Iniciar sessão ou registar-se
    • malpas
    • 20 janeiro 2009 editado

     # 1

    amigos se alguém me pode ajudar.. isto parece uma novela..
    O que se passa é o seguinte- Á coisa de 2 anos eu e minha ex. companheira compramos uma casa ( o amor é lindo ) 1 ano depois as coisas não correram muito bem ( voltou-se a apaixonar pelo ex.)e houve então a nossa separação.. chegamos a um acordo ela ficava com a casa e eu em troca de um valor que achava justo cedia a minha parte, tudo bem até aqui ( + ou - que isto de ser trocado pelo ex.)..
    Vieram então as escrituras foram feitas 3 - a primeira foi a entrada de uma terceira pessoa ,o dito cujo, como dono da casa e devedor do empréstimo que tínhamos contraído..
    Deu-se então uma segunda escritura- Eu vendo a minha parte do imóvel ao respectivo da minha ex. (então casados) pelo valor que tinha sido acordado anteriormente, ficando o casal com a totalidade do imóvel, nesta escritura não vem mencionado o facto de eu deixar de ser devedor, segundo informações do gerente do banco o deixar de ser devedor está implícito no acto da venda..
    Numa terceira escritura que nada tem a ver comigo o casal (antes casado e agora separado :)..) contraiu um empréstimo para que a minha parte me fosse paga.
    9 meses depois das escrituras, tento comprar uma nova casa( agora sozinho:)..) e deparo-me com o facto de ainda ser titular da conta e devedor do empréstimo no Banco de Portugal e no Banco onde o empréstimo foi contraído (millenium ).
    Uma vez que sou devedor do empréstimo duma casa que nao possuo, fico com encargos(virtuais) que me impossibilitam de contrair um empréstimo para a casita que estou a tentar comprar.
    Amigos que posso fazer????????
  1.  # 2

    Barafuste!
    Exponha isso, por escrito, à [email protected] e vá avisando que, se não tomarem medidas imediatas terá também de informar o próprio Banco de Portugal.
    Concordam com este comentário: AEVF
    • luisvv
    • 20 janeiro 2009 editado

     # 3

    Colocado por: malpasamigos se alguém me pode ajudar.. isto parece uma novela..
    Vieram então as escrituras foram feitas 3 - a primeira foi a entrada de uma terceira pessoa ,o dito cujo, como dono da casa e devedor do empréstimo que tínhamos contraído..
    Deu-se então uma segunda escritura- Eu vendo a minha parte do imóvel ao respectivo da minha ex. (então casados) pelo valor que tinha sido acordado anteriormente, ficando o casal com a totalidade do imóvel, nesta escritura não vem mencionado o facto de eu deixar de ser devedor, segundo informações do gerente do banco o deixar de ser devedor está implícito no acto da venda..

    Desculpe, mas a história está mal contada. A 1ª e 2ª escrituras, como lhes chama, não fazem sentido. Se o crédito estava em nome de ambos, você não poderia vender ao ex sem que o banco emitisse o distrate.

    Numa terceira escritura que nada tem a ver comigo o casal(..) contraiu um empréstimo para que a minha parte me fosse paga.
    9 meses depois das escrituras, tento comprar uma nova casa( agora sozinho:)..) e deparo-me com o facto de ainda ser titular da conta e devedor do empréstimo no Banco de Portugal e no Banco onde o empréstimo foi contraído (millenium
    ).

    Confirmar o conteúdo das escrituras e verificar quais as operações envolvidas...
  2.  # 4

    De qualquer forma, seguramente há burrada do banco...
  3.  # 5

    Devia ter pedido uma declaração, emitida pelo Banco, de exoneração do empréstimo.
  4.  # 6

    Olá.

    Aproveito a "embrulhada" anterior (para a qual infelizmente desconheço a solução) para vos expor a seguinte embrulhada:

    Fui 1ª titular de 1 empréstimo juntamente com o meu ex, com hipoteca para construção de habitação própria permanente, de ambos. Posteriormente, como a coisa deu para o torto e nos separámos, fui ao banco e pedi a minha desvinculação do empréstimo em causa. Muito bem. Mas fiquei na expectativa de marcação de nova escritura... O que nunca veio a acontecer, alegando o meu ex que foi seguida uma tramitação qualquer que tornava nova escritura desnecessária. Como as escrituras custam dinheiro, não contestei...

    A verdade é que no meu património nas Finanças a referida casa não consta e obviamente que junto do banco também não.

    Mas como não gosto de ficar sem saber o que se passou, nem se o que se passou é legal ou não, fui à conservatória saber qual o ponto de situação. O que lá consta é a 1ª e única escritura da casa, onde consta o nome de ambos, mas... à escritura da casa foi apensada uma DECLARAÇÃO DE EXONERAÇÃO emitida pelo Banco e apenas assinada pelo meu ex, que ficou assim a ser o único proprietário da referida casa.

    A minha pergunta, e porque não quero um dia vir a descobrir (normalmente, é da pior maniera) que estou ligada a uma propriedade da qual me venham eventualmente a cobrar quaisquer encargos no futuro, ou ver o meu nome associado a esta história, é no sentido de saber se alguém conhece esta Declaração de EXONERAÇÃO, e se a mesma substitui a escritura, não tendo a minha assinatura constado na mesma. Apenas pedi desvinculação do empréstimo...

    Muito agradeço a experiência de todos vós no esclarecimento desta questão.

    Cumprimentos
 
0.0132 seg. NEW