Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 28 março 2013

# 81

Colocado por: JOCORSe está a funcionar na Espanha, por que é que não podia funcionar em Portugal?

A situação de Espanha é diferente, bem como as medidas adoptadas. É no mínimo ridículo dizer que o PEC4 está a funcionar em Espanha...

Colocado por: JOCORO que disse: Nenhum dos partidos se opôs a essa medida; pelo contrário, todos queriam mais despesa ...

O responsável pela governação era o Sócrates, é uma infantilidade vir desta forma justificar os erros... "ah e tal a oposição não se opôs" ...francamente... ele é que tomou a decisão, não foi a oposição... e sabendo da grave crise financeira onde estava a colocar o País... só para ganhar uns votos... Tremenda irresponsabilidade!

Colocado por: JOCORO que disse: que nos primeiros 3 anos, pôs as contas "em dia" e a dívida apenas aumentou 4 pontos percentuais nesses 3 anos. Depois veio a CRISE ...

Pois, a culpa foi da crise. As políticas despesistas do Sócrates não tiveram nada a ver com o endividamento exponencial... se a culpa foi da crise, porque é que só meia dúzia de países é que foram afetados (curiosamente todos mal governados, com políticas despesistas irresponsáveis).

Colocado por: JOCORO que disse: O Memorando/compromisso tem algumas medidas concretas. Aquelas que ele enunciou (corte dos subsídios aos pensionistas e func. públicos, aumento do IVA na restauração, aumento do IVA para a taxa máxima na electricidade, etc., etc.) é que não figuravam no Memorando

Isto não é verdade, como o luisvv já demonstrou.

Colocado por: JOCOReste governo foi ALÉM da troika e aplicou o dobro da austeridade que estava prevista no Memorando inicial, originando um COLOSSAL desemprego e uma colossal recessão devida à falta de procura interna.

O dobro? Como se contabiliza isso?

Austeridade? Isto ainda não é austeridade. Esperem só até começar a austeridade a sério, quando formos obrigados a reduzir a dívida e a gastar apenas aquilo que produzimos... aí sim, vão ver o que é austeridade...
    Concordam com este comentário: Raquel Marques
    •  
      king25
    • 28 março 2013 editado

# 82

Eu fui dos que até simpatizava com Sócrates, no entanto a partir de determinada altura fui convencido
    a mudar o meu sentido de voto, fui convencido tal como muitos outros por aquilo que afirmavam
    os opositores do governo na altura, e pensei cá para mim, chega de **** de TGV,s e Aeroportos
    vou dar oportunidade a outros, e dei...
    Aqui fica as promessas que me levaram a isso....

http://youtu.be/gNu5BBAdQec

Bom, depois disto se o Sócrates até nem prestava, o que se pode dizer de um coelho
    que mentiu para ganhar poder? se calhar o Sócrates até teria feito melhor, pelo menos
    lutava pelas suas convicções, o coelho nem convicções tem, limita-se a destruir o País
    Se um se esforçava para conseguir soluções (já nem interessa se boas ou más) este nada.
    Concordam com este comentário: simples, minhodesign, ramos1999, alaska
  1.  # 83

Caro "eu", custa-me a dizer isto mas acorde para a vida!

Será que é preciso morrer gente de fome? Suicidarem-se em frente às câmaras? Quando esse dia chegar pode ser que apareça uma solução. A solução existe, não querem é implementá-la porque não dá jeito a alguns países!
  2.  # 84

em ultima analise é assim: se estou numa união então quero os mesmos juros pelo menos.
    • eu
    • 28 março 2013

# 85

Colocado por: Rui A. B.A solução existe, não querem é implementá-la porque não dá jeito a alguns países!

Então debite-a cá para fora, não faça segredo dessa solução milagrosa...
    • eu
    • 28 março 2013

# 86

Colocado por: marco1em ultima analise é assim: se estou numa união então quero os mesmos juros pelo menos.

LOL... é como se fosses ao banco pedir um empréstimo habitação e quisesses o mesmo spread do teu vizinho que trabalha mais que tu, ganha mais dinheiro que tu e poupa mais que tu.
  3.  # 87

Já falei nisto várias vezes...

- Emissão de moeda

- Criação de um governo europeu com orçamento conjunto.

- Em último caso, se a Alemanha se impuser às duas primeiras medidas, tentar juntar o máximo de países e fazer um "euro fraco".
  4.  # 88

eu

e se eu não o quisesse no bairro? ou então se eu e outros mais improdutivos saissem do bairro e e ele deixava de vender as suas famosas tartes que laboriosamente e esforçadamente lhe dão tanto dinheiro? ou isto somos todos do mesmo bairro ou não.

por outro lado ainda como é logico ganhando eu menos dinheiro teria que pedir menos dinheiro mas lá está ao mesmo juro/ spreed, não acha um bom negócio??
    • eu
    • 28 março 2013

# 89

Colocado por: Rui A. B.- Emissão de moeda

Eurobonds? Isso resolveria o problema do financiamento mas não resolveria nem o problema do défice nem da dívida: seríamos obrigados a continuar com as políticas de austeridade. Por outro lado, sabe certamente que a emissão de moeda tem como consequência inflação...

Colocado por: Rui A. B.- Em último caso, se a Alemanha se impuser às duas primeiras medidas, tentar juntar o máximo de países e fazer um "euro fraco".

Sabe o que aconteceria às nossas dívidas externas caso saíssemos do Euro? Continuariam em Euros, pelo que, com a desvalorização da nova moeda, a dívida cresceria de forma monstruosa e seria inevitável um default...
    • eu
    • 28 março 2013

# 90

Colocado por: marco1e se eu não o quisesse no bairro? ou então se eu e outros mais improdutivos saissem do bairro e e ele deixava de vender as suas famosas tartes que laboriosamente e esforçadamente lhe dão tanto dinheiro? ou isto somos todos do mesmo bairro ou não.

Isso é uma utopia. Mesmo dentro da Alemanha, as empresas têm spreads diferentes. O spread depende sempre do risco, não pode ser imposto um spread igual para todos
  5.  # 91

Colocado por: eu
    Eurobonds? Isso resolveria o problema do financiamento mas não resolveria nem o problema do défice nem da dívida: seríamos obrigados a continuar com as políticas de austeridade. Por outro lado, sabe certamente que a emissão de moeda tem como consequência inflação...

Sabe o que aconteceria às nossas dívidas externas caso saíssemos do Euro? Continuariam em Euros, pelo que, com a desvalorização da nova moeda, a dívida cresceria de forma monstruosa e seria inevitável um default...

Bem no caso de voltarmos ao escudo a divida teria de ser restruturada e uma grande parte ser perdoada. Mais não vejo qualquer solução a médio/longo prazao que não possa passar por nos perdoarem parte da divida. Temos de relembrar que ao longo da historia vários paises viram partes da sua divida perdoadas para não se tornarem falidos. Há no entanto a necessidade de fazer os ajustes necessários para pelo pelos equilibrar o que gastamos com o que produzimos, caso contrário rapidamente caimos no mesmo problema.
  6.  # 92

pois...é uma utopia, lá está dentro da optica de um banco ou melhor de um sistema monetário, mas já reparou que o aumento dos juros e spreeds é que aumenta o risco de incumprimento?? e ainda que esses aumentos apenas servem para inviabilizar os emprestimos??
  7.  # 93

eu

e lá está tambem, em ultima analise poderemos pensar que apenas se trata de uma guerra dissimulada visando o aniquilamento.
    utopia é acreditarmos que se trata de ajustamentos.
  8.  # 94

É engraçado ver Passos Coelho a defender Cavaco Silva durante uma visita à fábrica da IKEA em Portugal, inaugurada em 2008 por José Sócrates.

Onde estão os investimentos estrangeiros atraidos pelo atual governo?
  9.  # 95

Colocado por: marco1em ultima analise é assim: se estou numa união então quero os mesmos juros pelo menos.

E se a união for mundial? Os juros são iguais para "mesmo todos"? A partir de que dimensão de "união" é que deixa de fazer sentido os juros serem iguais?

É pena não repararem no que a Europa se está a tornar. Há quem já tenha vivido esta experiência.
  10.  # 96

O que disse: que nos primeiros 3 anos, pôs as contas "em dia" e a dívida apenas aumentou 4 pontos percentuais nesses 3 anos. Depois veio a CRISE ...

Não, não pôs as contas em dia. Reduziu o défice, é verdade, mas não esquecer que fora desse défice estava uma montanha de despesas, nas empresas públicas, que engrossou a dívida pública, e que em 2011 teve que ser reconhecida e reintroduzida no Estado.

A propósito da "crise":

"Todos os países deixaram correr o défice (..)Acontece que uns, os que se estamparam, estavam em posições orçamentais mais deterioradas e, por isso, apresentaram os resultados que se vê: défices astronómicos. É verdade. Mas não é só. É muito mais.
    Os 12 países que não se estamparam tinham, em 2008, um défice médio de 1,5% do PIB. Em média, estavam com ele em 5,4%, um ano depois. Um aumento de 3,9 pontos.
    Os países que se estamparam apresentavam em 2008, em média, um défice de 4,9%, mais que triplo do do primeiro grupo. Aumentaram-no, em média, para 11,4%. Um aumento de 6,5 pontos. Largamente acima dos que estavam melhor, ou menos mal.
    Portugal esteve na média dos que chamaram a desgraça: tinha em 2008 um défice de 3,7%, aumentou-o para 10,2%, um acréscimo de 6,5 pontos."
    Concordam com este comentário: eu, Raquel Marques
    • luisvv
    • 28 março 2013 editado

# 97

em ultima analise é assim: se estou numa união então quero os mesmos juros pelo menos.

Já os teve, de 2002 a 2008. A diferença entre os juros alemães e os portugueses foi a menor de sempre, muito próxima de zero.

e se eu não o quisesse no bairro? ou então se eu e outros mais improdutivos saissem do bairro e e ele deixava de vender as suas famosas tartes que laboriosamente e esforçadamente lhe dão tanto dinheiro? ou isto somos todos do mesmo bairro ou não. por outro lado ainda como é logico ganhando eu menos dinheiro teria que pedir menos dinheiro mas lá está ao mesmo juro/ spreed, não acha um bom negócio??

Quem no seu perfeito juízo empresta dinheiro a Alemanha e a Portugal nas mesmas condições? Força, força, camarada Marco1. Você tem boas ideias, agora é só montar um banco que empreste dinheiro ao mesmo spread a toda a gente.

Admitindo que a ideia passasse por mutualização de dívida, isso implica na prática o fim da soberania orçamental. Não por 2 ou 3 anos, como a troika, mas para sempre.Tutela alemã sobre o orçamento dos restantes. Acabam-se os défices de 4,5% (parece que está difícil lá chegar), vivam os défices de 0%.

Além de que, em qualquer dos casos, o risco da dívida alemã seria objectivamente maior, com custos acrescidos para o contribuinte alemão, que provavelmente não gostaria da ideia..
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 98

- Emissão de moeda

- Em último caso, se a Alemanha se impuser às duas primeiras medidas, tentar juntar o máximo de países e fazer um "euro fraco".

O tempo hoje é curto, por isso vale mais usar palavras dos outros:
    (Via Blasfémias)
    De entre os defensores da saída do euro só levo a sério aqueles que se derem ao trabalho de explicar o que acontecerá:
    - aos salários reais
    - ao preço de bens importados como gasolina, computadores e automóveis
    - ao valor real dos depósitos bancários
    - às várias dívidas que actualmente estão denominadas em euros
    -aos bancos e a outras empresas dependentes da dívida
    Dos que não se derem ao trabalho de explicar, concluo que ou não estão a sério quando defendem a saída do euro, ou estão a sério mas não fazem a mínima ideia de quais são as consequências.
  12.  # 99

Ah, e sobre o "governo europeu conjunto", era mesmo o que nos fazia falta: um "país" artificial. Grande ideia.
  13.  # 100

pois...é uma utopia, lá está dentro da optica de um banco ou melhor de um sistema monetário, mas já reparou que o aumento dos juros e spreeds é que aumenta o risco de incumprimento?? e ainda que esses aumentos apenas servem para inviabilizar os emprestimos??

Juros remuneram a decisão de trocar consumo de hoje por consumo futuro. Quem pede emprestado considera que vale mais o consumo hoje, e paga o preço por isso.
    É apenas uma troca.

0.0290 seg. NEW