Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde foristas,

    Peço a vossa ajuda na escolha de paneis solares para AQS, como o orçamento é apertado e tenho um certificado energético com 2anos penso que posso aproveitar o incentivo FEE.

    Já estou em contacto com algumas empresas instaladoras e o que quero será um sistema termossifão de 300lt com resistência de apoio (mas que possa ser ligada e desligada manualmente), a zona é na ERICEIRA e venho aqui pedir a vossa opinião sobre os dois sistemas apresentados. O preço está nos 3100,00 euros

    O sistema TSM dizem-me que a manutenção é reduzida só de 5 em 5 anos é que se muda o anticongelante.
  2.  # 2

    Colocado por: aleiriaoO preço está nos 3100,00 euros

    esse preço para Termosifão de 300 litros??? isso está muito empolado... isso dá pra meter circulação forçada....
    mas de qualquer forma esse sistema de termosifão é recente... parece interessante, usa mais ou menos o mesmo principio dos Depósitos acumuladores ROTEX, só que em Termosifão.
    quanto a mudar o glicol só de 5 em 5 anos, já não sei...
    veja outros topicos. aqui no FDCASA já tem muita informação
  3.  # 3

    Caro, concordo com o fernando ferreira que mais vale a pena um CF. Mais, na Ericeira os ventos sobre o deposito durante a noite, lá se vai o calor acumulado durante o dia.
    Pior, o ar salgado, vai derreter tudo o que possa, mais uma razão para colocar todo o material que puder dentro de casa.
    Agua muito calcaria , vai reduzir rapidamente a eficiência do sistema.

    E para finalizar, apesar do sistema de aquecimento directo ser supostamente útil no combate à legionela (que apesar de ter sido falado por aqui, ninguém arranjou um exemplo sequer, com origem em sistemas caseiros de AQS https://forumdacasa.com/discussion/15443/6/legionella-devemos-ter-medo-dela-nas-nossas-instalacoes-solares/#Item_14) na verdade o sistema tem um rendimento substancialmente menor do que o sistema tradicional.
  4.  # 4

    Já andei a pesquisar pelos tópicos mas não consigo chegar a conclusões quanto ao melhor painel.
    Será que me podem ajudar dando as melhores marcas?

    Quanto ao sistema o CF seria o melhor mas por norma mais caro.

    De qualquer das maneiras queria aproveitar o FEE mas penso que já não será desta, acho que vai haver outra fase até Junho será que me podem confirmar?

    Obrigado
  5.  # 5

    sim, a última fase acaba a 1 de Junho, mas atenção: supostamente também há menos dinheiro disponível para dar por ser a última tranche à qual é atribuída menos fundos!
    • mags
    • 14 março 2013

     # 6

    Desculpem, mas alguém me pode explicar o que é o FEE?

    Os particulares podem concorrer?
    Ainda estao abertas as inscrições? Onde?
    Terei de esperar pelo resultado para colocar o sistema de AQS?
    Obrigado,
    Ana
    • PatSil
    • 14 março 2013 editado

     # 7

    Colocado por: aleiriaoSerá que me podem ajudar dando as melhores marcas?

    Kingspan..!
  6.  # 8

    Colocado por: magsDesculpem, mas alguém me pode explicar o que é o FEE?

    Os particulares podem concorrer?
    Ainda estao abertas as inscrições? Onde?
    Terei de esperar pelo resultado para colocar o sistema de AQS?

    FEE é o Fundo de Eficiencia Energética
    pode saber mais em fee.adene.pt
    é um sistema de incentivos para substituição de janelas que tenham vidros simples; ou para instalação de paineis solares
    para submeter candidatura tem de ser através dos respectivos parceiros, ou seja Associados da APISOLAR para sistemas solares; ou Associados da ANFAJE para as janelas
    quanto à ultima questão, não sei responder
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mags
 
0.0122 seg. NEW