Iniciar sessão ou registar-se
    • blr
    • 22 março 2013

# 1

Comprei há 3 anos um apartamento que já tinha aberta uma passagem para um sótão. O condomínio autorizou na altura das obras a realização das mesmas. No entanto o dono da casa na altura não legalizou na câmara as alterações. Foi em 1992.

Pretendo finalmente legalizar a situação.

Sabem o que posso\devo\tenho que fazer?

Obrigado
  1.  # 2

tem que legalizar porquê?? alguem lhe pediu ou exigiu alguma coisa??
    existe em acta do condominio essa autorização??
    Concordam com este comentário: RFPE
    • blr
    • 22 março 2013

# 3

O problema é que há alguns vizinhos que entraram em conflito com o meu vizinho do lado que também tem o sotao e ameaçam-no frequentemente com queixas na câmara e já sei que se vierem ver o dele, a probabilidade de espreitarem para o lado é grande.

Sim existe.

Obrigado
  2.  # 4

Colocado por: blrPretendo finalmente legalizar a situação.

Se isso fosse possível, não acha que o construtor o teria feito, visto que valorizava o apartamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: blr, Vitor Azevedo
  3.  # 5

picareta não o fez na altura não terá sido porque não fosse possivel mas sim por economia de recursos e outras coisas mais.
    mas sim é possivel legalizar
    terá que começar por um projecto de alterações ao projecto do edificio na sua globalidade a submeter á camara e consequentemente a alteração da propriedade horizontal assim como o seu efectivo registro na conservatória.
    é possivel licenciar um apartamento com aproveitamento de sotão.
    é um processo algo complicado tanto mais que o sotão originalmente está como espaço comum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: blr
  4.  # 6

Colocado por: marco1é possivel licenciar um apartamento com aproveitamento de sotão.

E se esse sótão tiver um pé direito de modo a que seja considerado como área de construção?
    E se a área de construção máxima para esse terreno já estiver esgotada?

Colocado por: marco1é um processo algo complicado tanto mais que o sotão originalmente está como espaço comum.

Espaço comum-------->alteração da propriedade horizontal--------->aprovação de todos os condóminos.
  5.  # 7

Boa tarde,
    Encontro-me numa situação semelhante à descrita por blr, neste momento a minha dúvida é o que fazer após aprovação obtida de 100% dos condóminos?
    Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado.
  6.  # 8

Colocado por: Kasa1Encontro-me numa situação semelhante à descrita por blr, neste momento a minha dúvida é o que fazer após aprovação obtida de 100% dos condóminos?

Regra geral, os condóminos aprovam essas alterações, com a condição de serem aprovadas pela câmara, se não foi o seu caso faça as obras.

Já tem o buraco aberto?
  7.  # 9

Projecto de alterações.
  8.  # 10

Bom dia,

Nos dois casos terão de submeter projeto de altarações à Câmara, mas antes disso façam uma consulta prévia com técnico da Câmara para saber a viabilidade dessas alterações, depois é contratar um gabinete de projetos e deixem-nos fazer o trabalho deles.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com

0.0109 seg. NEW