Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros,
    A minha casa fica no meio de outras duas. Ao subirmos ou descermos as escadas que dão acesso ao primeiro andar, ouvem-se nas outras duas casas os passos como se fossem pancadas, mesmo que seja com muito cuidado e em pantufas.
    Tendo já pesquisado neste fórum, já sei que poderei reduzir o impacto dos passos nos degraus se os alcatifar. No entanto, receio que esta solução não seja suficiente para eliminar de vez tal ruído. Será que haverá mais alguma solução complementar tal como forrar os degraus por baixo da escada?
    Desde já agradeço qualquer ajuda por vós prestada.
  2.  # 2

Tem de conseguir corrigir o prblema na origem. Ou seja nos seus degraus e no dos seus vizinhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Meia Cuca
  3.  # 3

Sim, esse é o meu intuito, só que não sei como. :)
  4.  # 4

5.  # 5

A solução é revestir os degraus com uma alcatifa espessa, de preferência daquelas que têm uma camada de borracha por baixo, ou com tapetes como aqueles que o Picareta propôs.

Quaisquer isolamentos que aplique por baixo da escada não vão resolver problema nenhum, já que esses ruídos de percussão transmitem-se pelos elementos estruturais da casa.
  6.  # 6

7.  # 7

se mesmo com pantufas e cuidado o barulho passa, penso que nao o resolve alcatifando.
    O problema é a escada e parede que estão ligas passando a vibração.
  8.  # 8

Então o que sugere para minimizar o impacto?
    É que mesmo só com meias grossas nos pés e pisando os degraus muito suavemente (mais que a pantera cor de rosa), ouvem-se os passos nas casas vizinhas.
  9.  # 9

para minimizar a vizinha teria que colocar do lado dela la de rocha ou vidro em camadas cruzadas e pladur a fazer a parede. Mas isto iria minimizar, nunca acabar com tudo.
    Para acabar é deitar as escadas abaixo e faxer umas que não estejam encostadas.
    Eu não sou tecnico, mas como tenho o mesmo problema são as soluções que me têm dado
  10.  # 10

Mas as minhas escadas não estão encostadas a qualquer das paredes comuns às casas vizinhas: estão no meio da casa.
    • J.C
    • 21 março 2013

# 11

Colocado por: Meia Cuca
    estão no meio da casa.

???
    2 fotos ajudariam mais, 1 de frente outro da parte de trás da dita barulhenta.
  11.  # 12

O que julgamos acentuar o ruído é o "efeito tambor" dos degraus. Ou seja, o efeito sonoro da caixa-de-ar por debaixo da escada de madeira.
    Obviamente que qualquer revestimento colocado por cima atenua o efeito, mas o ideal seria preencher a dita caixa-de-ar com enchimento expansível ou até mesmo com cortiça.
    Mas terá de ver o que isso implica (retirar o rodapé lateral das escadas, caso haja), realizar o enchimento e recolocar o rodapé. Ou levantar cada patamar das escadas e proceder ao enchimento. Se ainda for a tempo e os danos não forem muitos, será de ponderar. Caso não pretenda realizar mais obras, esqueça este procedimento e concentre-se numa boa alcatifa.

Atenciosamente, BE.arquitetos
    [email protected]
  12.  # 13

Obrigada BE.arquitetos
    Realmente também pensei nisso, ou seja, isolar os degraus na face debaixo dos mesmos. Para tal tenho que demolir parte de uma parede de modo a aceder a um "buraco" que dá acesso à tal caixa-de-ar por baixo da escada.
    A fazer tal obra aproveitaria para encastrar um móvel de arrumação na parte da parede demolida.
    Ainda não tive tempo para tirar umas fotos, como já pedido pelo J.C, mas quando tiver oportunidade prometo que vos mostrarei a dita "barulhenta".
    • PASA
    • 23 março 2013

# 14

Num escadario em madeira, colocar alcatifa? Isso dá um bom ninho para bichinhos... Quanto ao problema do barulho, a melhor solução será mesmo tentar "isolar" por baixo, mas isso, nem nada, irá resolver em definitivo, visto estar relacionado com a estrutura do edifício...
  13.  # 15

E aqui estão as prometidas:
      DSCF0767 (800x600).jpg
  14.  # 16

+
      DSCF0769 (800x600).jpg
  15.  # 17

+
      DSCF0768 (800x600).jpg
  16.  # 18

+
      DSCF0771 (800x600).jpg