Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ram
    Não aguenta. Não aguentaria a nova obra e nem se pode esperar que aguenta até ficar de pé tal como está. Pela seguinte ordem de ideias:

    - Só se pode afirmar que a casa "aguenta" após ter sido demonstrado que, para o conjunto de solicitações previsto, a estrutura não excede nenhum estado limite relevante. Como esse trabalho não foi feito então não se pode lançar expectativas infundadas.
    - Se a casa não está construída em conformidade com o projecto então nenhum dos pressupostos desse projecto, como a própria capacidade resistente dos elementos estruturais quando sujeitos apenas ao próprio peso, estão cumpridos.

    Independente destes aspectos, é possível afirmar que uma laje de cobertura tem de suportar cargas muito mais reduzidas que uma laje de pavimento de um piso habitacional. Isto quer dizer que se essa laje de cobertura foi executada na perfeição e de acordo com todas as exigências legais da década de 80 então estará um bocado aquém das exigências de uma laje destinada a uso doméstico. Se querem meter-lhe um WC então pior ficamos. Então nem se fala se quiserem escavacá-la para passar tubagens ou abrir acessos.


    isso quer dizer que a base de partida, é que nao pode ser habitado este sotao? retirou essa conclusao do prjecto de estabilidade que acima postei?
    já vi casas bem mais velhas, bem menos estruturadas com aproveitamento de sotão
  2.  # 2

    - Só se pode afirmar que a casa "aguenta" após ter sido demonstrado que, para o conjunto de solicitações previsto, a estrutura não excede nenhum estado limite relevante. Como esse trabalho não foi feito então não se pode lançar expectativas infundadas.

    Explique lá isso das "expectativas infundadas"

    Independente destes aspectos, é possível afirmar que uma laje de cobertura tem de suportar cargas muito mais reduzidas que uma laje de pavimento de um piso habitacional. Isto quer dizer que se essa laje de cobertura foi executada na perfeição e de acordo com todas as exigências legais da década de 80 então estará um bocado aquém das exigências de uma laje destinada a uso doméstico. Se querem meter-lhe um WC então pior ficamos. Então nem se fala se quiserem escavacá-la para passar tubagens ou abrir acessos.

    Se bem entendo, no caso presente a pretensão é transformar uma laje de tecto, não de cobertura, e não seria a 1ª vez que eu via instalada uma laje de tecto com capacidade para funcionar como uma laje de pavimento habitável. Não me parece ser este o caso mas, como decerto reconhecerá, é prematuro dizer o contrário sem proceder às necessárias verificações.
  3.  # 3

    desculpem a pergunta, esta lage nao aguenta com duas camas de casal e pouco mais?

    eu tenho de certeza mais peso em tralhas, moveis camas sofas...
    • dato
    • 23 março 2013

     # 4

    Colocado por: mastertangdesculpem a pergunta, esta lage nao aguenta com duas camas de casal e pouco mais?

    eu tenho de certeza mais peso em tralhas, moveis camas sofas...


    a questão n são as camas...

    imagine q quer fazer 3 quartos e uma casa de banho, ainda mete uns 4cm de betonilha, mais a cerâmica...

    faça as contas ao peso das paredes, betonilha, cerâmica, a brincar vão uma meia dúzia de toneladas..

    agora se fizer td em gesso cartonado, e poupar na betonilha e usar um flutuante, eu q n sou engenheiro civil, penso q aguenta na boa...lol
    • dato
    • 23 março 2013

     # 5

    Colocado por: Anonimo16062021
    Placas de gesso cartonado tipo VIP (Vácuo) :-))


    eu sei q sou um VIP...agora placas de gesso vip n conheço..lol
    • dato
    • 23 março 2013

     # 6

    Colocado por: Anonimo16062021
    Placas de gesso cartonado tipo VIP (Vácuo) :-))


    tive a pesquisar mas n aparece nada..
  4.  # 7

    Colocado por: dato

    a questão n são as camas...

    imagine q quer fazer 3 quartos e uma casa de banho, ainda mete uns 4cm de betonilha, mais a cerâmica...

    faça as contas ao peso das paredes, betonilha, cerâmica, a brincar vão uma meia dúzia de toneladas..

    agora se fizer td em gesso cartonado, e poupar na betonilha e usar um flutuante, eu q n sou engenheiro civil, penso q aguenta na boa...lol


    certo mas o único peso que vou acrescentar, será dos paines sandwish com isolamento de 60mm, e o W.C

    o resto ja existe desde que foi construída betomilha de cerca 3 cm paredes que suportam os barrotes de madeira(que tenciono retirar mais de metade) portas janelas ect...

    não serão acrescentadas mais paredes.

    penso sim em acrescentar algum reforço para a lage no piso inferior, tipo vigas em H, penso que seja isso em todo o cumprimento da casa em ambos os lados
  5.  # 8

    boa tarde, mas em relação ao que existe na realidade e o que esta no papel, o que devo fazer?

    posso apenas substituir os barrotes, ou sou obrigado a mudar para ripado de betao?
  6.  # 9

    - Na minha opinião nem a laje de cobertura nem a viga central LT têm as condições necessárias para o que pretende. Acho que devia contactar um técnico para definir a melhor solução que pode ou não passar pelo reforço da estrutura existente

    - Eu não me preocuparia com a questão do ripado da cobertura.
    • dato
    • 23 março 2013

     # 10

    Colocado por: mastertangboa tarde, mas em relação ao que existe na realidade e o que esta no papel, o que devo fazer?

    posso apenas substituir os barrotes, ou sou obrigado a mudar para ripado de betao?


    siga a opinião do cardoso, chame aí alguém que lhe dê garantias q isso pelo menos fique bem feito
  7.  # 11

    vou então procurar um técnico num gabinete de engenharia, será que alguém por aqui recomende um aqui na margem sul?

    já agora esse tipo de reforço pode ser muito dispendioso?
  8.  # 12

    boa noite, venho dar seguimento a este topico, já foi feito um projecto de reforço de lage, afim de ser habitado o sótão.

    o que foi sugerido nesse reforço foi vigamentos de vigas de ferro HE180B, apoiadas sempre em pilares ou vigas de betao existentes, mas agora tenho outra duvida ao qual perciso de outras opinioes, foi desenhado e descrito que o apoio das vigas seriam fixadas ao betao por uma cantoneira com 4 parafuso de 12mm e bucha quimica, ora será que este 4 parafusos e bucha quimica suportam todo este peso, de 235 kg cada viga?
    • ram
    • 2 maio 2013

     # 13

    Colocado por: j cardoso
    Explique lá isso das "expectativas infundadas"

    Infundadas no sentido que não tem fundamento.

    Segundo a descrição, a indicação que é dada é que o tal sotão não foi projectado nem lhe foi dado como finalidade de ocupação residencial. Se o sotão não foi projectado para esse fim então só se pode assumir que foi projectado apenas para a categoria de terraço não acessível. Isso implica que só se pode assumir que terá sido projectada para suportar metade da sobrecarga prevista para uso doméstico.

    Agora, ao querer esburacar a laje e dar-lhe uma ocupação que já é de uso doméstico, não só teremos uma laje que estruturalmente comporta-se de uma maneira significativamente diferente como também estão a querer dar-lhe uma ocupação cuja solicitação será o dobro daquela para a qual foi projectada.

    Portanto, é no mínimo necessário fazer as continhas necessárias para demonstrar que apesar dos buracos e da sobrecarga superior ela irá portar-se bem.

    Até lá, qualquer expectativa de que a coisa irá manter-se de pé é infundada.

    Colocado por: j cardoso
    Se bem entendo, no caso presente a pretensão é transformar uma laje de tecto, não de cobertura,

    De acordo com o regulamento de segurança e acções, um pavimento que é projectado para ser acedido apenas para reparação é classificado como terraço não-acessível. Se é a laje de um sótão que não foi projectado para ser acedido então não se pode simplesmente assumir que foi projectado para ocupação doméstica.

    Colocado por: j cardoso
    e não seria a 1ª vez que eu via instalada uma laje de tecto com capacidade para funcionar como uma laje de pavimento habitável.

    Nem eu, mas o que importa é ter isso demonstrado e devidamente fundamentado, algo que segundo a informação disponível ainda está por fazer.

    Posto por outras palavras -- se ninguém se responsabilizou pela laje e assinou algum papel a assegurar que ela funciona então não adianta nada as coisas que vimos no passado em algum ponto do mundo, porque não será a nossa memória que irá impedir a laje de se portar mal.

    Colocado por: j cardoso
    Não me parece ser este o caso mas, como decerto reconhecerá, é prematuro dizer o contrário sem proceder às necessárias verificações.

    Seria prematuro e irresponsável dizer que a laje iria funcionar sem sequer se imaginar como ela é, como foi projectada ou que buracos lhe querem fazer.
    • ram
    • 2 maio 2013

     # 14

    Colocado por: mastertangmas agora tenho outra duvida ao qual perciso de outras opinioes, foi desenhado e descrito que o apoio das vigas seriam fixadas ao betao por uma cantoneira com 4 parafuso de 12mm e bucha quimica, ora será que este 4 parafusos e bucha quimica suportam todo este peso, de 235 kg cada viga?

    Não é possível mostrar um desenho?
  9.  # 15

    Infundadas no sentido que não tem fundamento.


    Até lá, qualquer expectativa de que a coisa irá manter-se de pé é infundada.

    Mas quais expectativas? Quem disse que "a coisa irá manter-se de pé"?

    Sugiro que leia melhor o que foi escrito, a começar por aqui:

    colocado por j cardoso:
    Para responder a esta questão é necessário saber que tipo de estrutura tem a casa, deveria mostrar o respectivo projecto e, se possível, confirmar se realmente foi construída assim. Pode também levar alguém entendido na matéria ao local para analisar a situação.
  10.  # 16

    aqui vai um desenho do pormenor da fixação das vigas
  11.  # 17

    o que acham da soluçao?
  12.  # 18

    acham que devo pedir uma segunda opiniao de um outro gabinete
  13.  # 19

    Não sei se se justifica
  14.  # 20

    entao esta soluçao é boa?
 
0.0200 seg. NEW