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  1.  # 1

    Para quem não tem disponibilidade de tratar do seu carro e gosta de o ter o bem estimado, a Tibuosh fá-lo por si.

    Contacte-nos através do nosso site ou página do Facebook

    Tibuosh - Detalhe Automovel
  2.  # 2

    Tibuosh - Detalhe Automovel
  3.  # 3

    Recuperação de ópticas.

    Tibuosh - Detalhe Automovel
    Concordam com este comentário: carlosfbmanuel
  4.  # 4

    Se não pode vir até nós, nós vamos até si.

    Vamos buscar o seu veículo ao local que nos indicar. (dentro da nossa área de actuação)
    Tibuosh - Detalhe Automovel

    E entregamos a sua viatura pronta para que a possa desfrutar.
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    Sem preocupações nem complicações.
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  5.  # 5

    Mais uma pintura feliz.

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    Concordam com este comentário: carlosfbmanuel
  6.  # 6

    Recuperação de pintura.
    Tibuosh - Detalhe Automóvel

    Veja o Trabalho completo na página do facebook
  7.  # 7

    em quanto fica a recuperação de uma pintura?? só assim para termos uma ideia (pintura em bom estado mas sem brilho, carro com 12 anos)
  8.  # 8

    Boa Tarde,

    Vai depender muito do estado da pintura, e do tipo de acabamento pretendido, mas o valor mínimo para este tipo de serviço é de 125€
  9.  # 9

    Eliminação de riscos na pintura

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    Trabalho Completo AQUI
  10.  # 10

    Limpeza de Interiores

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  11.  # 11

    Belo trabalho...já agora quais os produtos de detalhe que utiliza?
    Aqui uso para polimento dos faróis, tudo do meu amigo Tom...
  12.  # 12

    Então está muito bem servido! :)

    Tenho acompanhado os trabalhos do Tom e são sem dúvida uma fonte de inspiração.

    Os produtos que utilizo são todos da CCE, com a excepção de algumas máquinas e acessórios.
  13.  # 13

    Pois os meus vêm do Tom, que também é da CCE.
    •  
      alv
    • 29 junho 2013

     # 14

    Vivam!
    Resolvi alegrar um bocado esta discussão com uma série de questões que vamos ver como podemos ajudar-mo-nos uns aos outros.
    Preâmbulo:
    Confesso-me viciado em ferramentas, como sabem. Vícios confessos, também lhes dou o respectivo uso.
    Até há pouco tempo, por falta dele e durante mais de vinte anos deixei de fazer a manutenção ao vasto parque automóvel que infelizmente tenho de ter. A empresa sempre teve capacidade de suportar os custos e eu limitava-me a mandar meia dúzia de impropérios quando vinha a conta da oficina, ir lá reclamar pela falta de consideração por tanto dinheiro para tão pouco, mas acabando sempre pagar.
    Ultimamente, porque não há tanto movimento de dinheiro atrevo-me a pedir que me deem estimativas de custo das manutenções mais ligeiras.
    Espantei-me quando confrontava os custos das peças que pagava em oficina e quanto elas custavam no armazém, já para não falar na net.
    Com mais algum tempo disponível resolvi começar pelos carros de casa, e retomei aquilo que sempre fiz antes de ter quem fizesse, ou seja mudar filtros, óleos, pastilhas, etc.
    Ultimamente, num jeep com 25 anos que tenho, que chumbou na inspecção, aventurei-me aos triângulos de suspensão, ponteiras de direcção,etc, e acreditem poupei umas centenas largas de euros.
    Muito recentemente, noutro jeep, partiu-se um apoio da vareta do óleo, coisa simples de resolver para mim e tive de descascar uma cava de uma roda para ter acesso ao suporte e no caminho desliguei uma ficha do sensor do air bag, tendo ficado o sinal activo dentro do carro. Também noutro jeep (infelizmente tenho alguns) avariou o acoplador viscoso do diferencial e confrontado com o preço de um novo coisa para uns milhares de euros, meti as mãos à obra e comprei um por poucas centenas e mudei-o, mas lá ficou a luzinha do interior do carro ligada para ter de ir à máquina.
    Problema:
    Bom tudo isto, para vos explicar, que da parte mecânica, pelo menos a mais simples, não tenho grandes problemas, até porque o YouTube, abençoado seja, está cheio de vídeos de como fazer, mas chegado à maldita das partes das unidades electrónicas, a coisa já pia mais fino.
    Lembro-me que só para fazer o diagnóstico sobre a avaria que descrevi deste último carro, coisa de dez minutos me levaram, na marca unas centena de euros!
    Chatiado com isso, lá fui para a net À procura de dispositivos de diagnósticos, programas e coisas afins para aceder aos sistemas dos carros e desligar aquelas porcarias daquelas luzinhas que mais parecem Árvores de natal e que me irritam solenemente. Já dá para entender porque tenho andado um bocado arredado do fórum!
    Resumindo:
    Comprei um ELM327, OBDII, um dispositivo que liga aos carros; Comprei um programa de diagnóstico, barato, porque os free não funcionavam, para ver se acedia à ECU, mas nada até agora. Nadinha de nada, não consigo entrar dentro das unidades de controlo.
    Uns dizem-me que não se consegue, outros que tem de ser um equipamento específico, mas não estou convencido. Aquilo tem de ser uma coisa simples para quem sabe e é por isso que aqui venho.
    Tratam-se sobretudo de mitsubishi´s pelo que será que anda por aqui alguém que possa ajudar?
    "Fassam-me" parte.
  14.  # 15

    Uma boa máquina de diagnostico ainda custa umas centenas de euros, os cabos
    que andam por aí na net não servem praticamente para nada, pois pretendem ser multi-marca
    e há protocolos diferentes entre elas, neste caso o melhor são sempre as maquinas
    dedicadas a uma determinada marca, no entanto existem multi-marca muito boas
    embora não façam tudo numa marca especifica pelo menos para códigos de erro
    e manutenção básica servem perfeitamente, depende do que pretende,
    deve escolher um modelo que seja multiplexado com linha CAN, a AUTOCOM
    e a MULTIDIAG são um exemplo, mas cuidado que o que parece simples não o é,
    é preciso saber interpretar os resultados do diagnostico e testar componentes,
    anda por aí muito curioso que vai substituindo componentes e quando volta
    a ligar a maquina dá erro noutro e assim sucessivamente, /(é só gastar).
    Concordam com este comentário: alv, hangas
  15.  # 16

    Lá vão os tempos em que se usava uma marreta e meia duzia de chaves manuais para por um carro na linha. Hã que saudades! Quando não pegava punham-se os putos a empurra-lo estrada fora até arrancar. Agora tudo é electronica e **** similares. Autenticos sorvedouros de dinheiro.
    Concordam com este comentário: alv
  16.  # 17

    Já que se fala no tema deixo aqui a minha contribuição. Pois esta coisa do OBD II (e outros BUSs similares nos carros) é uma area pela qual tenho bastante interesse.

    Efectivamente esses ELM237 que se vedem por ai, apenas permitem aceder, e em modo leitura apenas a um conjunto de dados que é obrigatório estar disponibilizado nos carros desde '95, salvo erro.
    O OBD-II está está fortemente relacionado com as normas EURO-1 EURO-6 e a maior parte da informação que é fornecida dessa forma serve justamente para avaliar a eficiencia do motor, no que diz respeito a emissões.

    Não deve ser confundido o OBD-II com a ficha de diagnosticos onde esta interface está presente. Esta ficha de diagnostico, muitas vezes chamada de ficha OBD-II tem normalmente uma serie de BUSs de dados. E mesmo dentro do protocolo OBD-II existem várias normals no que diz respeito à forma do sinal.

    Tenho por exemplo aqui e aqui exemplos de algumas brincadeiras para um projecto que estou a fazer (quando a disponiblidade o permite) e que se trata de um Datalogger que está permanentemente a colher todos estes dados e a envia-los para um servidor, via 3G, para que depois possa ser feita uma analise dos mesmos (data mining).

    Isto é tudo com um ELM237, pois apenas preciso de leitura.

    O que acontece é que os fabricantes usam essa mesma ficha de diagnostico para disponibilizarem as suas interfaces proprietárias. Por exemplo meu BMW E46 que usa OBD-II com a norma ISO 9141-2, sei que os dados do OBD-II genéricos estao no pino 7 e que os dados "proprietários" estão no pino 8. O bus tem exactamente a mesma norma, e sendo um BUS, basta chanta-los. Depois é uma questão de invocar os PIDs correctos. Cada modulo de controlo ou ECU (motor, ABS, DSC, AIRBags, etc) tem um ID/Endereço proprio é e uma questão de interrogar a ECU correcta com o PID correcto.

    O ELM 237 é uma camada de abstração por cima destes protocolos e apenas faz consultas. Para programar centralinas é preciso invocar a interface de mais baixo nivel de uma determinada maneira (que varia de acordo com a norma usada) e normalmente requer software proprietário.

    Mas uma vez e no exemplo do BMW, consegue-se reproduzir a máquina de diagnostico deles (a GT1) em casa, com umas máquinas virtuais num PC e software que se encontra por ai:) Ha kits no ebay já com um cabo proprio e o software por cerca de 30-40Eur.

    Como foi referido acima, uma máquina genérica multi protocolo e que até ja suporte os novos sistemas CANBUS custam uma pipa de massa, e são destinados a oficinas que realizam esse tipo de trabalhos e que podem rentabilizar esse investimento.

    Ainda assim o ELM237 permite verificar um conjunto bastante vasto de erros e sabendo-os interpertar chegar a uma conclusão do problema e apagar a luz laranja de "verificar motor" DEPOIS de corrigido.

    É um facto que muitos mecanicos de beira de estrada, quando lá aparece um pato a dizer que acendeu uma luz e que nao sabem o que é, fazem-lhe reset à luz em 30segundos e pedem-lhe uns cobres a dizer que tiveram que "programar" a centralina ou algo do genero. Depois como a falha continua lá, volta a aparecer uns dias ou semanas mais tarde, e volta tudo ao mesmo.

    Mesmo antes de ter o cabo proprietário que permite programar e "codificar" componentes, só com o ELM237 indentifiquei falhas na MAF, sensores de rotação das arvores de cames e cambota, sondas lambda, etc. Algumas substituições fui eu que as fiz outras porque envolviam chegar a sitios que não consigo numa garagem sozinho, recorri à marca mas apenas com a indicação de "troquem isto" e nada mais! Poupando assim uns cobres. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 29 junho 2013

     # 18

    Vivam.
    Hangas, grato pelo comentário.
    Efectivamente já percebi que deve haver equipamento dedicado, mas também me parece que esta coisa não deve ser nenhum bicho de sete cabeças, pelo menos para quem sabe, que não é o meu caso.
    O aparelho que tenho, é esse elm237 e o computador reconhece-o. O programa, também corre bem e está todo legal, mas o problema é que não lê os dados do ELM ou nem sequer o reconhece. Tem algum truque, ou é mesmo o ELM que não lê ou envia os dados do carro?
    Eu, por agora só quero ligar a coisa e perceber como funciona, mas como não tenho nenhum amigo que perceba disto, a coisa torna-se difícil, daí o recurso a estes amigos.
    Venham lá dicas daí.
    •  
      alv
    • 29 junho 2013

     # 19

    Vivam


    Colocado por: asdrubalLá vão os tempos em que se usava uma marreta e meia duzia de chaves manuais para por um carro na linha. Hã que saudades! Quando não pegava punham-se os putos a empurra-lo estrada fora até arrancar. Agora tudo é electronica e **** similares. Autenticos sorvedouros de dinheiro.


    Pois eu também tenho dois desses. Um deles ficou como se vê naqueles programas americanos todo descascado peça a peça, todo reconstruído. Lembro-me que estava para me casar há cerca de 30 anos e tinha a minha sala transformada em oficina de estofador porque queria levar o carro para o casamento e não tinha estofos. Hoje já precisava de uns novos porque o tempo não perdoa e já passaram mais trinta!

    Esses não me dão problemas porque mesmo que não haja peças, faço-as ou adapto. Os meus amigos também se podem gabar do que lhes faço, pois desde farolins, logótipos e coisas que se podem fazer com as mãos a coisa, mais fácil ou difícil, mais em casa ou mandada fazer, faz-se sempre. Agora quando chegamos ao virtual, a coisa já não é a mesma.
    "Fassam" parte.
  17.  # 20

    Colocado por: alvO aparelho que tenho, é esse elm237 e o computador reconhece-o. O programa, também corre bem e está todo legal, mas o problema é que não lê os dados do ELM ou nem sequer o reconhece. Tem algum truque, ou é mesmo o ELM que não lê ou envia os dados do carro?


    Ok então temos o problema será outro. Tinha entendido que conseguia usar, mas nao conseguia "mexer" nas unidades proprietárias. Mas com o ELM deverá conseguir ver coisas como RPMs, temperatura do liquido de refrigeração, etc.

    Isso pode acontecer em alguns casos onde a norma do OBD-II do carro não é suportada pelo ELM e ai precisa de um leitor OBD nativo.
    Se o PC comunica com o ELM e consegue saber que um ELM está presente, e o ELM que não esta a conseguir negociar um protocolo.
    (depende dos firmwares dos ELMs e se é um ELM original ou um clone)

    Não consegue usar em carro nenhum? Também é uma questão de Googlar qual o protocolo do carro em questão e ver se é suportado por esse ELM.
    (ou então poste aqui que eu ajudo na pesquisa) Alguns VW e AUDIs só suportam o protocolo proprietario VAG e não vão lá com ELMs


    No meu projecto usei um STN1110, que é compativel com o ELM que suporta mais 3 protocolos para alem dos que são obrigatórios.

    Support for all legislated OBD II protocols:
    ISO 15765-4 (CAN)
    ISO 14230-4 (Keyword Protocol 2000)
    ISO 9141-2 (Asian, European, Chrysler vehicles)
    SAE J1850 VPW (GM vehicles)
    SAE J1850 PWM (Ford vehicles)
    Support for non-legislated OBD protocols:
    ISO 15765
    ISO 11898 (raw CAN)
    Support for SAE J1939 OBD protocol
 
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