Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para reflectir:
  2.  # 2

    Confesso que já me ocorreu.

    Em vez de ter despesa, mais vale ficar sem o imóvel .

    No caso de um familiar meu é uma casa com mais de 100 anos , com um andar arrendado por um valor irrisório e com um valor patrimonial de 50 mil euros. Não tem propriedade horizontal e como tal não pode ser vendida. Arrendar também é muito arriscado. Se fosse minha, não hesitava. Oferecei-a ao estado. Ele que fizesse com ela o que quisesse!
  3.  # 3

    Colocado por: Maria LuísaNão tem propriedade horizontal e como tal não pode ser vendida.

    O facto de não estar em Propriedade Horizontal, só por si, não impede de ser vendida. Ou será que ainda está "clandestina"?
  4.  # 4

    Não tem nada de clandestino. É uma casa de família , perfeitamente legal, situada no centro de uma vila com mais de 100 anos que foi sendo dividida pelos herdeiros dos iniciais proprietários. Actualmente para se fazer uma propriedade horizontal é preciso estarem todos de acordo entre outras vicissitudes.
    E , caro jocor, não é possível vender parte de uma propriedade total com múltiplos proprietários, quero dizer, possível até é capaz de ser , mas haverá interessados? Não me parece que alguém no seu juízo perfeito esteja interessado num negocio desses.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, JOCOR
  5.  # 5

    O problema, Maria Luisa, é que o próprio estado não está a aceitar doações de casas degradadas e/ou arrendadas. Nem a Santa Casa!!

    Estou nessa situação. Através de uma herança de um avô, recebi 2 casas, sem licença de construção, mas a pagarem IMI. As novas avaliações aumentaram o valor patrimonial de 2.400€ para 42.000€, casas com 50 anos, clandestinas e degradadas. Reclamei, mas até agora não as reavaliaram.
    Foi e é uma herança que nunca quis e estou atada de pés e mãos, pois não são aceites em doação.
  6.  # 6

    Colocado por: lauripaulosrecebi 2 casas, sem licença de construção



    Colocado por: lauripaulosclandestinas e degradadas

    As casas estão ocupadas ou devolutas?
    Se estiverem devolutas pode ser bom negócio destruí-las totalmente e deixar apenas o terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lauripaulos
  7.  # 7

    Com o tempo esta injusta situação apenas se irá agravar. Haverá pessoas sem dinheiro para pagarem o respectivo imi. São casas de família, heranças ou casas compradas ao longo de uma vida de trabalho e sacrifício e que agora são taxadas desta forma. Também não se poderão desfazer delas, porque ninguém as comprará e ninguém as quer. O futuro não se afigura muito risonho. A ver vamos.
    Concordam com este comentário: lauripaulos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lauripaulos
  8.  # 8

    Jocor,

    Uma das casas está desocupada há mais de 10 anos e muito, mesmo muito degradada. A outra está arrendada há 45 anos a um casal de reformados que pagam actualmente 16€.

    Nas Finanças e mesmo aqui no Fórum disseram-me que os terrenos urbanos têm uma taxa de IMI muito alta e não adiantaria destruir a casa degradada. Iria pagar o mesmo ou até mais.,
    • JOCOR
    • 28 março 2013 editado

     # 9

    Colocado por: lauripaulosos terrenos urbanos têm uma taxa de IMI muito alta


    Se está em terreno urbano, é possível construir. Já pensou em remodelar ou, demolir e construir de forma legal e depois usá-la/arrendá-la?

    Colocado por: lauripaulosA outra está arrendada há 45 anos a um casal de reformados que pagam actualmente 16€.


    Essa renda agora pode ser aumentada, quer esteja a casa legalizada quer não.
  9.  # 10

    e depois temos isto...
    http://www.noticiasaominuto.com/economia/58045/trezentas-mil-casas-desapareceram-do-mapa" >


    se calhar estas 300 mil sao de grandes senhores... sei que é ppura especulação da minha parte mas nad ame admirava!



    e pergunto eu seguindo o tópico não se pode recusar uma herança?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lauripaulos
  10.  # 11

    Na realidade, ando um pouco confusa com tudo isto, pois nas Finanças de Camarate informaram-me que o terreno é urbano, mas como o PDM de Loures ainda não permite legalizar aquele bairro, não podem dar licença de construção mesmo que queira demolir e construir de novo (coisa que não posso fazer, pois não tenho dinheiro para isso).
    Quanto ao aumento, eu deveria ter declarado as rendas o ano passado. O prazo acabou. Por outro lado essa casa ainda não foi avaliada, apenas o foi a outra que está muito degradada. E pelo que apurei a nova renda será em função dessa avaliação.
    Obrigada pela ajuda
  11.  # 12

    JPN761,

    Parece-me que essa notícia está errada - tenho 2 casas geminadas e uma foi avaliada e a outra não - mesma idade, mesma área. Portanto ainda não foram concluidas as avaliações, tal como o artigo refere. A minha é uma das 300 mil que "faltam".
    E posso garantir-lhe que não sou um desses "grandes senhores", antes pelo contrário.
    Quanto a recusar a herança, não podia, pois a minha mãe herdou-as por morte do meu avô e eu herdei (filha única) por morte da minha mãe.
    Não tenho a certeza, mas apenas em caso de testamento é que existe a possibilidade de recusa.
  12.  # 13

    boas
    se alguém conhecer quem quer doar imóvel aqui no grande porto que fale comigo.
    estou aberto a aumentar o património.
    mesmo com os tais encargos inerentes.
    abraço
  13.  # 14

    Colocado por: lauripaulosJPN761,

    Parece-me que essa notícia está errada - tenho 2 casas geminadas e uma foi avaliada e a outra não - mesma idade, mesma área. Portanto ainda não foram concluidas as avaliações, tal como o artigo refere. A minha é uma das 300 mil que "faltam".
    E posso garantir-lhe que não sou um desses "grandes senhores", antes pelo contrário.
    Quanto a recusar a herança, não podia, pois a minha mãe herdou-as por morte do meu avô e eu herdei (filha única) por morte da minha mãe.
    Não tenho a certeza, mas apenas em caso de testamento é que existe a possibilidade de recusa.

    Pode recusar qualquer herança, com ou sem testamento,
    o que não pode é aceitar e depois recusar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lauripaulos
  14.  # 15

    Colocado por: antonio almeidaboas
    se alguém conhecer quem quer doar imóvel aqui no grande porto que fale comigo.
    estou aberto a aumentar o património.
    mesmo com os tais encargos inerentes.
    abraço


    Eu aceito na zona de Barcelos! lolll
  15.  # 16

    Colocado por: antonio almeidase alguém conhecer quem quer doar imóvel aqui no grande porto que fale comigo.
    estou aberto a aumentar o património.

    António Almeida, fale/contacte com esse Ramiro Marques, nem que para isso tenha que pedir o contacto ao jornal SOL. Acredito que aquilo não é inventado, tem alguma lógica. Tente e depois diga.
  16.  # 17

    Colocado por: JOCOR
    António Almeida, fale/contacte com esse Ramiro Marques, nem que para isso tenha que pedir o contacto ao jornal SOL. Acredito que aquilo não é inventado, tem alguma lógica. Tente e depois diga.


    o ramiro é da zona centro /sul. Penso que Santarém
  17.  # 18

    Colocado por: kosttao ramiro é da zona centro /sul. Penso que Santarém

    Pois é. Pensei que fosse do Porto.
 
0.0187 seg. NEW