Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.

Bom, iniciei agora mesmo a fantástica aventura de construir casa... e como já era de esperar tenho algumas (ou muitas) condicionantes!!!! Pior, não sei por onde começar para ultrapassar estas barreiras!!!!
    Então, meus pais possuem um terreno bastante grande, com cerca de 21m de largura e tem bastante de comprimento. Eles construíram a casa deles e como temos muito mas muito terreno para trás uma opção, será construir outra habitação. Fui à Câmara Municipal consultar um técnico para verificar se dava para construir tendo em conta o PDM em vigor. Sim dá para construi, desde que a habitação tenha uma frente para uma via pública :( ou seja, teria que abrir uma via publica no nosso terreno de 7 metros!!!!
    Para já não é do nosso interesse abrir uma via publica, porque poderá ser usada por qualquer um, mesmo ficando como estrada sem saída. Depois se nós abrirmos uma via pública, esta irá quase para cima da nossa casa!!!!

Depois de expor esta situação, falaram-me em construir uma "casa do caseiro". Alguém sabe como o posso fazer?! ou que outra solução poderei ter aqui, nesta situação?

Desde já agradeço quem me poder ajudar.

BL
  2.  # 2

Diga só uma coisa Blsousa, o terreno tem frente para a via pública? Certamente na Câmara ter-lhe-ão falado num destaque da parcela de terreno onde quer construir, porque não o poderá fazer num terreno que já tem uma moradia, sem que previamente faça um destaque.
    Essa de ter de fazer uma via pública não me está a soar bem.
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: blsousa
  3.  # 3

Colocado por: cinderelaDiga só uma coisa Blsousa, o terreno tem frente para a via pública? Certamente na Câmara ter-lhe-ão falado num destaque da parcela de terreno onde quer construir, porque não o poderá fazer num terreno que já tem uma moradia, sem que previamente faça um destaque.
    Essa de ter de fazer uma via pública não me está a soar bem.

pelo que percebi a frente do terreno está toda ocupada com uma construção existente.
    a intenção é construir atrás da moradia existente, e como a parte traseira do terreno não confina com a via publica....
  4.  # 4

Terá toda a razão fernandoFerrera, certamente é o que se passa. O pior é se a parte da traseira da moradia existente, pela qual seria feito o acesso à moradia a construir, um dia não possa ficar impedido por qualquer motivo, isto porque o terreno terá confinará com outros proprietários, digo eu.... E ainda, a ser possível a construção, é como sendo casa para caseiro.... Para um investimento tão grande, há muitos entraves.
  5.  # 5

Desde já agradeço a v/ ajuda.... não o terreno não tem frente para a via pública... no tempo dos meus avós (herança deles) aquilo era uma quinta.. ao meu pai foi doado uma parte do terreno, para ele construir. Contudo, sempre com um caminho de cerca de 4m, respeitado sempre por nós, para que existisse passagem para os campos por detrás da casa. Á morte dos meus avós, os meus pais compraram o restante terreno aos meus tios.
    Na Câmara não me falaram em fazer o destaque do terreno. Simplesmente falaram-me que a única opção seria abrir a tal via pública, da qual não concordamos!!!! Isto com o técnico do PDM. Ele já queria que eu marcasse com os técnicos da edificação, mas antes de falar com eles quero ter algumas luzes para saber como fazer... para além disso, mesmo ao lado do terreno tem uma fábrica... os meus vizinhos têm casas sem frente para a via pública e simplesmente não tiveram que abrir uma via com 7m... é que para além de não termos dinheiro, ainda nos vimos com tantos entraves para a construção!!!! é desesperante!!!

Mais uma vez o meu obrigada. Vou colocar um desenho para visualizarem de forma mais precisa o terreno.
      casa 001.jpg
  6.  # 6

blsousa

embora compreenda a sua apreensão mas tenho que lembrar que certos regulamentos urbanisticos não foram feitos á toa, há uma ou mais razões de peso para serem assim.
    apenas lhe digo uma, em caso de incendio da sua futura casa e não havendo via publica e o acesso dos bombeiros ser limitado, vão -se culpar os bombeiros?
    e há outras.
    apenas acho estranho que lhe tenham dito que tem que ser de 7 metros, penso que a maioria dos regulamentos falam em 6 ou 6,5
    já agora isso está tudo num artigo?? casa dos pais, o "seu terreno" e os campos??
    os seus pais não se importam de ficar sem acesso directo aos campos??
    qual a profundidade ( apartir da via publica) máxima para construção que está definida na sua camara?
    por outro lado se pensar bem até pode atravez da abertura de uma via publica vir a rentabilizar ( em futuros lotes) essa "imensidão" de terreno para trás.
  7.  # 7

E não pode meter um processo para ampliação da casa existente?
  8.  # 8

não lhe falaram no destaque, mas ainda irão falar concerteza... porque mesmo abrindo via publica terá de fazer o destaque, a não ser que o terreno seja outro artigo
  9.  # 9

Colocado por: marco1blsousa

embora compreenda a sua apreensão mas tenho que lembrar que certos regulamentos urbanisticos não foram feitos á toa, há uma ou mais razões de peso para serem assim.
    apenas lhe digo uma, em caso de incendio da sua futura casa e não havendo via publica e o acesso dos bombeiros ser limitado, vão -se culpar os bombeiros?
    e há outras.
    apenas acho estranho que lhe tenham dito que tem que ser de 7 metros, penso que a maioria dos regulamentos falam em 6 ou 6,5
    já agora isso está tudo num artigo?? casa dos pais, o "seu terreno" e os campos??
    qual a profundidade ( apartir da via publica) máxima para construção que está definida na sua camara?
    por outro lado se pensar bem até pode atravez da abertura de uma via publica vir a rentabilizar ( em futuros lotes) essa "imensidão" de terreno para trás.

Bom dia,

A ideia do Marco não é má de todo, abrir a via pelo terreno todo e fazer um loteamento, virar as casas para o novo arruamento, tem custos maiores de projeto e infra-estruturas, mas pode ser um modo de rentabilizar o terreno. Claro que teria de se averiguar se as areas servem e se compensam, e claro que a câmara autorize.

boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: cinderela
  10.  # 10

Colocado por: marco1blsousa

e há outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:blsousa

Compreendo e agradeço Marco o que me quer transmitir e tem a sua lógica... a minha intenção nunca será efectivamente tapar o caminho para os campos... a entrada possui cerca de 4m, ou seja o caminho será sempre desta dimensão!!! Para além desses 4 metros, ainda têm cerca de 8 metros até ao inicio da casa dos meus pais. Nesse sentido, pensamos alinhar a nossa casa pela dos meus pais, ficando assim como um caminho particular, mas sempre de servidão para nós, para os nossos campos e mato que possuímos nas traseira. Ou seja, numa situação de emergência, nunca irá ter nada impeditivo no caminho... penso que mesmo a entrada com os 4m que qualquer camião entra!!!
    Por outro lado, a situação é que ao abrirmos entrada de 7m, a casa dos meus pais irá ficar sem terreno dos lados, o que não nos agrada!!! Para além disso tornando publico qualquer pessoa poderá usufruir!!! Imaginemos que o vizinho do lado (que até tem uma empresa) abre imediatamente uma entrada para o lado dele e começa a utilizar com camiões e tudo mais!!!! Ora os meus pais compraram um terreno, onde parte dele será para o uso-fruto das outras pessoas :(

A questão da urbanização, não é mal vista, contudo não é de todo a nossa intenção, porque os campos estão cultivados e continuarão a ser cultivados por nós!!! Nestes tempos de crise é sempre uma mais valia!!!! Para além disso, o terreno para trás daquele onde quero construir está no PDM em vigor como área florestal ou protegida, e no PDM que irá entrar em vigor também!!!

Por fim, a casa do meu pai com o terreno doado pelo meu avó está com um artigo. Os terrenos para trás da casa estão inscritos com outro artigo.

Mais uma vez agradeço imenso a ajuda que me estão a dar.
  11.  # 11

blsousa

já pos a questão ao seu vizinho se está interessado em ceder alguma metragem para o alargamento dessa servidão e ela passar a via publica??
  12.  # 12

Marco,

Não colocamos sequer essa possibilidade em cima da mesa.. por vários motivos que não quero divulgar aqui.. mas essa posibilidade está completamente fora de hipótese. No entanto agradeço a ideia.
  13.  # 13

Estando essa hipotese de fora, podia aumentar a casa dos seus pais e até fazer uma propriedade horizontal para dividir as casas mantendo areas comuns exteriores. [atenção que nem todas autarquias aceitam fazer estas propriedades horizontais nestes termos]. As casas podem até unir pela garagem ou areas de técnicas.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: cinderela
  14.  # 14

Colocado por: doisarquitectosEstando essa hipotese de fora, podia aumentar a casa dos seus pais e até fazer uma propriedade horizontal para dividir as casas mantendo areas comuns exteriores. [atenção que nem todas autarquias aceitam fazer estas propriedades horizontais nestes termos]. As casas podem até unir pela garagem ou areas de técnicas.

pois era o que eu tinha sugerido
    juntavam as casas ao nivel da cave por exemplo (se a casa existente tiver)
  15.  # 15

são dois artigos diferentes pelo que entendi

outra solução que passa por os unir á mesma, seria a figura de condominio fechado, ou seja teria partes comuns exteriores mas as casas estavam separadas e independentes.
    penso tambem que neste caso a camara poderia ( se o terreno encravado estivesse dentro da profundidade passivel de construção) apenas exigir que a servidão garantisse o acesso em termos de bombeiros.
  16.  # 16

Boa tarde a todos,

A casa dos meus pais é de duas soalhadas..por isso penso que seria complicado unir... isto porque a base da casa é constituída por uma cozinha, quarto escritório e garagem..sendo que a garagem e o escritório ficam de frente para a via pública e a cozinha e quarto para as traseiras... a sua união por aqui seria complicado!!! (penso eu)
    Marco, penso que os 4 metros de frente que deixamos como entrada e como pensamos em deixar sempre caminho onde passe um tractor ou até um camião o acesso aos bombeiros será sempre garantido!!!!

Sabes-me dizer se essa opção de condomínio fechado for viável na Câmara Municipal eu posso construir em meu nome, através de uma doação do terreno dos meus pais a mim ou se é necessário a construção ser efectuada em nome do meu pai?!

E a tal "casa do caseiro" que me falaram, não acham que seja viável?!! Porque aí terei que construir obrigatoriamente em nome do meu pai?!

Obrigada a todos!!!
  17.  # 17

Boa Tarde

Apesar do terreno estar em nome dos seus pais, o licenciamento pode ser feito em seu nome, para isso o titular do terreno apenas terá de assinar uma declaração a autorizar o filho (neste caso) a desenvolver a operação urbanística em causa (construção de moradia unifamiliar).
    Depois do projecto aprovado, a única condicionante será a do titular da licença de construção ser passado em nome do titular do terreno (neste caso os seus pais), visto o Sr. B.L.Sousa não ser o proprietário do terreno em causa.

Esperamos ter sido uma ajuda,
    Atenciosamente,BE.arquitetos
    [email protected]
    Concordam com este comentário: MrcsMglhs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MrcsMglhs, blsousa

0.0206 seg. NEW