Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde!

    Sou um leitor assíduo deste fórum, contudo agora surgiu-me uma dúvida que gostaria que me fosse esclarecida.

    Então a dúvida é esta: Um familiar meu vai alterar e ampliar uma moradia, a moradia com a ampliação irá ficar com uma área bruta de 250 m2, contudo na estimativa orçamental feita pelo gabinete de arquitetura, este faz o seguinte cálculo: 659,56€/m2 x 0,60 x 250m2 = 98,934,00€. E é ai que surge a dúvida do meu familiar, ele não percebe o porque de na estimativa orçamental, o gabinete calcular os 659,56€/m2 x 0,60. Alguém me sabe responder o porque desse cálculo?

    Fico a aguardar respostas. Obrigado.
    •  
      FD
    • 19 março 2013

     # 2

    Artigo 1.º
    Preços da habitação por metro quadrado de área útil
    No ano de 2013, os preços da habitação, por metro quadrado de área útil (Pc), a que se refere a alínea c) do n.º 2 do artigo 5.º do Decreto -Lei n.º 141/88, de 22 de abril, são, consoante as zonas do País constantes do quadro anexo à presente portaria e que desta faz parte integrante, os seguintes:
    a) Na zona I — € 659,56;
    b) Na zona II — € 585,36;
    c) Na zona III — € 541,66.

    http://dre.pt/pdf1sdip/2013/02/03500/0106301065.pdf

    O 0,60 deve ser o factor que eles consideraram para custo de reabilitação + ampliação.
    Ou seja, essa obra, segundo eles, vai custar 60% do que custaria uma obra nova com 250m2.

    Acho estranho é usarem área útil para "descobrir" o custo base estimado por m2 e aplicarem na conta a área bruta...
  2.  # 3

    .. pois mas esses valores são para Area útil..... e não Area Bruta.
    Não devem utilizar este valor/m2. Pois não serve para o proposito - Saber qual a classe de alvará de construção para a obra em causa.


    De qq maneira, isso é pouco importante, pois está defendido a classe 1 de alvará. e não servirá para mais nada
  3.  # 4

    Esse «cálculo» serve APENAS para definir qual a classe de alvará que empreiteiro que vai executar a obra TEM DE ter.
  4.  # 5

    Obrigado pelas respostas.
 
0.0100 seg. NEW