Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Preciso a vossa ajuda para a minha situação, que passo a explicar.

Estou a morar, como inquilino, a cerca de 2 anos e meio num apartamento T2 com dois quartos - compartido com outro inquilino.
    Pagamentos sempre efectuados por transferencia bancaria ou deposito em conta (que tenho comprovativos), mas nunca foi emitido recibo nem o senhorio fez contrato escrito.

Quando me mudei a casa tinha acabado de ser renovada, no entanto os problemas devido à fraca qualidade das obras sucedem-se.
    Temos tido problemas recorrentes com humidades na casa e no meu quarto.
    Em Fevereiro 2011 detectei um grande problema de humidades e bolor no quarto junto a cama... que andei a avisar o senhorio durante 3 meses para resolver, e nada. Até que um dia afastei a cama e havia bolor e FUNGOS. Nessa altura avisei novamente e passei a dormir na sala duas semanas até o problema ser resolvido. Mais tarde só fui compensado em 50% de desconto em 2 semanas (25% da renda, que nao inclui as despesas da casa).

Origem do problema - uma infiltração no WC, que afecta vizinho de baixo e uma parede do meu quarto, ficou por resolver efectivamente.
    Passado alguns meses, o problema voltou a surgir. E actualmente há tambem infiltrações e no tecto, que devem vir do telhado ou sotão.
    E novamente FUNGOS na parede junto á cama.

Tenho sinusite (o que provoca dores de cabeça cada vez que estou engripado ou com expectoração), e sinto que à vários meses que a minha saúde está a deteorar-se com as constantes gripes devido aos FUNGOS.

Tenho actualmente mes e meio em atraso (mais o mes de cauçao), pois tenho tido alguns problemas financeiros nos últimos meses e actualmente estou desempregado da minha actividade principal. Tenho tentado recuperar nos pagamentos, mas de momento estou com falta de liquidez pois eu próprio sou credor de pagamentos.

Por outro lado, há vários meses que tenho reportado constantemente os problemas da casa e a necessidade de obras, em particular em relação aos problemas de bolor e fungos.
    E o senhorio nada faz de efectivo. Diz que está em contacto com a seguradora. Já cá veio 3 vezes uma pessoa (suspostamente) da seguradora, apenas olha para o problema, reporta e nada se resolve.

Neste momento, o senhorio está a tentar forçar a minha saída, com base em falta de pagamento.
    No inicio deste mês disse que me ia por fora se eu nao pagasse os valores em dívida.
    Eu disse-lhe que estava a tentar pagar o que estava em atraso, mas tambem necessitava que ele resolvesse o problema do meu quarto, para melhorar a minha saude e puder trabalhar.
    Eu paguei uma renda... passou 11 dias, so voltou cá uma pessoa a ver novamente o problema e nada fez. Esta marcado para a proxima 2ª-feira "virem cá ver como se pode resolver". Tenho dúvidas que ele tenha activado o seguro, e que esteja a fazer alguma coisa.

A 11 dias levou documentos pessoais (contratos) que tinha na minha caixa do correio, e nao os devolve. já o pedi várias vezes, e usa o argumento da falta de pagamento para desviar a conversa e como forma de chantagem.

Está nos ultimos 2 dias a tentar forçar a minha saída, e ameaçou passar esta tarde para levar os equipamentos da ZON, para dar baixa do serviço.
    O serviço é pago por nós, embora contrato esteja em nome dele (e já várias vezes pedimos que mude o titular para o nosso nome). Apenas está em dívida a factura do mês corrente, com data de pagamento 27/28 Abril...

Já pediu que saisse ate dia 22 ou até este domingo. O meu colega de casa têm estado a trabalhar fora de portugal. Esta semana está cá, mas domingo vai embora e só volta no próximo mês.

Tenho algumas ideias de como agir, mas gostava da vossa ajuda:
    - é possível pedir indeminização devido aos problemas de saude derivados dos fungos ?
    - como devo agir para evitar o despejo forçado (relembro que nao tenho contrato nem recibo, mas tenho comprovativo de todos os pagamentos) ?
    - e se ele me tentar despejar à força ou cortar serviços, o que fazer ?
    - que devo fazer em relaçao aos documentos que ele retirou do correio ?

Obrigado.
  2.  # 2

Boa tarde Neptuno
    Gostaria de poder ajudar em tudo mas, creio que, entra no foro legal e haverá pessoas aqui mais capacitadas para lhe responder.

Posso, contudo, dar-lhe uma sugestão para evitar problemas de extravio de correio e invasão do imóvel - mude as fechaduras! Aproveite que o outro inquilino está cá e diga-lhe o que se passou e que quer mudar as fechaduras para preservar a V/ privacidade.

Quanto ao resto, eu sugeria um advogado pois, como não há contrato escrito o arrendamento não é legal. Mas com comprovativos de pagamento, testemunhos de vizinhos, poderá arranjar solução, em tribunal, mas~é uma mera suposição.

Contudo, com tantos problemas, não acha que a melhor solução seria mesmo esquecer esse imóvel e partir para outra? O que não falta são apartamentos para arrendar e provavelmente em muito melhores condições!
  3.  # 3

Colocado por: Neptuno- é possível pedir indeminização devido aos problemas de saude derivados dos fungos ?

Parece-me um bocadinho forçado... como é que você consegue provar que está pior da sua saúde e que tal se deve à humidade? Mas se realmente aquilo estiver em muito mau estado é possível...

Colocado por: Neptuno- como devo agir para evitar o despejo forçado (relembro que nao tenho contrato nem recibo, mas tenho comprovativo de todos os pagamentos) ?

Regularizar a dívida... Existem outros meios mas esses não são para indicar aqui no fórum... :)

Como o Senhorio não tem contrato vai ser mais problemático despejá-lo... Agora presumo que ele seja o titular dos contratos da água, electricidade etc... pelo que os pode mandar cortar... Veja se consegue chegar a acordo com ele para ir pagando a dívida aos poucos ao mesmo tempo que lhe resolvem o problema da infiltração...

De contrário, siga o conselho da Bel e pisgue-se!

Cumps
  4.  # 4

quer dizer hoje em dia não se paga renda e com a desculpa de que não se fizeram obras já terá apanhado uma doença!mais uma boa para se ir buscar algum!
    1-se viu que estava a piorar de saúde porque não mudou de casa simplesmente?quer dizer se estivesse a apanhar um cancro mais vale uma indemnização que a saúde?
    2-esta a espera que uma pessoa lhe passe confiança resolvendo o problema enquanto voce não é de confiança?
    3- Ora bem você esta doentinho pode-se atrasar ou não a pagar a renda porque tem um cogumelo em casa?mas neste caso se o proprietário estiver também doentinho quem vai pagar o credito do local onde você se encontra?esse é o problema, mais depressa o banco o põe fora que o próprio proprietário que voce!
    só lhe desejo que não lhe aconteça como o meu vizinho um pobre desgraçado que trabalhou a vida inteira para ter um apartamento para alugar só sei que no verão perdeu a cabeça e foi buscar a dita carabina de 2 canos!resumindo encontra-se neste momento na cadeia!
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo, laivort
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  5.  # 5

Posso tentar entender o que é passar por dificuldades, mas
    experimente por-se no lugar do senhorio, tem rendas em atraso,
    verifica que o inquilino cada vez mais tem a sua situação degradada,
    o que faria? fazia reparações? dava-lhe uma palmadinha nas costas
    e dizia -deixa estar não faz mal?
    O Neptuno precisa eventualmente de ajuda, acha que o senhorio
    tem a obrigação de lha dar?
    Acho que isso das doenças e alergias nestes casos é para dourar
    a pílula e tentar fugir ao real problema, não tem condições actualmente
    para pagar a renda, quantos mais meses ficar sem pagar mais o senhorio
    corre o risco de ficar a arder, você no lugar dele certamente não
    queria um inquilino assim, é que os senhorios também pagam contas sabe?
    qualquer coisa que quiser resolver tem que falar directamente com a
    pessoa, visto que é você que está em falta, o facto de não ter contrato
    e uma vez que tem comprovativos de pagamento da renda, a si não o
    afecta em nada e o mesmo não é necessário para estar legal.
    Uma sugestão, -porque não pede ajuda ao outro inquilino?
    ou ele também não paga?
    Concordam com este comentário: ramos1999, Vitor Azevedo
  6.  # 6

Colocado por: Erga OmnesParece-me um bocadinho forçado... como é que você consegue provar que está pior da sua saúde e que tal se deve à humidade? Mas se realmente aquilo estiver em muito mau estado é possível...

Mesmo que prove como é que justifica que sabendo das condições de habitabilidade insistiu em viver no local? Se estava assim tão mau arranjava uma alternativa e pedia indemnização.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo

0.0113 seg. NEW