Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

O que é que aconteceu depois de 2007/2008? Ouvi dizer que houve uma crisezita que se instalou no MUNDO. Ou foi Sócrates que governou os USA, quase todos os países da Europa, etc., etc.
    Quem era o ÚNICO político que não queria em Portugal a Troika/FMI? Não se lembram? O PEC4 que ele tinha conseguido que a EUROPA/MERKEL aprovassem, impediria a entrada da Troika (tal como veio a acontecer mais tarde na Espanha), só que assim Relvas, Marcos Antónios e Companhia não iam ao POTE, não é? Agora aguentamos com o corte "das gorduras" ...
    Concordam com este comentário: A. Madeira, Jorge Rocha, PMMA, simples, ramos1999, Sabrina
    • eu
    • 27 março 2013 editado

# 22

Colocado por: JOCORO que é que aconteceu depois de 2007/2008? Ouvi dizer que houve uma crisezita que se instalou no MUNDO

Pois, e a resposta do Sócrates à crise financeira foi: endividar mais o País para fazer PPPs, aeroportos ,TGVs, parque Escolar, etc... foi o mesmo que lançar gasolina para um incêndio!

Colocado por: JOCORQuem era o ÚNICO político que não queria em Portugal a Troika/FMI? Não se lembram?

É preciso lata... Desculpe lá, mas quem levou o País a pedir o resgate foi o Sócrates. Não é uma questão de querer ou de não querer, é uma questão de gerir bem o País para não precisar de ajuda. E ele geriu muito mal o País, levou-o à bancarrota!

Mas estou a ver que ainda existem muitos Portugueses que não perceberam isso... o Homem levou o País à falência!

PEC4 ? O PEC4 foi um conjunto de medidas da treta que não resolveriam nada, tal como aconteceu com os PECs anteriores...
    Concordam com este comentário: J Filipe, Raquel Marques, fernandoR
  2.  # 23

Quem acahava que naquela altura o PEC4 era desastroso agora deve estar a dar pulos de alegria com a TROIKA.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, PMMA, JOCOR
    • eu
    • 27 março 2013

# 24

Colocado por: SabrinaQuem acahava que naquela altura o PEC4 era desastroso agora deve estar a dar pulos de alegria com a TROIKA.

O que foi desastroso, foi levar o País a um endividamento insustentável.

Obviamente, que estando na bancarrota, as medidas corretivas são sempre extremamente dolorosas, quer se chamem PECs, Troikas ou outra coisa qualquer.
  3.  # 25

enquanto as pessoas não pararem com esta especie de clubismo isto não vai lá

o outro foi mau, estes são maus opa exigamos que sejam bons todos agora, não defendamos ninguem em particular, não se arranjem desculpas

bolas não aprendemos
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, SAMBINO
  4.  # 26

eu só sei que o Sócrates não prestou como foi dito aqui!
    mas na minha ideia quando à desemprego ,não se devia criar mais desemprego mas sim mais investimento!
    ora quando vemos que a despesa voltou a subir em 2012 como nos anos anteriores do socrates e apesar de terem ido milhares de pessoas para a rua e de não ter valido de nada esta forma de combater o défice eu só pergunto de que vale apertar o cinto quando vemos que nos últimos anos do Sócrates havia um défice enorme igual ao de hoje mas com mais emprego e desenvolvimento? eu cá não sei, mas o coelhinho prometeu tudo ate as calças dele e ate agora só vejo pessoas a emigrar.chorar,entregar casas aos bancos e no meio disto tudo ainda tem pessoas com a lata de dizer que "vamos despedir não sei quantas pessoas mas estamos no bom caminho e talvez daqui a 40 anos voltemos ao que éramos",palhaçada de políticos só sei que neste momento podemos ver que a Espanha conseguiu dinheiro sem ter ninguém a queimar la por dentro que era o que tenho certeza que o Sócrates teria feito e antes que digam que se fosse assim teria desaparecido mais dinheiro eu pergunto com a troika neste momento quem esta a ser penalizado?é o rico?
    não! afinal o zé povinho é que paga as favas mesmo aos olhos da troika!ainda me lembro quando ouvi falar na tele que a troika ia entrar em Portugal pensei eu para mim "ainda bem já era tempo de alguém acabar com esses salários de deputados e de reformados dourados que levam tudo" mas bom enganei-me ainda me pergunto como uma pessoa que trabalha em 3 funções tem 3 reformas acumuladas!eu já tive 5 empregos e só vou ter uma se tiver!ainda bem que o mentiroso do palhaço do socrates vai comentar porque de certeza que vai falar da marioneta do pinoquio que nos condenagoverna
  5.  # 27

Quem acahava que naquela altura o PEC4 era desastroso agora deve estar a dar pulos de alegria com a TROIKA.

Devagarinho: O PEC IV não era uma alternativa à Troika. A troika não está cá porque alguém a quisesse, está cá porque o Estado, em 2010 gastou 18 mil milhões de euros a mais do que recebeu.
    Uma pausa para respirar: 18 mil milhões, quase 20% do total do Orçamento de Estado não existiam, eram financiados por empréstimos.
    A solução é simples: recebemos uns balões de soro (os 78 mil milhões da troika) para termos tempo de reduzir as despesas do Estado (e/ou aumentar as receitas) de forma a deixar de ter que pedir 18 mil milhões emprestados, por ano.
    A alternativa era deixar de ter quem emprestasse os tais 18 mil milhões, e consequentemente ter que cortá-los de um dia para o outro.
    Concordam com este comentário: Raquel Marques
  6.  # 28

Colocado por: ramos1999eu só sei que o Sócrates não prestou como foi dito aqui!

Engraçado...

Colocado por: ramos1999mas na minha ideia quando à desemprego ,não se devia criar mais desemprego mas sim mais investimento!

Que contradição.

Colocado por: ramos1999ora quando vemos que a despesa voltou a subir em 2012 como nos anos anteriores do socrates

Que grande aldrabice,no último ano de Sócrates a dívida externa pública desceu em 10% do produto interno bruto.

Colocado por: ramos1999ainda bem que o mentiroso do palhaço do socrates vai comentar porque de certeza que vai falar da marioneta do pinoquio que noscondenagoverna

O palhaço que refere,baixou o défice do mordomo/santanete em 4,1% em 2007.........de 6,8 para 2,7%
    ..............depois vieram todas as responsabilidades que Sócrates teve na crise para o aumento abrupto do défice público;Sócrates desgovernou Os EUA,desgovernou a Grécia,desgovernou a Islândia,desgovernou a Espanha,desgovernou a França e por aí fora...
  7.  # 29

Vai ser como ver o Vale e Azevedo a explicar ao Duarte Lima o significado da palavra honestidade num Gabinete da Câmara Municipal de Oeiras...
    Concordam com este comentário: SAMBINO, jorgferr, JOCOR
    • eu
    • 27 março 2013

# 30

Colocado por: ramos1999mas na minha ideia quando à desemprego ,não se devia criar mais desemprego mas sim mais investimento!

Investimento? Com que dinheiro?
  8.  # 31

(..)mas na minha ideia quando à desemprego ,não se devia criar mais desemprego mas sim mais investimento!

Como dizia o outro: qual destas 3 palavras não compreende: "Não há dinheiro"?

ora quando vemos que a despesa voltou a subir em 2012 como nos anos anteriores do socrates e apesar de terem ido milhares de pessoas para a rua e de não ter valido de nada esta forma de combater o défice

eu só pergunto de que vale apertar o cinto quando vemos que nos últimos anos do Sócrates havia um défice enorme igual ao de hoje mas com mais emprego e desenvolvimento?

Se recebe 1000 todos os meses e gasta 1100, algum dia chegará em que terá que gastar apenas 800, para poder devolver o que lhe emprestaram, e pagar juros. Não vale a pena queixar-se de que quando gastava 1100 vivia melhor. Claro que vivia, estava a gastar antecipadamente...

e no meio disto tudo ainda tem pessoas com a lata de dizer que "vamos despedir não sei quantas pessoas mas estamos no bom caminho e talvez daqui a 40 anos voltemos ao que éramos",

Sim, é um compromisso do Estado português: reduzir a dívida de 120% do PIB para 60%...

podemos ver que a Espanha conseguiu dinheiro sem ter ninguém a queimar la por dentro que era o que tenho certeza que o Sócrates teria feito e antes que digam que se fosse assim teria desaparecido mais dinheiro eu pergunto com a troika neste momento quem esta a ser penalizado? é o rico?

A situação espanhola não é igual à portuguesa. Mas já que compara, em Espanha o desemprego ronda os 26% (sem troika). E estão sujeitos a medidas duras, igualmente.
  9.  # 32

Colocado por: J.FernandesMarcelo, Marques Mendes, Ferreira Leite, Vitorino, Jorge Coelho, Bagão Félix e agora Sócrates, que têm de comum estes nomes?

Deviam proibir comentadores politicos ligados a partidos.
    Pior ainda os que já estiveram no poder a fazer m**** durante tantos anos e agora sentem que a culpa é só dos outros.
    Parece que andam todos a querer uma nova revolução só que se esquecem que caso haja outra não vai ser com cravos.
  10.  # 33

Que grande aldrabice,no último ano de Sócrates a dívida externa pública desceu em 10% do produto interno bruto.

Oh Jorge, por favor, elucide-nos sobre tão brilhante conclusão. Por favor, mais pormenores, estou boquiaberto..

(para ajudar, vai um quadro sacado do insurgente)
      explicac3a7c3a3o-da-dc3advida1.png
    • eu
    • 27 março 2013

# 34

Colocado por: luisvvSe recebe 1000 todos os meses e gasta 1100, algum dia chegará em que terá que gastar apenas 800, para poder devolver o que lhe emprestaram, e pagar juros.

Lógica muito simples, que a maior parte dos Portugueses ainda não compreendeu.

Falam de austeridade, mas isto ainda não é austeridade, pois o Estado continua a gastar mais que o que recebe e a dívida continua a aumentar. Austeridade seria estabilizar ou reduzir a dívida...
  11.  # 35

Colocado por: euaeroportos ,TGVs

Qual aeroporto é que ele fez? Foi na Trafaria? Não, aí querem estes fazer um SUPERPORTO para Lisboa.
    Qual TGV é que ele fez? Qual das 5 linhas que o governo AD tinha assinado com Espanha é que ele fez?
    A "Parque Escolar" remodelou Escolas centenárias que precisavam de obras aos milhões e milhões todos os anos; só foi pena não ter começado um ano antes com essas remodelações pois ainda ficaram algumas a precisar de obras e estes travaram-nas.
    Em relação às PPPs estamos fartos de saber que a percentagem de PPPs (em quantidade de quilómetros e em percentagem de dinheiro) da responsabilidade de Sócrates é mínima comparada com as restantes.

Colocado por: euquem levou o País a pedir o resgate foi o Sócrates

Todos nos lembramos quem o "empurrou" para isso. Ele foi o ÚNICO a dizer antecipadamente o que a Troika mandaria fazer; mesmo assim, estes foram ALÉM da TROIKA como orgulhosamente disseram.

Colocado por: euO PEC4 foi um conjunto de medidas da treta que não resolveriam nada, tal como aconteceu com os PECs anteriores...

Por isso é que os Marcos Antónios e Relvas do PPD/PSD quiseram as eleições. Tinham medo de depois já não terem pretextos para as exigir.
    A Espanha teve há meses um PEC que com mais algumas medidas foi (até ver) suficiente para evitar a entrada da Troika. A Portugal aconteceria o mesmo. Mas havia medo de que a coisa não corresse mal. Aliás, quem é que andava por todo o estrangeiro a deitar abaixo Portugal? Eram os malefícios dos negócios com a Venezuela de Chávez, eram as vergonhas de Sócrates ir à China pedir que investissem na dívida portuguesa, eram ... Até que venderam a EDP aos chineses (agora já eram bons), continuaram a fazer negócios com o Chávez, etc., etc.

Colocado por: euo Homem levou o País à falência!

Não foi apenas ele que contraiu dívidas a serem pagas com juros 4 a 8 vezes superiores aos juros pagos pela Alemanha (e outros). Hoje, todos já percebem que é IMPOSSÍVEL competir com as empresas alemãs quando as empresas portuguesas, quando conseguem financiamentos os conseguem a juros MUITAS vezes superiores aos das empresas alemãs.

Mas quando por cegueira ou por razões partidárias se continua a embirrar com o homem, é isto que dá.

Se não nos conseguirmos impor a nível europeu (aliados a outros) não conseguiremos ir a lado nenhum de jeito; será uma questão de meses até se decidir o sim ou sopas. E Passos Coelho já disse e provou que é mais papista alemão que a Merkel.
    • eu
    • 27 março 2013

# 36

JOCOR, eu não sou propriamente um defensor do governo atual, por isso, não pense que critico o Sócrates para defender os laranjinhas...
  12.  # 37

Não há dinheiro, diz-se... Não há dinheiro mas é aqui e noutros quantos países, mas há países na UE que o têm, têm mas cobram caro por ele. Sendo o BCE emissor de moeda pergunto eu, como não há dinheiro? Estão com medo da inflação? Deve ser por isso que os EUA se preparam para GASTAR triliões de dólares em investimento público para promover o emprego... Que medo que eles têm da inflação! A diferença é que eles mandam sozinhos, na UE manda o mais rico, que não tem os mesmos problemas dos mais pobres...

Pena não haver coragem dos países em dificuldades, de preferência com a França, Espanha e Itália, para colocar a liderança da UE em cheque. Eu veria com bons olhos um "euro fraco", queria ver como reagiria a superpotência Alemanha a uma união com países competitivos e com uma moeda mais fraca...
    Concordam com este comentário: JOCOR
    • eu
    • 27 março 2013

# 38

Colocado por: JOCORQual aeroporto é que ele fez? Foi na Trafaria? Não, aí querem estes fazer um SUPERPORTO para Lisboa.

Não fez porque foi parado a tempo, mas ele queria fazê-lo, endividando ainda mais o País. A bem da Mota Engil e companhia... Quanto aos projetos deste governo: faço a mesma crítica. Não temos dinheiro para desperdiçar em projetos de utilidade duvidosa.

Colocado por: JOCORQual TGV é que ele fez?

Adjudicou obras quando sabia que não havia dinheiro para o projeto. E agora vamos ter que indemnizar o vencedor desse concurso....

Colocado por: JOCORA "Parque Escolar" remodelou Escolas centenárias que precisavam de obras aos milhões e milhões todos os anos; só foi pena não ter começado um ano antes com essas remodelações pois ainda ficaram algumas a precisar de obras e estes travaram-nas.

A parque escolar destruiu escolas perfeitamente funcionais e construiu novas escolas cheias de luxos desnecessários e com custos de utilização (ar condicionado) insuportáveis. Mais uma vez, tudo foi feito com endividamento externo e a bem de alguns construtores civis...

Colocado por: JOCOREm relação às PPPs estamos fartos de saber que a percentagem de PPPs (em quantidade de quilómetros e em percentagem de dinheiro) da responsabilidade de Sócrates é mínima comparada com as restantes.

Olhe que não, olhe que não...

Colocado por: JOCORTodos nos lembramos quem o "empurrou" para isso. Ele foi o ÚNICO a dizer antecipadamente o que a Troika mandaria fazer; mesmo assim, estes foram ALÉM da TROIKA como orgulhosamente disseram.

Santa cegueira... o que nos empurrou para isto foi a insustentabilidade da dívida, a maior parte dela criada pelo Sócrates. Discutir PECs ou Troikas é irrelevante: o País estava falido e sem crédito e quem nos levou a essa situação tem um nome: Sócrates!

Colocado por: JOCORA Espanha teve há meses um PEC que com mais algumas medidas foi (até ver) suficiente para evitar a entrada da Troika

Mais uma vez: com Troika ou sem Troika, as medidas de ajustamento são idênticas...
    Concordam com este comentário: fernandoR
    • eu
    • 27 março 2013

# 39

Colocado por: Rui A. B.Deve ser por isso que os EUA se preparam para GASTAR triliões de dólares em investimento público para promover o emprego...

E também se vão lixar e bem com essas políticas...
  13.  # 40

Colocado por: eu
    E também se vão lixar e bem com essas políticas...

Vamos ver quem se vai lixar mais, nós ou eles...

0.0262 seg. NEW