Preciso de uma ajuda com um automatismo BFT. O motor é um BFT ELI 250 de 24v subterrâneo e a central é uma BFT Libra C-MA.
Antes de passar ao problemas, tenho a central configurada da seguinte maneira:
Pontes (chantes) na central: 5-15 (uso os fins de curso individuais) 8-15 (uso os fins de curso individuais) 15-17 15-18 (para testar sem células) 23-26 (só tenho um motor) 23-27 (só tenho um motor)
Tenho também programada para usar só 1 motor. Anexo os manuais necessários.
Problema 1:
O motor actua 'quase' normalmente. O único problema é que parece ignorar os fins de curso. Ou seja, ele viaja em ambos os sentidos até bater na parede ou batente e recua uns centimetros. É o procedimento dele quando encontra obstáculos. Ou seja, nunca fica totalmente aberto nem totalmente fechado.
Os interruptores de fim de curso estão a funcionar porque foram testados com multimetro.
Na central testei jogar com o parâmetro 'Manutenção de bloqueio' que, supostamente, alterna entre o modo fim-de-curso e bloqueio fisico. Ambas as opções têm o resultado indicado em cima.
O que poderá ser? Há ideias?
Problema 2:
Como a folha do portão ronda os 3 metros, pretendo colocar uma fechadura eléctrica para reforço. Para isso foi-me dito que necessitaria de um módulo extra para servir de ponte entre a central e a fechadura e que custa quase 50€.
Ora... fui investigar o módulo e não me parece mais que um simples relé. Pergunto aos entendidos: preciso mesmo disto?
Anexo o manual do módulo (BFT ME BT) e uma imagem da placa que tirei da net. Vê-se lá o relé e mais algumas coisas.