Iniciar sessão ou registar-se
    • RuiMG
    • 15 março 2013 editado

     # 1

    Ola gostaria que me pudessem esclarecer as seguintes duvidas em relação a importancia do Certificado Energético

    1 - Quando da compra de um imóvel a não exibição do Certificado Energético por parte de quem vende implica só o pagamento de uma coima no acto de escritura?
    2 - ou sera atribuida alguma responsabilidade de quem vende se o novo proprietário fizer o CE e encontrar problemas?
    3 - Acham que a falta do CE e motivo para adiar a escritura ate a CE ser feito?

    cump.
    • mog
    • 15 março 2013

     # 2

    Rui, salvo melhor opinião, julgo que a apresentação do CE é obrigatória no ato da escritura, pelo que a esta simplesmente não será feita sem o mesmo.
  1.  # 3

    Colocado por: RuiMG1 - Quando da compra de um imóvel a não exibição do Certificado Energético por parte de quem vende implica só o pagamento de uma coima no acto de escritura?

    a coima não será no acto da escritura. até poderá nunca haver coima. a entidade que devia fiscalizar essas situações é a ADENE. pelo que sei foi enviada uma carta da ADENE para os notários e entidades que fazem as escrituras, para que estes lhes enviem as listagens das escrituras que foram feitas sem ser exibido o certificado, com vista à posterior aplicação de coima. até ver não tenho conhecimento de que tenham sido aplicadas coimas por falta de CE, mas considerando que poderá ser uma fonte de rendimentos para o governo ....
    As entidades que fazem as escrituras é que devem confirmar a existencia do Certificado Energético.
    Quando entrar em vigor o novo Regulamento, será obrigatório indicar a Classe energética do imóvel nos anuncios de venda do mesmo, que é o que faz sentido. Não faz sentido nenhum o comprador só saber da Classe no dia da escritura! a Classe devia ser um indicador a ter em conta na escolha.

    Colocado por: RuiMG2 - ou sera atribuida alguma responsabilidade de quem vende se o novo proprietário fizer o CE e encontrar problemas?

    Não tenho conhecimento que isso venha a acontecer. mas o comprador devia exigir a apresentação do CE antes da Escritura, até para saber o que está a comprar.

    Colocado por: mog3 - Acham que a falta do CE e motivo para adiar a escritura ate a CE ser feito?

    devia ser, se os notários e companhia fizessem o seu papel. mas há muitos que não querem saber do CE para nada.
    Concordam com este comentário: costa3333, Vitor Azevedo
 
0.0081 seg. NEW