Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Desde já, obrigado a quem puder participar.
    Sou co-proprietário de um andar e de um terreno herdado do meu pai. No total somos 4 irmãos e foi feita a respectiva habilitação de herdeiros.
    Eu gostaria de saber se é possível, ou qual a melhor maneira de vender a minha 4ªparte a terceiros se nenhum dos meus irmãos a quiser adquirir.
    Como iniciar este processo? Existe mercado, investidores neste tipo de negócio, o de comprarem quotas de herança?!

Muito obrigado e até breve
  2.  # 2

Colocado por: JorgePeixe03Desde já, obrigado a quem puder participar.
    Sou co-proprietário de um andar e de um terreno herdado do meu pai. No total somos 4 irmãos e foi feita a respectiva habilitação de herdeiros.
    Eu gostaria de saber se é possível, ou qual a melhor maneira de vender a minha 4ªparte a terceiros se nenhum dos meus irmãos a quiser adquirir.
    Como iniciar este processo? Existe mercado, investidores neste tipo de negócio, o de comprarem quotas de herança?!

Muito obrigado e até breve

Boa noite,
    Esqueça se nao estiver separado por número de matriz....
    Diga-mos por vários números.
    Nao sei a sua idade nem dos seus co-herdeiros, mas imagine que um dos hrdeiros tem 16 anos, até vender ou falecer quem investiu já nao estará cá ou talvez simnão vai ser fácil.

Cumps
  3.  # 3

Obrigado pelo comentário.
    Mas é melhor tentar vender indiviso ou fazer primeiro a divisão do bem comum. Não é mais fácil forçar a venda de um bem indiviso do que o contrário?
    Pelo que li fiquei com essa ideia...
    Mas sempre existe algum sitio bom para promovef este tipo de venda?
    Obrigado uma vez mais
    • 1255
    • 16 março 2013

# 4

Boas JorgePeixe03,
    Esqueça esse negócio de vender 1/4 indivisio seja do que quer que seja.
    Ou divide em fracções ou parcelas ou dificilmente encontrra alguém interessado nele. Nem sempre são possíveis essas divisões.
    O melhor teria sido negociar isso com os restantes herdeiros e ter recebido as respectivas tornas em dinheiro.
    Agora parece que o melhor é mesmo negociar com algum dos co-proprietários e ceder a sua parte.
    Cumprimentos
  4.  # 5

Olá, obrigado pelo comentário.
    Caso não consiga vender, negociar, etc., como me posso ver livre da herança para evitar futuras despesas e responsabilidades (manutenções, condomínios, IMI, etc.)? ...é que não estou interessado em comprar porque senão fazia eu uma proposta de compra aos restantes herdeiros.
    É fácil ceder a minha parte aos restantes herdeiros, bastará ir a um notário, é muito caro?
    Obrigado uma vez mais pela ajuda, agradeço ideias, sugestões, pois preciso mesmo de uma solução breve. ...e com gastos mínimos, claro.

Cumprimentos
  5.  # 6

Colocado por: JorgePeixe03é que não estou interessado em comprar

E acha que alguém está interessado em comprar 1/4 de um imóvel? ainda por cima sem conhecer os outros prprietários

E porque é que alguém iria gastar dinheiro a comprar 1/4 de um imóvel? consegue responder a esta pergunta?
  6.  # 7

...quando digo que não estou interessado em comprar, queria apenas dizer que não tenho dinheiro para poder fazer qualquer tipo de proposta de compra, infelizmente.
    Ou seja, se tivesse dinheiro, fazia uma proposta e tentava comprar com a finalidade de vender e aí resolvia o assunto.
    ... "ce la vie", como já diziam os franceses.

Alguém mais, no forúm, tem mais sugestões ou conselhos e experiências que possa partilhar?!

Obrigado a todos, uma vez mais
  7.  # 8

Existem duas soluções:

1ª - Um dos irmão compras as partes dos outros 3 irmãos.
    2ª - Arranjam alguém interessado na compra das 4 partes dos 4 irmãos, ou seja alguém que compre tudo. É necessário que todos os irmãos queiram vender.

Não adianta perder tempo a procurar alguém que queira comprar parte de um imóvel porque ninguém compra partes de imóveis.
  8.  # 9

Jorge, você o os seus irmãos herdaram um apartamento e um terreno. São proprietários de 1/4 de cada uma das coisas, certo? (pelo menos foi assim que percebi...)

O apartamento está ocupado por algum de vós? está arrendado?

O terreno? Quem o usa?

Você como proprietário de 1/4 pode sempre exigir a sua parte!

Quem usa paga as rendas aos restantes proprietários. Pode sempre tentar ir por aí...

Se você não quer mesmo nada disso, então acho que pode renunciar à herança e pronto. Acho que esse processo até é simples e não caro...
  9.  # 10

Colocado por: El_58Se você não quer mesmo nada disso, então acho que pode renunciar à herança e pronto.

Você não deve ter lido nada do que foi escrito. O Jorge Peixe quer vender a sua parte, não quer renunciar à herança,
  10.  # 11

Picareta, você é que não reparou que ele também disse:

Caso não consiga vender, negociar, etc., como me posso ver livre da herança para evitar futuras despesas e responsabilidades (manutenções, condomínios, IMI, etc.)? ...é que não estou interessado em comprar porque senão fazia eu uma proposta de compra aos restantes herdeiros.
    É fácil ceder a minha parte aos restantes herdeiros, bastará ir a um notário, é muito caro?

Daí ter sugerido a renuncia!
  11.  # 12

...já ouvi isso, que é necessário que todos queiram vender.
    Mas não existirá também alguma forma legal de forçar a venda? ... sou da opinião de que é injusto, para quem quer vender, ficar de "mãos atadas" porque precisa da assinatura de todos.
    Tudo bem, não se pode obrigar ninguém a assinar e acho muito bem que assim seja, haja liberdade. Mas se alguém não quer vender, deveria de ser "obrigada" a comprar. Porque senão vai estar a privar de liberdade os restantes. "...a minha liberdade acaba onde a liberdade do outro começa". Não sei quem disse isto mas concordo, acho que tem bom senso. :)

Obrigado uma vez mais, e espero que me compreendam pois vou continuar a colocar posts no fórum conforme for desenvolvendo o meu pensamento sobre o assunto, graças às vossas criticas e sugestões.

cumps
  12.  # 13

Colocado por: El_58Picareta, você é que não reparou que ele também disse:

Ok. Tem razão.....mas acho que se quer ver livre da herança, mas quer receber alguma coisa em troca.
    Concordam com este comentário: El_58
  13.  # 14

Claro que quer Picareta. Todos queremos o que sentimos nosso por direito, seja ele directo ou indirecto.

Eu tenho um caso parecido, herdei décimas partes e metades de cenas que nem sabia que existiam nas heranças dos avós... Acordamos valores a título de "renda" dos terrenos e quem os ocupa, ou seja, utiliza, paga "renda" aos restantes.

Qualquer herdeiro pode exigir a divisão dos bens, recebendo ou pagando tornas aos restantes, quer haja quer não haja acordo. Quando há acordo, tudo bem, quando não há, licita-se entre os herdeiros e pagam-se tornas.

Mas isto é assunto para advogado explicar que eu...
  14.  # 15

Sim, obrigado a todos por todas as opiniões, pois estou em busca de uma solução e todas as possibilidades, neste momento, estão em cima da mesa.
    Peço que compreendam se não estou a ser muito concreto nas ideias que apresento mas a verdade é que ainda não consigo ter nenhuma ideia pré-definida.
    Gostaria de abordar todos os cenários possíveis para então tomar uma decisão.

Obrigado uma vez mais e cumps
  15.  # 16

Eu tenho um caso parecido, herdei décimas partes e metades de cenas que nem sabia que existiam nas heranças dos avós... Acordamos valores a título de "renda" dos terrenos e quem os ocupa, ou seja, utiliza, paga "renda" aos restantes.

Qualquer herdeiro pode exigir a divisão dos bens, recebendo ou pagando tornas aos restantes, quer haja quer não haja acordo. Quando há acordo, tudo bem, quando não há, licita-se entre os herdeiros e pagam-se tornas.

Mas isto é assunto para advogado explicar que eu...

Posso-lhe perguntar se recorreu a um advogado ou se conseguiu facilmente resolver o assunto directamente com os restantes herdeiros?
    Conhece algum advogado que me possa sugerir?

cumps
  16.  # 17

Caro El_58,
    desculpe se não citei bem o seu comentário, ainda sou novo por aqui :)
  17.  # 18

Um de nós era solicitador e tínhamos acordo. Os serviços dele acabaram por ser na base dos registos e de legalização da coisa. Não dividimos os bens, mas ficamos proprietário de quotas dos mesmos.

Havendo acordo entre herdeiros, os custos basicamente são os custos da "papelada".

Não havendo é que quase por certo de meter advogado uma vez que se torna num processo "litigioso". E aí é que temos de fazer contas se o que se reclama receber compensa a despesa...

Há por aqui no fórum alguns advogados que costumam aparecer e dar umas dicas, aguarde um pouco que algum deles poderá esclarecer melhor as barbaridades que eu já devo ter dito e também a lhe dar mais algumas perspectivas para a coisa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JorgePeixe03
  18.  # 19

Olá a todos,
    ...algum advogado no fórum me poderá dar umas dicas relativamente ao assunto, se for possivel? ficava agradecido.
    continuo em busca de informação concreta e simplificada mas é muito escassa por Portugal. Em fóruns deste tipo no Brasil, existe muito mais informação. Mas será a lei brasileira similar à nossa ou não tem nada a ver?
    Por exemplo, como posso formalizar a minha intenção de venda aos restantes herdeiros? ...como chegar a um valor de venda? será o valor patrimonial (que está nas finanças) o valor mínimo pelo qual se deve vender um imóvel?
    Obrigado
  19.  # 20

Boas
    Para formalizar a venda junto dos outros herdeiros, deve-o fazer por escrito.
    O valor da venda não tem necessariamente que ser o valor patrimonial das finanças.
    Porque não alugam o apartamento, e depois dividem o valor da renda pelos herdeiros, poderia ser uma solução que agrada-se a todos.

0.0226 seg. NEW