Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa dia,
    gostaria de pedir opinião acerca de uma possível colocação de uma bomba de calor no meu apartamento. A necessidade surgiu pelo facto de eu ter uma caldeira a gás propano que faz com que tenha consumos que se estão a tornar incomportáveis (isto só usando para aquecer a água porque o uso de aquecimento central é já há muito impensável cá em casa). Vi, num catálogo, uma bomba que ronda os 850€ mas que apenas dá para AQS. Entretanto, após uma pesquisa na internet vi uma opção da Daikin que dá para combinar AQS com aquecimento central a radiadores, sem necessidade de substituição dos mesmos (à partida seria a solução ideal). O problema é que não tenho ideia nenhuma dos preços deste tipo de equipamento e suspeito que sejam muito caros. Será que alguém me sabe informar o preço deste tipo de equipamento e marcas alternativas e, já agora, se proporciona uma grande poupança energética?
    Nota: o meu apartamento tem cerca de 120 m2

    Obrigada desde já
    • eu
    • 15 março 2013

     # 2

    São caros, muito caros: de 6000 euros para cima...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nocasg
  2.  # 3

    Realmente para aquecimento central são bastante mais caras.

    Que bomba é que viu por 800 euros?

    A única que conheço por esse preço são da ariston, contudo como está integrada no depósito, requer ser colocado numa divisão creio que com 15m2, o que inviabiliza o seu uso na maior parte dos apartamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nocasg
  3.  # 4

    Sim, é a Ariston. Sugere alguma outra? E em termos de poupança de consumos, funciona mesmo?
    • dato
    • 15 março 2013

     # 5

    Colocado por: nocasgSim, é a Ariston. Sugere alguma outra? E em termos de poupança de consumos, funciona mesmo?


    é preciso fazer contas...tal e qual como transformar um carro a gasolina para gás..

    tem o primeiro gasto alto( a compra da bomba de calor) e depois o gasto normal...

    se o investimento inicial for grande, mais tempo demora até q realmente comece a largar menos euros..
  4.  # 6

    dependendo da sua instalação e da sua zona pode colocar uma bomba de calor de baixa temperatura em paralelo com a caldeira existente, obtendo uma redução significativa da conta energética para perto de 1\2 e

    uma bomba Daikin Alterma LT de 8Kw para um apartamento com essa área custa normalmente 4700€ + instalação e IVA, podendo neste momento ser adquirida por 2820€+instalação e IVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nocasg
  5.  # 7

    Não conheço bem este tipo de bombas pelo que não posso aconcelhar modelos. Há uns tempos quando falaram aqui da ariston estive a ver as características técnicas. Creio que os modelos mais básicos tinham cop de 3, e o melhor um cop de 4.

    É tudo uma questão de contas, mas acredito que um equipamento de 800 euros tenha um retorno relativamente curto. Certamente haverá máquinas melhores, mas também certamente mais caras.

    Mas tem condições para colocar esse equipamento da Ariston? De notar que a divisão onde estiver este equipamento ficará mais fria para além de algum ruido que o equipamento faz, não me lembro do valor em db.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nocasg
 
0.0117 seg. NEW