Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite. pretendo iniciar uma pequena "empresa" com o meu marido. ele é pintor da construçao civil. eu vou ser a "contabilista". sera que me podem dizer qual a melhor maneira de se fazer um orçamento?quais os aspectos que temos que ter em conta? comprimentos
  2.  # 2

    Vai lá, vai, numa só pergunta seria preciso um curso para lhe responder.

    De uma forma simples:
    Mão de obra:
    Pergunte ao seu marido quanto tempo precisa para fazer o trabalho e quantos homens são necessários. Multiplica tudo por 50€ por dia e terá o valor da mão de obra.
    Materiais:
    Considere que um balde de tinta de 15lt dá para 40m2 (2,5m2 por litro) e multiplique pelos m2 a pintar + 20% para trinchas, rolos e afins
    encargos Indirectos
    Depois considere as deslocações, (40cêntimos por Km).

    Depois é preciso considerar se há reparações a fazer, as condições de acesso (pintar num 10º andar habitado é diferente de pintar numa obra nova), protecção de pavimentos e móveis, deslocações de mobilias etc

    Finalmente esta coisas dependem muito do controle que faça. Junte todas as facturas dos custos por obra, some tudo e veja se perdeu ou ganhou dinehiro naquela obra e faça um rácio por m2. Da próxima evita repetir as asneiras (foi assim que eu aprendi muita coisa)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabela costa
  3.  # 3

    O vosso trabalho pode orçamentar com as medições por m2, depois pode acrescentar a percentagem de dificuldade (fazer a obra no 10ºandar ou 1º andar) como o amigo Paulo Correia referiu.


    Tenha cuidado ao medir os projectos, o tipo de parede onde vai pintar, e os preços. O principal tente sempre deixar o seu cliente satizfeito.

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabela costa
  4.  # 4

    Paulo,
    Discordo dos 50,00euros/dia.
    Se um trabalhador ganhar 14meses de ordenado por ano, declarar o rendimento em sede de Finanças e Segurança Social, se a empresa lhe pagar o Seguro de Acidentes de Trabalho e tiver Seguro de Responsabilidade Civil, e não esqueça a papelada necessária para o Alvará, um operário com um ordenado de 800,00 euros custa uns 75,00euros/dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabela costa
  5.  # 5

    Luis

    Eu também discordo mas naquele segmento de mercado acho que se paga tudo? se pagar com a concorrência dos brasileiros, perdem todos os orçamentos. infelizmente quando toca a adjudicar, manda o preço. Eu tenho calculado para um servente 5.42€/m2 e 7,23€/hr para oficial. Não pode pedir mais do que as empresas de trabalho temporário cobram
  6.  # 6

    Tem razão Paulo. Mas....

    "Não posso" pedir mais à hora que empresas de trabalho temporário, não.
    "Não devia" pedir mais, mas se fôr preciso faço-o (não é costume cobrar trabalhos com valores custo/hora). Era só o que faltava comparar os operários da minha empresa com os de «negreiros»!

    (Em contrapartida: já viu quanto cobram por mão de obra em oficina de automóvel?)

    O que eu faço é tentar ser mais eficaz (apesar de, seguramente, ter menos lucro que «alguma» concorrência) ou, melhor ainda, oferecer maior confiança ao cliente. E aqui, bato muita concorrência aos pontos.

    Por falar em «negreiros», deixem-me contar esta:
    Em tempos (há uns 20 anos) conheci um chefe de equipa de carpinteiros de cofragem cabo-verdeano. Era um carpinteiro razoável, com muita ambição. Um ano depois apareceu-me numa obra, de Audi novo branco, vestido da cabeça (de Borsalino!) aos pés de branco, a perguntar se eu precisava de pessoal. Ele já tinha, nessa altura, mais de 150 operários a trabalhar para ele, que eram cedidos a empresas de construção, ficando com 60 ou 70% do que cobrava para ele (digo, para a empresa dele). Alegadamente, era para pagar os encargos sociais, os seguros, etc. Alegadamente... Agora faça as contas ao que ele podia estar a ganhar por cada dia de trabalho!
  7.  # 7

    boa tarde.
    queria agradecer a todos os senhors que me responderam... muito obrigada, ja me deram algumas luzes, vamos la ver se isto corre bem.
    o nosso primeiro objectivo é começar em obras pequenas, po exemplo, umas pinturas aqui, outras ali, para depois quando ja formos conhecidos ja n ser tao dificil.
    mais uma vez, muito obrigada a todos.
  8.  # 8

    anabela
    Não se esqueça que para actuar no sector da construção necessita ter um alvará.
    mas para esse tipo de obra provavelmente bastará ter um titulo de registo, que embora só lhe permita fazer obras de menor dimensão não necessita de ter um técnico responsavel.
    Atenção que este ano a ACT vai andar preocupadissima em fiscalizar essas situações as as multas a aplicar não compensam

    Boa Sorte e Boas obras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabela costa
 
0.0135 seg. NEW