Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Recebi hoje a carta a indicar o valor a pagar de imi relativo ao ano de 2012.

    Para além de se terem esquecido de actualizar o valor da habitação permanente ( curioso pois pagaria menos ), fiquei com a agradável sensação que iria pagar bastante menos. Só quando reparo com mais cuidado é que verifico que o valor a pagar é um terço do total. Ou seja, no envelope apenas se referem à primeira prestação . Aposto que este ano teremos a segunda prestação habitual ( a pagar em Setembro ) e ainda uma terceira prestação que totalizará o valor total.

    E esta hem ???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: saunde
  2.  # 2

    Boa tarde,este ano se o valor total ultrapassar €500,00 é repartido em 3 vezes(julgo que seja em Abril,Julho e Novembro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: saunde, Maria Luísa
  3.  # 3

    Sim senhores. Este ano aumentaram um pouco e podemos pagar em três vezes. A primeira tenho a certeza que é até finais de Abril, a segunda parece que é em Setembro e a terceira já não me recordo, mas mais para o fim do ano.
    Quem utiliza o site das finanças sabe quando deve de pagar as três, o que é o meu caso, mas confesso que só me recordo da primeira (até fim de Abril).
  4.  # 4

    Yupi, o meu IMI desceu 142€.

    Hmmm, devo estar feliz? Ou os cromos da AT ter-se-ão enganado?
    • 1255
    • 16 março 2013

     # 5

    Teresa, não deve ser engano.
    Veja bem se não é apenas uma de duas ou três prestações do pagamento.
    É que depende do valor do IMI a pagar. Até 250 paga por uma só vez; Se for entre 250 e 500 paga por duas vezes; Se for superior a 500€ paga por três vezes.

    Outra hipótese para o sucedido é a seguinte:
    é que depois da avaliação geral que estão a fazer aos prédios urbanos a taxa anual a aplicar baixou.
    Ou seja, aumentaram o valor patrimonial dos prédios mas a taxa aplicada por cada município diminuiu. Esta taxa varia de concelho para concelho e pode variar em cada ano.
    Por exemplo um caso real:
    Numa determinada zona do País, os prédios avaliados antes da entrada em vigor do CIMI (Final de 2003) estavam a ser taxados a 0.7%; os prédios avaliados depois da entrada em vigor do CIMI estão a ser taxados a 0.39%, quase metade. No pressuposto do aumento do Valor do prédio com a nova fórmula de cálculo baixaram a taxa aplicar.
    No seu caso, concerteza já tinha um valor patrimonial elevado porque o prédio deve ter sido avaliado pouco antes da entrada do CIMI. Ora, pagava uma taxa muito mais elevada (provavelmente na casa dos 0.7%). Agora deve ter sido avaliado com a nova fórmula, terá aumentado o valor patrimonial, mas a taxa agora deve rondar os 0.4%.
    É aqui que está a diferença e a razão de pagar menos € do que pagava.
    Cumprimentos
  5.  # 6

    É exatamente este último caso. Estava a ser taxado a 0,7%, este ano é 0,39. E são duas prestações. Uma em Abril a outra em Novembro
    • 1255
    • 16 março 2013

     # 7

    Pois é Teresa_M
    essas são as taxas aplicadas por exemplo no concelho de Coimbra.
    Cumprimentos
    • fpc
    • 17 março 2013

     # 8

    O que eles não fazem para nos irem ao bolso e não refilarmos..- Afinal até pagamos menos... de cada vez, mas mais vezes...
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  6.  # 9

    Foi o que se sucedeu comigo o imposto quadruplo de um ano para o outro..mas como pago em tres vezes os Srs disseram me custa menos a pagar lol
  7.  # 10

    Mas o meu diminui mesmo. não diminuiu em cada prestação. Diminuiu no total.

    É concelho de Sintra
 
0.0112 seg. NEW