Olá a todos, Possuo uma moradia com 2 pisos, sendo que no 1º se localiza o quadro geral e no sótão optou-se por ligar as "Tomadas do sótão"(nº5) e "Iluminação do sótão"(nº2) a um contador de obras (2ª foto) (apenas para eu, senhoria, saber o que gasto). Há dias mandei baixar a potência e noutro dia instalaram-me uma ficha exterior com terra. Não sei se foi coincidência ou não, mas agora tenho dois candeeiros no sótão que só funcionam a metade: isto é, um de 4 lâmpadas, só tem duas a funcionar (já as substitutui) e o outro, de duas lâmpadas, só tem uma a funcionar, ambos do lado esquerdo, curiosamente. Além disso, numa das wc's debaixo avariou-se um dos ventiladores que está ligado a uma ligação que existe em cima no wc, ligada a uma caixa de electricidade, própria para quem quer ligar um pequeno aquecedor, etc, como é o caso.
Como posso saber se os candeeiros estão estragados? E o ventilador (está ligado ao mesmo sítio do radiador. o radiador funciona, o ventilador não)? Cá em cima no sótão, tenho outros 2 candeeiros semelhantes a funcionar a 100%. Pela "experiência" que tenho, cá em cima no sótão, o contador das obras já teve um fio encostado (azul, penso eu) que o electricista arranjou.
Estou com medo que o sr que cá vem, que não é electricista, faça alguma asneira e eu acabe por gastar mais dinheiro desnecessariamente, por isso gostava de opiniões, s.f.f.
Foi isso mesmo! Lol. Ai meu deus que nabice! è que tiraram a lâmpada/candeeiro e deixaram os fios soltos. Foi só juntar dois (castanhos, acho eu) e o extractos já funciona, carregando no interruptor, independentemente da luz da wc estar acesa ou não.
Obrigada pela dica. Esta é fácil, para quem sabe minimamente de electricidade, que não é o caso!
O resto dos candeeiros, foi mesmo coincidência e as lâmpadas estavam fundidas. Só que como são daqueles que se tem de enroscar muuuuuuito, parecia que nenhuma lâmpada dava. Afinal era só apertar mais um bocadinho. Enfim, tudo se resolveu.