Iniciar sessão ou registar-se
    • ruth
    • 23 março 2013

# 1

Boa tarde!
    Desde já gostaria que me dessem a opinião do que posso fazer, mas têm de tomar atenção, porque é um pouco confuso...

A minha avó, tinha até à data da sua morte 3 imóveis, em Lisboa, todos no mesmo bairro, imóveis esses que foram herdados pela minha bisavó.

A minha avó, contraiu matrimónio por 5 vezes, do primeiro casamento nasceram a minha tia e a minha mãe, do segundo nasceu o meu tio, do terceiro e quarto casamentos não ouve filhos e a minha avó no ano 2000 resolveu casar novamente com o ultimo marido, apenas por interesse, visto que o homem ficou lá em casa como hóspede a pagar uma mensalidade, mas já estavam divorciados, mas ela como era gulosa, e o homem era mais velho e andava com vários problemas de saúde, ela resolveu casar para receber a parte da reforma que por sinal rondava os 1000€, o que acontece é que a mulher do meu tio, que trabalha nas finanças e o meu tio que tratava este marido da minha avó como um pai, fizeram a cabeça da minha avó para fazerem em notário as divisões das casas para cada irmão, visto que se a minha avó morresse ele herdava uma parte, e os meu tio e a mulher queriam ficar com a casa que a minha avó habitava, visto que era a única vaga e as outras duas estão alugada para mais de 40 anos com rendas baixas.
    Em 2001 foi feita uma doação e assinado por todos, o advogado que redigiu o documento era amigo da minha tia das finanças e foi tudo assinado na boa fé, praticamente sem lerem...
    Em 2011 a minha avó morreu, e para espanto da minha mãe e tia, o meu tio no dia do velório pediu a chave da casa, que a minha mãe tinha em seu poder para poder tratar da minha avó que faleceu com cancro( foi a única que tratou dela), o " marido e a minha tia das finanças deixaram de falar à minha mãe e tia, e depois disso levantaram os €€€ do banco, com um cheque que a minha avó tinha deixado assinado para o efeito, e o meu tio dividiu em 4 partes, incluindo o " marido", deitou o recheio da casa todo fora, e começou a receber as rendas!!!
    A minha mãe e tia ficaram parvas, e pediram explicações, visto que a minha avó tinha dinheiro em casa e muito ouro da minha bisavó e para não falar nas rendas que lhes pertenciam, quando eles vieram com a cópia da tal doação que vinha lá o usufruto do marido!!!
    Elas ficaram estupefactas e não disseram mais nada, eu pedi uma cópia, pois a minha mãe tem tido muitas depressões e não se encontrava bem com a situação da minha avó, e ao lermos realmente vinha o tal usufruto...
    Resumindo não houve habilitação de herdeiros, eles ficaram a viver na casa todos em conjunto, deitaram tudo fora e fizeram obras, deram os electrodomésticos e do ouro e dinheiro disseram que não estava lá nada e ainda acusaram a minha mãe de ter roubado ela as jóias e o ouro, sendo que eles remodelaram a casa toda e fizeram uma palacete, dito por vizinhos que já lá entraram.
    Passaram estes anos e o marido encontra-se vivo e a receber as rendas, foi expulso pelo meu tio e a minha tia lá de casa, as rendas não sei quem as está a receber, a minha mãe está louca, no sentido literal, pois tem um distúrbio compulsivo a comprar livros, e eu gostaria de saber se há alguma maneira de inverter esta situação, visto que a minha mãe está desempregada, já não tem €€€ da herança, está numa casa alugada, e cada vez pior e não sei que agora ainda poderei fazer alguma coisa, pois nem sei para onde se mudou o "marido" usufrutuário, e nem sei se ele pode vender os andares ou doar o usufruto ou vender os andares.
    Agradecida.
    • ruth
    • 24 março 2013

# 2

Alguém?????

Obrigada.
  1.  # 3

Diga objectivamente qual é a sua dúvida.

Cumps
    • ruth
    • 25 março 2013

# 4

Boa tarde!

Gostaria de saber se posso digamos reverter esta situação, acusar e retirar o usufruto ao marido da minha avó, visto que não é para habitação própria.

Em relação ao meu tio, passados estes anos, poderemos fazer algo acerca da habilitação de herdeiros????

Obrigada.
  2.  # 5

Colocado por: ruthGostaria de saber se posso digamos reverter esta situação, acusar e retirar o usufruto ao marido da minha avó, visto que não é para habitação própria.

Na minha opinião é melhor esquecer isso...

Colocado por: ruthEm relação ao meu tio, passados estes anos, poderemos fazer algo acerca da habilitação de herdeiros????

Se conseguir provar que ele levantou o dinheiro e abotoou o dinheiro e as jóias pode e deve...

Cumps
  3.  # 6

Boas penso que em relação ao cheque terá hipóteses não havendo testamento pois é legitima herdeira assim como os seus outros tios, agora em relação ao ouro ele não "fala" como um cheque e certamente será para esquecer..
    Isto tem um nome penso que seja apropriação indevida e será por aí que terá de começar..
    Cumps
  4.  # 7

Peço desculpa o usufruto do marido poderá complicar ainda mais a coisa..acho que o melhor é levar esse documento e pedir um conselho a um advogado..
    • ruth
    • 25 março 2013

# 8

Obrigada a todos os que responderam.

A unica coisa que me ocorria era conseguir provar, através dos sinais exteriores de riqueza, e tenho N de pessoas que compraram algum recheio da casa, para não falar das várias coisas que deitaram fora.

Posso adiantar que receberam perto de 20 mil euros e remodelaram a casa de raíz, entre as quais puseram 2 marqises lacadas, uma delas com cerca de 7 metros, estores electricos, chão, fizeram suite etc, suponho que isso será muito mais que os 20 mil €, quanto ao cheque, ele foi assinado pela minha avó, mas no dia que foi levantado ela já tinha falecido, e a minha mãe que não está no seu perfeito juízo e estava muito abalada com tudo, disse ao meu tio para levantar o cheque e depois lhe dar o que competia, o que não acabou por acontecer.

Mas estou a ver que não será o suficiente.
  5.  # 9

Coloque tudo o que tem contra essas pessoas, se possivel arranje testemunhas, contrate um advogado e façam com que seja tudo repartido com justiça. Peça no Registo Civil o levantamento de todos os bens, imóveis ou não da sua avó, pois se constarem como que dela ainda (visto ela não ter deixado um testamento para quem ia o que) poderá reverter a situação dos bens, quanto a essa situação do Cheque já será mais complicada, contudo fale com um advogado, ninguem melhor para ajudar neste tipo de casos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruth

0.0125 seg. NEW