9

Pessoal,

Não falem do que não sabem. Quem vos disse que a água faz mal?
    Tou interessado em comprar uma máquina e tenho pesquisado um bocado sobre o assunto. Isto porque sei que muitas das análises das águas da rede analisadas pelas entidades competentes apresentam resultados conforme lhes convém, principalmente com o cloro.
    Se essa água com cloro é tão boa, porque é que não podemos beber as águas da piscina? Dar uns goles diariamente enquanto se dá umas braçadas não deve ser muito diferente de ingerir 1,5L (quantidade de água diária recomendada pelos médicos) de água da rede.
    As máquinas de osmose tem diversas certificações, e não acredito que conseguissem essas certificações se as pessoas fossem ter cancros, tumores e descalcificação dos ossos como diversos sites o indicam. Ainda mais, não vi em nenhum site de ordem dos médicos, ministerio da saúde, nutricionistas, etc, a não aconselhar a beber essa água.

[pub][/pub]
  9.  # 10

Colocado por: jose.nunes1248
    Se essa água com cloro é tão boa, porque é que não podemos beber as águas da piscina?

[pub][/pub]
    O motivo é a concentração.
    Água de osmose não é saudável para beber, pergunte ao seu médico!
    A título de exemplo: Neste momento não tenho mas já tive aquário de água salgada. Sabe como se preparava a água?
    Água de osmose misturada com um pó que continha todos os sais necessários ao bom crescimento dos corais! Ou seja retirava para depois colocar nas doses certas!
    Já agora pergunto-lhe, sabe a quantidade de água que é desperdiçada num BOM filtro de osmose?
    Alexandre
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  10.  # 11

A agua das piscinas leva muito mais que cloro! Por exemplo leva anti algas, Corretores de PH , etc. E ainda asquantidades de cloro são muito mais elevadas poir temos as pessoas a "poluir" a agua!!

Esperimente colocar agua da totneira num jarro destapado e deixa-lo 1 a 2 horas a repousar. O cloro é um gas que é dissolvido na agua, com tempo ele volta para a atmosferaa. Depois compare o sabor com agua acabada de sair da torneira. Olha que se nota muito bem a diferença. Gastar dinheiro nessas maquinas é enganar o povo!!

Colocado por: jose.nunes1248Pessoal,

Tou interessado em comprar uma máquina e tenho pesquisado um bocado sobre o assunto. Isto porque sei que muitas das análises das águas da rede analisadas pelas entidades competentes apresentam resultados conforme lhes convém, principalmente com o cloro.
    Se essa água com cloro é tão boa, porque é que não podemos beber as águas da piscina? Dar uns goles diariamente enquanto se dá umas braçadas não deve ser muito diferente de ingerir 1,5L (quantidade de água diária recomendada pelos médicos) de água da rede.
    As máquinas de osmose tem diversas certificações, e não acredito que conseguissem essas certificações se as pessoas fossem ter cancros, tumores e descalcificação dos ossos como diversos sites o indicam. Ainda mais, não vi em nenhum site de ordem dos médicos, ministerio da saúde, nutricionistas, etc, a não aconselhar a beber essa água.

[pub][/pub]
    Concordam com este comentário: joni
  11.  # 12

mais umas bocas:

http://www.greenamerica.org/livinggreen/waterfilters.cfm:
    • Reverse osmosis filters use normal household water pressure to force water through a semi permeable membrane, which separates contaminants from the water. These are best for removing bacteria. However, for every three gallons you run through the filter, you’ll only get one gallon of water. You can redirect the waste water to a graywater system. Types: Point-of use kitchen sink filters.

http://www.thewaterq.com/wnews1/index.php?option=com_content&view=article&id=306:main-disadvantages-of-reverse-osmosis-&catid=59:reverse-osmosis&Itemid=387:

The disadvantages of reverse osmosis that I referred to at the top are directly related with the long term consumption of demineralized water.

First, because it contains more hydrogen, it is an acid with a pH below 7. In order to neutralize the acid nature of the water, our body will pull minerals from our teeth and bones. This will produce mineral deficiency which will upset the balance of our system, leading to undesirable effects.

Second, it has been scientifically proven that when body water become more acid than alkaline (pH above 7), our body tends to produce more free radicals, those atoms or groups of atoms which are unstable and damage organ cells, causing cancer.

An alternative purification technology which is recognized by the U.S. EPA (Environmental Protection Agency) as the best available technology for removing contaminants without demineralization, is multi stage activated carbon filtration.
    • LuB
    • 11 outubro 2013 editado

# 13

- Não é verdade que seja desnecessário para consumo humano doméstico, pois toda a água da rede publica está "contaminada" com químicos e outros elementos, e a engarrafada podendo ter algumas pequenas vantagens, tem grandes desvantagens e riscos...

Compreendo toda e qualquer posição diferente, no entanto a verdade é que a verdade nem sempre interessa ser dada a conhecer, pois os interesses são muitos... enfim, cada um irá sempre colher os "benefícios" das opções que tiver.

Sr Ricardo Domingos

O Sr vende esses aparelhos?
    O Sr está realmente convencido que está a vender um produto útil e a prestar informação fidedigna?

A verdade é a seguinte
    (Tanto se me dá que a minha intervenção lhe agrade como não)

1) - A água da nossa rede pública é muito melhor antes de ser "tratada" por esses aparelhitos... que à saída dos mesmos...
    Porque é que é melhor? Porque sendo tratada e analisada diariamente nos dá a garantia de >ter boa qualidade para consumo e nos garante que os sais minerais que contém (ferro, Calcio, Mag, Flúor etc.) necessários aos nossos ossos, dentes, músculos estão presentes
    ou seja não lhe foram sacados por um estúpido aparelho de osmose inversa.
    Você deve saber tão bem como eu que aquele resíduo que o fica como depósito (a que vocês chamam lixo, para impressionar papalvos) não é senão um precipitado dos benéficos sais que tanta falta fazem à nossa saúde."

2) Esses aparelhos quanto muito poderiam ser úteis se utilizados em águas insalubres (África... por exemplo) onde embora lhe retirassem os sais minerais decerto encontrariam algo para corrigir em termos bacteriológicos ou de resíduos prejudiciais, mas lá não rendem $$$$ não é?

Para mim não, obrigada! Nem 2.000 Euros nem 100 Euros nem dados...

Quem quiser por dinheiro para o lixo compre...
    • LuB
    • 11 outubro 2013

# 14

Quer comparar a quantidade de cloro que é colocada na água da piscina com a que é usada no tratamento da água de consumo? São quantidades tão pequenas que não prejudicam a saúde.
    A água da piscina necessita de muito maior quantidade de cloro porque... ora adivinhe lá o motivo...
    • joni
    • 12 outubro 2013

# 15

Também ter em conta que sem contar com o tratamento de cloro para manter a qualidade da água ao longo da linha, na captação é feito tratamento com radiação ultra violeta e ozono.
    Tratamentos de água para a torneira como esses aparelhos dizem fazer só servem se a pessoa usar captações de águas próprias.
    • joni
    • 12 outubro 2013

# 16

jose.nunes1248
    há 1 dia

Pessoal,

Diga lá então onde ocorreu isto? eu pelo menos falo do pouco conhecimento que tenho dos editais camarários que já vi, já por lá vi alguns valores a exederem os limites legais, mas logo com a indicação do porque, quando aconteceu, como foi resolvido, etc etc.^( e isto casos muito pontuais), acredite que se não houve-se análises constantes não se saberia..

Porque á a preocupação constante em manter uma boa qualidade
    • joni
    • 12 outubro 2013

# 17

e antes que venha dizer que sou funcionário x, de empresa y, sou estudante de engenharia do ambiente, farto de fazer análises a águas ando eu, e não sou pago para isso, antes pelo contrário.. talvez um dia o venha a ser mas isso saõ outros vinte. agora irrita-me ver pessoas a querer enganar quem não sabe

12.  # 18

Eu vou só aqui dar a minha experiência: a minha rua foi visitada por uns vendedores de sistema de osmose para purificação de água.

Vinham com dois eléctrodos e fizeram a electrólise de uma amostra de água (não fizerma referência nenhuma à composição dos tais eléctrodos) claro um dos electrodos fornecia iões que fizeram uma espécie de uma lama que o vendedor teve a lata de atribuir à água. Erua tudo uma espécie de passe de elusionista.~

A lama que se forma não tem a ver directamente com a água, são os iões dos electrodos que se acumulam num dois eléctrodos (depende da polarização e composição dos electrodos). É uma coisa para assustar os incautos.

E o preço: para cima de 2000 Euros de instalação e....mais cerca de 100 euros/mês. Dava para beber água do luso, tomar banho em água dl luso, talvez regar com água do luso....são uns aldrabões..
    Concordam com este comentário: eu
    • musg
    • 12 outubro 2013

# 19

Assim sendo, vou beber uma cerveja fresca que tá na hora.

A agua continuo a beber da torneira como sempre fiz.

:)
    Concordam com este comentário: LuB, raulschone, joni
  13.  # 20

"Amigos" ... em primeiro lugar quero deixar claro que não levo a mal os vossos comentários mais ou menos críticos ou agressivos, só porque a vossa opinião é diferente devido à falta de conhecimento ou mesmo teimosia...

Só não compreendo é como que podem acreditar e querer fazer acreditar que beber e cozinhar com água que tem diluídos entre outros elementos...hipoclorito de sódio, alumínio, mercúrio, nitratos, sulfatos, flúor, etc é bom e saudável...

Já agora Sr. LUB... já percebi que sabe umas coisas, por acaso sabe o que lhe pode acontecer se beber água com flúor...

Olhe simples curiosidade e brincadeira ... se o flúor é bom para prevenir cáries e proteger os dentes e acha que o podemos ingerir com água sem qualquer problema, porque razão não ingere champô para retirar o oleosidade do cabelo ...

Será que não entendem nem sabem interpretar a Lei, que refere que a água de consumo publico não deve ter valores superiores aos recomendados, simplesmente porque não é viável retirar determinados "ingredientes", e porque nas ETA's são adicionados outros "ingredientes" químicos...

Logo... meus Amigos a Lei existe principalmente para defender isso, e não para defender a saúde de cada um de nós ... é assim tão difícil ...

Não tenho curso superior, não sou médico, mas felizmente já assisti e participei em alguns colóquios, formações e partilha de conhecimentos com médicos e pessoas ligadas ao meio.

Também por alguma razão existem clientes Médicos, Enfermeiros, Advogados, Juízes, etc que são consumidores de água Osmotisada...

Compreendo que este não é o melhor meio para divulgar e apresentar argumentos e documentos, mas quem quer dizer mal vai sempre encontrar argumentos para isso ...

Continuo a dizer que compreendo quem não está de acordo ... mas, a essas pessoas sugiro que procurem informação e conselho com alguém que realmente saiba do que fala.

Já agora, li um comentário a referir-se à água dos aquários ... nesse caso lembro que não há comparação possível, até porque os peixes vivem dentro de água e não se afogam, pois foram de água morrem... e nós humanos fora de água conseguimos viver e dentro de água nem por isso... e mesmo os peixes se a água estiver contaminada também morrem...

Para terminar por agora, também acredito que existam pessoas que não consideram a qualidade da água, algumas são na certeza consumidoras de tabaco, cocacola, refrigerantes, etc, e podem considerar que isso não irá afectar a sua saúde ...

Mas a verdade é que a Saúde também depende daquilo que bebes e que comes ...

PS: Caso que queiram trocar alguma opinião mais séria e concreta, fico disponível em [email protected]

0.0265 seg. NEW