Iniciar sessão ou registar-se
    • JRSP
    • 13 março 2013

     # 1

    Boa tarde
    Solicitava a vossa opinião sobre o seguinte:
    No meu terreno, onde iniciei a construção de moradia, passa um ramal de eletricidade que dá "luz" a outra moradia.
    Esse fio vai atrapanhar as obras e futura utilização do espaço.
    Que tenho que fazer passa solicitar a remoção ou desvio do dito fio?
    Tenho que ir à EDP? Tem que ser o vizinho a pedir?
    Será que vou ter custos com isso, sendo que a luz não é para mim e ainda por cima o fio passa por cima do meu terreno... Espero que não...
    Agradeço desde já os vossos comentários...
    Cumprimentos.
  1.  # 2

    carta á edp a pedir a remoção ou desvio dessa ligação pois está a atraplhar as obras no seu terreno. é claro que isso deve ser feito sem custos nenhuns para si pois penso que nunca deu essa autorização pois não??
    Concordam com este comentário: ntqf, escaleira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRSP
    • JRSP
    • 13 março 2013

     # 3

    Colocado por: marco1carta á edp a pedir a remoção ou desvio dessa ligação pois está a atraplhar as obras no seu terreno. é claro que isso deve ser feito sem custos nenhuns para si pois penso que nunca deu essa autorização pois não??


    Obrigado pela resposta.
    Tanto quanto sei não foi dada qualquer autorização. O terreno é meu desde 2005.
  2.  # 4

    Se já existia quando comprou, a EDP poderá ter sido autorizada pelo anterior proprietário e aí terá custos com a remoção. Se foi instalado após a sua compra, quer dizer que foi instalação ilegal, então pode solicitar o desvio para a estrema e evitar o atravessamento do seu terreno. Atenção que o ramal deve ser propriedade do seu vizinho e aí a responsabilidade de alteração do traçado é da responsabilidade deste.
    • JRSP
    • 15 março 2013

     # 5

    Colocado por: manueteixeiraSe já existia quando comprou, a EDP poderá ter sido autorizada pelo anterior proprietário e aí terá custos com a remoção. Se foi instalado após a sua compra, quer dizer que foi instalação ilegal, então pode solicitar o desvio para a estrema e evitar o atravessamento do seu terreno. Atenção que o ramal deve ser propriedade do seu vizinho e aí a responsabilidade de alteração do traçado é da responsabilidade deste.


    Quando comprei o terreno já existia o ramal há muitos anos.
    O anterior dono já faleceu, mas penso que não terá existido autorização.
    Tratava-se de um terreno utilizado para agricultura e como estava mais perto aqui vai disto...
  3.  # 6

    Então neste caso os encargos de alteração serão de sua inteira responsabilidade. Mesmo que não haja autorização o direito já foi adquirido com o tempo que passou (direito por usocapião)
  4.  # 7

    Mande um FAX para 210016305 (EDP) e exponha a situação.

    Á partida alguém entrará em contacto consigo para proceder á modificação do ramal, o qual deverá ser sem custos para si, nem para o seu vizinho, uma vez que a EDP é que deveria ter efetuado o ramal somente através de espaço público.
    Concordam com este comentário: r.v
  5.  # 8

    Colocado por: manueteixeiraEntão neste caso os encargos de alteração serão de sua inteira responsabilidade. Mesmo que não haja autorização o direito já foi adquirido com o tempo que passou (direito por usocapião)

    Tem a certeza do que está a dizer?
  6.  # 9

    Em principio não paga nada. Tive uma situação idêntica mas com um poste/fio da PT que já tinha uns 18/20 anos...Fiz o pedido por carta e retiraram sem qq problema...
    • pjf
    • 15 março 2013

     # 10

    tive uma situaçao tambem identica com um poste da pt e um da edp num terreno que comprei ,mas so o da pt estava a trevessar o terreno e tinha mesmo de ser tirado,depois de varios pedidos por carta registada a pt numca fizeram caso ao meu pedido cada vez que ligava para a pt o que me diziam era que faltava da minha parte uma copia da licença de construçao e eu farto de enviar por fax ,email e numca o vieram desviar o cabo ,a minha sorte com o avanço da obra um dia o cabo ficou espalhado no chao :) os vizinhos tiveram de reclamar a pt que nao tinham telefone .à males que por vezes vem por bem:).

    o poste da edp estava e ainda està num terreno mais baixo que o nivel da estrada +- 2,5m como tive de aterrar a parte da frente do terreno o poste da edp agora ficou baixo ,como poste ja tem varios anos està todo podre ,a responsavel pelos trabalhos falou comigo para comunicar a edp para o poste ser trocado por dois motivos ,està muito baixo e podre,o meu espanto foi quando recebi um orçamento da edp 730 eur no caso do poste fosse trocàdo ,por mim o poste fica assim atè cair se um dia der problemas vou ver que è o responsavel.
    • pjf
    • 15 março 2013

     # 11

    f
      IMG_1905.JPG
    • AoV
    • 16 março 2013

     # 12

    Eu já tive as 2 situações, ter de trocar um da PT e um da EDP, que já se encontravam à dezenas de anos dentro do terreno, em ambos os casos foi só fazer uma carta a pedir para alterar a localização, e vieram sem qualquer problema e até hoje nunca me apareceu uma conta para pagar.

    Na EDP já ouvi relatos em que é mais fácil se for a Junta de Freguesia a pedir...
    • JRSP
    • 19 março 2013

     # 13

    Bom dia
    Agradeço todos os comentários.
    Se possível (o tempo não abunda) irei colocar informações da minha obra para recolher a vossa douta opinião (e quem sabe para informação de outras pessoas), embora já vá um pouco tarde porque o projeto já está aprovado...
    Mas há sempre dúvidas que irão surgir.
    Cumprimentos.
 
0.0159 seg. NEW