Colocado por: fatitadiz que é a primeira prestação
Colocado por: fatitana caderneta predial só consta o meu nome,por isso deduzo que só eu irei pagar este valor?correcto?
Colocado por: El_58Os casos típicos de casais com duas quotas surgem normalmente quando são adquiridos nas situações de "namorados" ou uniões de facto. Sem contracto de casamento firmado. Neste caso, cada um é proprietário de 50% da imóvel.
Quando os imóveis são adquiridos depois do casamento, dependendo do regime deste, pode ser registado um único proprietário, que por força do regime do casamento de torna herdeiro ou co-proprietário do mesmo.
Colocado por: JOCOR
Se na caderneta constarem os dois (com metade do prédio cada um) é certinho e direitinho que a sua esposa receberá outra comunicação igual à sua.
Colocado por: egitanose o imovel tivesse sido adquirido depois de termos casado o valor do imi seria o mesmo, mas teria a possibilidade de fazer o pagamento em 2 prestações?
Colocado por: JOCOR
Caro "egitano", conforme verá pelos posts nº 23, nº 24 e nº 26, não há certeza nenhuma de que quando fazemos uma escritura no nome dos dois cônjuges a caderneta predial do imóvel refira os dois nomes a 50% ou um nome apenas; parece que isso dependerá da forma como os respetivos funcionários das Finanças lançam esse imóvel.
O membro "hfviegas" no post 26 diz que no caso dele deslocou-se às Finanças da área do imóvel e pediu ao funcionário para o passar para um nome apenas, pedido esse que teve sucesso. Eu não sei se foi um gesto simpático do funcionário que o atendeu (que também os há simpáticos ... e competentes) ou se isso é um direito que todos temos. No seu caso, eu deslocar-me-ia à Repartição de Finanças respectiva e colocaria a questão. Talvez a resolva dessa forma.