Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde caríssimos.

Ao fazer a verificação de antecedentes a dois candidatos a inquilinos numa casa que coloquei agora no mercado reparei que a informação por eles prestada (IRS, recibos de ordenado, etc.) só me leva até determinado ponto. Estava portanto a pensar se seria possível utilizar estas informações (nº de B.I.; nº de contribuinte) para saber se eles têm dívidas a alguem, se prestaram informações verdadeiras, se as empresas para quem dizem trabalhar realmente existem, etc. É que pelo menos um caso levantou sérios sinais de alerta... Alguém sabe se é possível obter estas informações e em caso afirmativo a quem me devo dirigir paras as obter?

Obrigado desde já.
    Concordam com este comentário: laivort
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laivort
  2.  # 2

Pedes o IRS e folha de vencimento deve ter lá o n de contacto da empresa sei que é chato e incomodo pro futuro inquilino mas ligue pra lá explique bem a situação tipo bom dia dscp incomodar mas por precaução de ter tido dissabores não me intrerprete mal mas será que me podia dar informações de fulano x Ou y como poderá ser um futuro inquilino meu blabla tente ser o mais explicito possível e avise o seu futuro inquilino pra que não intérprete mal sorte que nos tempos de hoje bem necessita
  3.  # 3

Aí é que está a questão... um deles andou-me a ligar do emprego e verifiquei que o número de telefone é de uma empresa diferente da que vem no recibo de ordenado e a do recibo de ordenado não só não tem telefone (nem site, nem fax, nem e-mail...) como a única informação que obtive foi do portugalio.com e do linkb2b.pt e diz que é uma empresa daquelas que faz tudo e mais alguma coisa, imobiliario, construção, acções, comercio de automoveis, jardinagem, festas de aniversário...

Portanto o que eu queria era saber se há alguma entidade pública onde eu me possa dirigir com os dados que possuo e saber se este individuo está sainalizado por algum motivo, se tem dívidas, se tem processos em tribunal... assim um pouco como fazem os bancos antes de atribuir crédito a alguem.
    Concordam com este comentário: laivort
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laivort
  4.  # 4

Há uma empresa nova no mercado chamada Renda Protec, que faz a análise dos inquilinos, com o conhecimento e consentimento prévio destes. Salvo erro levam 30 euros para fazer um check up básico ( consultam IRS , dívidas ao fisco, etc) e mais para fazer um check up alargado, com consulta a senhorios anteriores, etc. Em Inglaterra estas empresas parece q t~em muito sucesso.

Colocado por: Gwyn-ap-NuddAí é que está a questão... um deles andou-me a ligar do emprego e verifiquei que o número de telefone é de uma empresa diferente da que vem no recibo de ordenado e a do recibo de ordenado não só não tem telefone (nem site, nem fax, nem e-mail...) como a única informação que obtive foi do portugalio.com e do linkb2b.pt e diz que é uma empresa daquelas que faz tudo e mais alguma coisa, imobiliario, construção, acções, comercio de automoveis, jardinagem, festas de aniversário...

Portanto o que eu queria era saber se há alguma entidade pública onde eu me possa dirigir com os dados que possuo e saber se este individuo está sainalizado por algum motivo, se tem dívidas, se tem processos em tribunal... assim um pouco como fazem os bancos antes de atribuir crédito a alguem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwyn-ap-Nudd
    • bel99
    • 21 março 2013 editado

# 5

Bom dia
    Gwyn-ap-Nudd,
    Peça aos candidatos a folha de vencimento e, eventualmente, declaração da entidade patronal confirmando que aquele/a pessoa é funcionario/a da empresa desde.....
    Quanto a dívidas ao fisco poderá consultar no site das finanças aqui.

Sinceramente não o aconselho a ligar para a empresa seja em que circunstância for. Não misture assuntos e muito menos invada a privacidade do futuro inquilino.

Tente que o contrato seja em nome de duas pessoas com um ou mais fiadores, sempre lhe dá mais seguranças.
    Peça os mesmos documentos dos fiadores. Caso um seja reformado é mais uma segurança.

Pode pedir mais rendas adiantadas correspondentes, por exemplo, aos últimos meses de contrato (ex. se contrato de 1 ano, exija 3 rendas correspondentes aos últimos meses).

Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwyn-ap-Nudd
    • Nia_
    • 21 março 2013

# 6

Se fosse eu o "candidato" a inquilino e soubesse que me andava a ligar para a empresa para pedir informações, certinho direitinho que partia para outra, acho de muito mau tom!
    Se tem irs, pode consultar as finanças é publico!!
    Agora qnt ao recibo de vencimento...desde quando é necessário para se arrendar uma casa?! desconhecia por completo!
    Eu até posso ter outros rendimentos que não o de um vencimento...o que é que garante se a pessoa trabalha nesta ou naquela empresa, se tem vencimento ou ñ? É isso que faz com que pague a renda religiosamente todos os meses???
    Peça várias rendas adiantadas, ou então arrende ao Papa!!
  5.  # 7

Arrendar é sempre um risco como qualquer outro investimento, ou se tem sorte ou não se tem. Eu já ficava contente se no caso do inquilino deixar de pagar a renda e eu o conseguisse a devolução rápida da casa, a mesma estivesse "inteira"...
  6.  # 8

Essa da Renda Protec parece interessante. De qualquer forma, já resolvi a questão pois optei por alugar ao outro candidato dado que este me oferecia mais garantias.

Quanto á questão do telefone, eu não tencionava telefonar ao patrão do homem, a questão é que ele andou-me a ligar de um telefone que dizia ser do emprego, eu pesquisei no google e era realmente de uma empresa, mas quando me apresentou os recibos de vencimento não só não coincidia com a empresa de onde me tinha ligado anteriormente como era de uma coisa que se disesse "Professor Xibanga Unipessoal" pareceria mais credivel.

De qualquer forma, caso alguem ande a pensar alugar uma casa aconselho pedir dois recibos de vencimento, copias de BI e contribuinte, IRS e comprovativo de morada. Isto do candidato e do seu respectivo fiador. Quanto ao valor do salário, cerca de 2 vezes e meia ou 3 veses o valor da renda mensal costuma parecer seguro (somatório de todo o agregado familiar, não é preciso ser só o salário de uma pessoa), mas é claro que isso varia consoante o número de dependentes a cargo. Depois, é escolher aquele que parecer mais sério.

Ah, e um sonselho para os inquilinos. Não entreguem como comprovativo de morada uma carta do banco a informar que tem a conta a descoberto ao mesmo tempo que perguntam se podem pagar a caução a prestações, é que isso dá um bocadinho a ideia de que não se vai ver nem uma renda.
  7.  # 9

Colocado por: Gwyn-ap-NuddNão entreguem como comprovativo de morada uma carta do banco a informar que tem a conta a descoberto ao mesmo tempo que perguntam se podem pagar a caução a prestações, é que isso dá um bocadinho a ideia de que não se vai ver nem uma renda.

Incrível!
  8.  # 10

Há tempos li um artigo sobre seguros de rendas.
    Isso sempre existe (a preços realistas)?
  9.  # 11

Tambem eu li isso e era no Credito Agricola onde tenho a minha conta, enviei e mail para esse assunto , nunca me responderam, fui de novo a pagina do Credito Agricola verificar a informaçao e tinha desaparecido, normal quando os bancos viram a crise a esse nivel disseram seguramento com o nivel de incumprimentos de rendas que vai apareçer é melhor nao nos metere mos neste assunto lol
  10.  # 12

Colocado por: Nia_Agora qnt ao recibo de vencimento...desde quando é necessário para se arrendar uma casa?!

Têm pedido, Nia_. Como se um, ou dois recibos representasse uma garantia...

Colocado por: Gwyn-ap-NuddDe qualquer forma, caso alguem ande a pensar alugar uma casa aconselho pedir dois recibos de vencimento, copias de BI e contribuinte, IRS e comprovativo de morada. Isto do candidato e do seu respectivo fiador.

Desculpe, mas para que quer os comprovativos de morada? Que garantia acha que lhe dará?

Colocado por: Gwyn-ap-NuddDepois, é escolher aquele que parecer mais sério.

Ahahahah aqui é que está o problema!!
    Concordam com este comentário: Nia_
    •  
      FD
    • 22 março 2013

# 13

Nestes casos, este é o link mais importante: http://www.citius.mj.pt/portal/execucoes/listapublicaexecucoes.aspx

É a lista pública de execuções frustradas, isto é, aqueles que vão para tribunal por dívidas e não as conseguem pagar porque não têm bens.
    Os caloteiros inveterados devem estar aí incluídos.
    Sejam ou não inveterados, todos os que constem nessa lista apresentam um risco elevado.
    É possível que haja gente que não paga e não esteja aí incluída porque a lista é relativamente recente e os tribunais são relativamente lentos.

Não é infalível mas, com todos os elementos de que já dispõe, já lhe deve fornecer dados suficientes para avaliar o risco.
    • fpc
    • 22 março 2013

# 14

Colocado por: FDNestes casos, este é o link mais importante:http://www.citius.mj.pt/portal/execucoes/listapublicaexecucoes.aspx

É a lista pública de execuções frustradas, isto é, aqueles que vão para tribunal por dívidas e não as conseguem pagar porque não têm bens.
    Os caloteiros inveterados devem estar aí incluídos.

No CITIUS não se consegue verificar se um determinado individuo tem algum processo a decorrer?
  11.  # 15

Ûma boa ideia essa do citius, mas é preciso alguem ter metido os ditos em tribunal e a maior parte das vezes os senhorios ficam contentes so de ter a casa de volta.

Isso dos seguros de renda esteve em moda há uns tempos,principalmente na imobiliarias, não sei se ainda está.
    Não vejo vantagem nisso.
    • fpc
    • 22 março 2013

# 16

Colocado por: laivortÛma boa ideia essa do citius, mas é preciso alguem ter metido os ditos em tribunal e a maior parte das vezes os senhorios ficam contentes so de ter a casa de volta.

Exacto. Esta é uma boa ideia, mas melhor seria haver a possibilidade de se constituir um base de dados com o nome dos incumpridores. Mas como em Portugal se protegem os caloteiros, assim vamos cantando e rindo a caminho do abismo...

0.0205 seg. NEW