Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes tenho uma duvida aqui para a malta da justiça, foi algo que aconteceu com um amigo meu, bem é o seguinte, certo dia tinha o meu amigo o carro estacionado á porta do trabalho quando chega la ao fim do dia vê que o carro foi arrombado e foi roubado, levaram o radio que tinha que pelos vistos ainda valia uma pipa de massa, reparou que o carro estava cheio de sangue que deveria ser sem duvida do meliante ao forçar os apoios do radio la se cortou todo!
    De seguida ele foi á policia apresentar queixa crime, e pensou ele que como tinha o carro cheio de sangue a policia faria as devidas peritagens, agora o que aconteceu foi que o policia disse-lhe que so fariam analises ou peritagens ao sangue caso se trata-se de um crime de sangue "homicidios, tentativas de homicidios etc etc" a minha pergunta é, sera que é assim? existe alguma lei que indique isso? é que ele não ficou convencido assim como no ministerio publico quando foi tirar essas duvidas depois de receber a carta de arquivamento do processo!!
  2.  # 2

    infelizmente é assim a justica...
    caçam mais depressa alguém que ande na estrada a trabalhar, e transgrediu uma regra de transito, do que esse gajo que assaltou o carro.
    Concordam com este comentário: eu, AlexMontenegro
  3.  # 3

    pois isto é o que dá ver CSI
    • eu
    • 16 março 2013

     # 4

    Deve ter a ver com a gravidade do crime... em casos menores, não vale a pena gastar muito dinheiro em laboratórios e tempo de investigação. Infelizmente é assim mesmo.
  4.  # 5

    Colocado por: euDeve ter a ver com a gravidade do crime... em casos menores, não vale a pena gastar muito dinheiro em laboratórios e tempo de investigação. Infelizmente é assim mesmo.
    exacto a minha duvida é essa, ha alguma lei que diga que nao vale a pena investigar?
  5.  # 6

    Colocado por: Sergio Rodriguespois isto é o que dá ver CSI


    :)


    Colocado por: Sergio Rodriguesha alguma lei que diga que nao vale a pena investigar?


    Em Portugal (ainda) vigora o Princípio da Legalidade, isto é todos os crimes têm que ser investigados e julgados, independentemente de serem "bagatelas penais"... Se bem que existem leis quadro de política criminal que definem os crimes prioritários.

    O que o polícia lhe disse não é correcto e induz em erro... mas de qualquer forma ainda que fizessem o exame de adn qual seria a vantagem? A Base de Dados que foi criada em 2008 tem perto de uma centena (!) de perfis.... Não ia adiantar nada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  6.  # 7

    Erga

    pois mas este adn que poderia ser recolhido agora ficava já no banco de dados como pertencente a um suspeito e no futuro poderia vir a ser comparado para verificação com uma recolha mais recente.
  7.  # 8

    Colocado por: marco1Erga

    pois mas este adn que poderia ser recolhido agora ficava já no banco de dados como pertencente a um suspeito e no futuro poderia vir a ser comparado para verificação com uma recolha mais recente.


    Big Brother.... (Infelizmente) nem dos condenados quanto mais dos suspeitos... Este procedimento tem um custo médio de € 500... Acho bem que se cumpra a lei e que se registem os perfis dos CONDENADOS em penas iguais ou superiores a 3 anos... Agora de suspeitos nem pensar... e muito menos neste caso onde nem sequer havia um suspeito... então registava-se o perfil em nome de quem?! Do Sr. "possível suspeito de furto no carro 76-95-TS"?? :)

    Cumps
    • eu
    • 17 março 2013

     # 9

    Colocado por: Erga OmnesEm Portugal (ainda) vigora o Princípio da Legalidade, isto é todos os crimes têm que ser investigados e julgados, independentemente de serem "bagatelas penais"

    Que bela teoria... você sabe muito bem que na prática não acontece isso...
  8.  # 10

    Colocado por: eu
    Que bela teoria... você sabe muito bem que na prática não acontece isso...


    Eu escrevi "têm" não escrevi "são"... Mas porque é que diz isso? Olhe que não nos podemos queixar muito da justiça criminal...
  9.  # 11

    oh oh oh !!!!!!tão em Portugal não ha justiça , nem despesa que a pague !!!!
    há algum tempo tive um azar dentro da rotunda muito dificil de explicar aqui mas o engraçado foi que arrumei uma advogada deste ramo , claramente que tem pouco a ver com o caso mas vai ser como costumo dizer , Portugal é um país sem leis !!!!!

    há muito tempo trás tivemos com um carro de serviço um acidente em que um colega meu desviou-se ao máximo subindo um passeio inclusive
    e foi batido , na chamada da policia o homem que bateu e que houve testemunhas fora de mão alegou que o acidente tinha sido feito dentro de mão nunca tendo localizado o acidente no local ou seja o meu colega dizia que era aqui e ele que era ali !!!! moral da historia , 50% para cada lado , cada um amanha-se com o seu ...

    no meu caso foi engraçado , entrei numa segunda via para ir para uma segunda saída enquanto uma advogada me ultrapassava da primeira via para a mesma segunda saída obviamente batemos lado a lado primeiro porque vinha bem a fundo , depois porque desrespeitou uma regra de boa ética e educação ...

    supostamente depois de lhe dar um toque de lado suave apitei e a sra travou a fundo e pum fui-lhe á traseira ... muito rapidamente a sra advogada saiu do carro para eu assinar uma declaração amigável como eu era culpado !!!!!!

    1º eu não assinei nada , e disse-lhe o que tinha aprendido em que ela respondeu eu sou advogada e sei o que fiz e em caso de tribunal o sr é que perde porque não me viu na sua direita e vinha em excesso de velocidade que não parou o carro a tempo ...

    2º pensei um pouco e disse-lhe chame a policia !!!! e ela insistiu assine o documento e evitamos uma serie de burocracia e eu respondi chame a policia ...
    e saiba que lhes vou dizer que batemos de outra forma que não esta e que nem foi neste local aqui e puxei o meu carro para fora da estrada !!!!!!

    moral da historia a senhora advogada riu-se foi embora e que o caso estava resolvido ali... por acaso depois de falar-mos melhor ficou a ser minha cliente ...
    ou seja eu errei ela errou e ninguém foi culpada havendo dois culpados !!!!

    tudo isto para dizer não há leis em Portugal!!!!
  10.  # 12

    Colocado por: rafaelisidorotudo isto para dizer não há leis em Portugal!!!!

    Não percebi o seu ponto...
  11.  # 13

    Colocado por: Erga Omnes
    Não percebi o seu ponto...


    Eu percebi. O que o Rafael queria dizer é que o português encontra sempre forma de contornar a lei, seja pela via da mentira, das falsas testemunhas, da corrupção, de advogados espertos ou outra alternativa creativa qualquer. Ou seja, a lei existe mas raramente tem efeito prático.

    "tudo isto para dizer não há leis em Portugal!!!!"

    Traduzido: o mundo é uma selva! :)
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    • eu
    • 18 março 2013

     # 14

    Colocado por: simples"tudo isto para dizer não há leis em Portugal!!!!"

    "O sistema de justiça Português serve acima de tudo os interesses de Juízes e Advogados"

    Tanta vez que já ouvi isto...
  12.  # 15

    Colocado por: eu
    "O sistema de justiça Português serve acima de tudo os interesses de Juízes e Advogados"

    Tanta vez que já ouvi isto...

    pronto , também não é preciso dizer o que já foi dito , que as leis em Portugal são feitas por advogados e que cada lei é controlável pelos menos de modo a criar receita com as vendas das formulas magicas que salvam os bandidos da cadeia lol ihihihhhihih ... não se diz nada !!!!
    • eu
    • 18 março 2013

     # 16

    Colocado por: rafaelisidoropronto , também não é preciso dizer o que já foi dito , que as leis em Portugal são feitas por advogados e que cada lei é controlável pelos menos de modo a criar receita com as vendas das formulas magicas que salvam os bandidos da cadeia lol ihihihhhihih ... não se diz nada !!!!

    O caso Isaltino Morais é um bom exemplo...
  13.  # 17

    ora bem resumindo e voltando ao cerne da questão! é de facto mentira e induz em erro dizer que so fazem analises e peritagens a amostras de sangue so em caso de crimes violentos certo?!?!?
    Mas eu tambem entendo que devem existir crimes prioritarios em relação aos "banais" agora o que eu sinto é que sempre que se faz uma queixa crime de algo como um assalto ao um carro, eu ja estou á espera da cartinha do ministerio publico a informar o arquivamento do processo por falta de provas, que no caso do carro cheio de sangue é algo ironico =)
  14.  # 18

    Colocado por: Erga Omnesmas de qualquer forma ainda que fizessem o exame de adn qual seria a vantagem? A Base de Dados que foi criada em 2008 tem perto de uma centena (!) de perfis.... Não ia adiantar nada...


    temos de começar por algum lado!!!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
 
0.0164 seg. NEW