Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,
    Possuo uma moradia com 2 pisos, sendo que no 1º se localiza o quadro geral e no sótão optou-se por ligar as "Tomadas do sótão"(nº5) e "Iluminação do sótão"(nº2) a um contador de obras (2ª foto) (apenas para eu, senhoria, saber o que gasto). Há dias mandei baixar a potência e noutro dia instalaram-me uma ficha exterior com terra.
    Não sei se foi coincidência ou não, mas agora tenho dois candeeiros no sótão que só funcionam a metade: isto é, um de 4 lâmpadas, só tem duas a funcionar (já as substitutui) e o outro, de duas lâmpadas, só tem uma a funcionar, ambos do lado esquerdo, curiosamente. Além disso, numa das wc's debaixo avariou-se um dos ventiladores que está ligado a uma ligação que existe em cima no wc, ligada a uma caixa de electricidade, própria para quem quer ligar um pequeno aquecedor, etc, como é o caso.

Como posso saber se os candeeiros estão estragados? E o ventilador (está ligado ao mesmo sítio do radiador. o radiador funciona, o ventilador não)? Cá em cima no sótão, tenho outros 2 candeeiros semelhantes a funcionar a 100%. Pela "experiência" que tenho, cá em cima no sótão, o contador das obras já teve um fio encostado (azul, penso eu) que o electricista arranjou.

Estou com medo que o sr que cá vem, que não é electricista, faça alguma asneira e eu acabe por gastar mais dinheiro desnecessariamente, por isso gostava de opiniões, s.f.f.
      quadro.jpg
      quadro_obras.jpg
      ventilador_aquecedor.jpg
  2.  # 2

bom dia
    não acendia metade de cada vez?
    se for o caso ao andarem a instalar a tomada podem ter costado a outra fase que vai as lâmpadas
    Concordam com este comentário: ana_tav
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana_tav
  3.  # 3

Foi isso mesmo! Lol. Ai meu deus que nabice! è que tiraram a lâmpada/candeeiro e deixaram os fios soltos. Foi só juntar dois (castanhos, acho eu) e o extractos já funciona, carregando no interruptor, independentemente da luz da wc estar acesa ou não.

Obrigada pela dica. Esta é fácil, para quem sabe minimamente de electricidade, que não é o caso!

O resto dos candeeiros, foi mesmo coincidência e as lâmpadas estavam fundidas. Só que como são daqueles que se tem de enroscar muuuuuuito, parecia que nenhuma lâmpada dava. Afinal era só apertar mais um bocadinho. Enfim, tudo se resolveu.

Muito obrigada pela resposta.

0.0054 seg. NEW