Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola viva
    Gostava que alguém me pudesse esclarecer uma duvida antes de ir as finanças.

    Recebi ontem o IMI para pagar.
    Queria saber porque vem uma em meu nome e outra no nome da minha mulher,ambos os valores são de 157 € cada. Em principio pelos valores já não devemos pagar mais IMI este ano(penso eu). Vivemos em união de facto a mais de 8 anos e já fazemos IRS juntos a mais de 7 ou 8 anos.
  2.  # 2

    Se o imóvel estiver metade em seu nome e metade em nome da sua mulher as finanças vão enviar a respectiva parte para cada um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelson_701
    • Leom
    • 21 março 2013

     # 3

    A sério? Eu também recebi duas vezes, mas pensei que fosse para pagar só uma vez... :)
  3.  # 4

    À pois é, e esta é 1º prestação apenas!! :(


    Colocado por: LeomA sério? Eu também recebi duas vezes, mas pensei que fosse para pagar só uma vez... :)
    • Leom
    • 21 março 2013

     # 5

    1ª prestação? Como assim?
  4.  # 6

    O que diz a carta?
    Prestação única ou 1ª prestação....
    Se for única, só pagam uma vez.
    Se for a 1ª, a 2ª aparece daqui a 6 meses...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelson_701
  5.  # 7

    Veja lá se não diz isso no final da 2º parte do papel IMI.

    Colocado por: Leom1ª prestação? Como assim?
  6.  # 8

    Recebi hoje o da herança,, 930 e picos, primeira prestaçao de um terço da soma em Abril ,segunda prestaçao vao enviar e terceira tambem vao enviar, portanto ate se paga em tres vezes
  7.  # 9

    Colocado por: mafgodO que diz a carta?
    Prestação única ou 1ª prestação....
    Se for única, só pagam uma vez.
    Se for a 1ª, a 2ª aparece daqui a 6 meses...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nelson_701


    No meu caso é prestaçao unica. Mas vou ter que pagar 157 € duas vezes em Abril. Preferia pagar uma agora e outra em Novembro.
    A casa está em nome dos 2,será por isso que a minha esposa tambem recebeu ou será porque nao estou casado(vivo em uniao de facto) ?
  8.  # 10

    já agora alguem me pode dizer se a taxa de 0,30 % é mais ou menos normal e se estando eu casado e a casa está em nome dos dois se este valor é unico ou se a minha mulher tambem irá receber uma nota de pagamento com os mesmos 0,30% ??

    obrigado
    Concordam com este comentário: fatita
  9.  # 11

    Para prédios urbanos, como já referido pelo FD, a taxa mais utilizada pelos municípios é de 0,39%.
    Verifiquem na certidão predial quem figura como proprietário, e assim ficam a saber quem é o feliz contemplado do aviso de pagamento do IMI...:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatita
  10.  # 12

    Boa tarde,também fiquei com a mesma duvida do Marco1,se alguém puder esclareçer agradeço..
  11.  # 13

    Colocado por: marco1já agora alguem me pode dizer se a taxa de 0,30 % é mais ou menos normal

    Esta taxa é definida pelo municípios e pode variar entre 0.2 e 0.4, ou 0.5 para os municípios que estão à beira da falência.
  12.  # 14

    Colocado por: marco1já agora alguem me pode dizer se a taxa de 0,30 % é mais ou menos normal e se estando eu casado e a casa está em nome dos dois se este valor é unico ou se a minha mulher tambem irá receber uma nota de pagamento com os mesmos 0,30% ??
    Se nas finanças a casa é dos dois, a 50%, ambos vão pagar o mesmo valor.
    Assim, se paga 0,30€ ela pagará também 0,30% do valor tributável.
    É uma questão de ver isso na carta...
  13.  # 15

    bem brevemente vou saber se é 0,3 ou 0,6

    é que eu recebi via electronica e amanha vou saber se no correio vem o da minha mulher com mais 0,3

    estou confuso pois no site da camara vem lá 0,4 para casas como a minha em espaço urbano
  14.  # 16

    http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

    Simulação para calcular a taxa de IMI
  15.  # 17

    Colocado por: maria carolinaSimulação para calcular a taxa de IMI

    Errado: Simulação para calcular o valor patrimonial tributário.
    Concordam com este comentário: maria carolina, Silver Wolf
  16.  # 18

    Colocado por: marco1brevemente vou saber se é 0,3 ou 0,6



    Colocado por: PicaretaEsta taxa é definida pelo municípios e pode variar entre 0.2 e 0.4, ou 0.5 para os municípios que estão à beira da falência.


    Conforme disse o "Picareta", a taxa máxima de IMI é de 0,5% portanto no seu caso deve pagar os 0,3% (está com sorte, pois deve haver poucos municípios com taxas assim "baixas").

    Colocado por: marco1amanha vou saber se no correio vem o da minha mulher com mais 0,3

    Se na caderneta constarem os dois (com metade do prédio cada um) é certinho e direitinho que a sua esposa receberá outra comunicação igual à sua.
  17.  # 19

    Setubal 0.5% Teixoso 0.35% qual o mais caro? para mim 0.35% NO TEIXOSO! bolas deveria rondar por volta dos 0.2% as infrastruturas nao sao as mesmas que em Setubal
  18.  # 20

    Fui consultar a minha pagina das finanças,apareçe lá a notificaçao para pagar 229euros e diz que é a primeira prestação,na página do meu marido nao apareçe nada,a casa está no nome dos dois ,mas na caderneta predial só consta o meu nome,por isso deduzo que só eu irei pagar este valor?correcto?que confusão que ja vai na minha cabeça;)
 
0.0204 seg. NEW