Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

E o socrates não de demitiu nem nada.... Brincamos!!

Colocado por: SabrinaQuem fugiu e abandonou o país a meio de um mandato foi o Sr. Durão Barroso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gfeio
  2.  # 102

Luis, claro que a ideia dos juros iguais é o fim do mundo, bom bom é o BCE financiar a banca de alguns países a 1% e eles cobrarem 10 ou 15% na compra de dívida pública, isso é que é política! Há, melhor, se o banco falir serão os contribuintes a pagar a conta! Isso sim, são políticas de combate à crise e de ajuda aos países em dificuldades...
  3.  # 103

Ter feito cair??

Quem não tem um governo com maioria absoluta tem de se fazer compromissos. Para quem acha que tem o rei na barriga...depois fugiu!!

Colocado por: simples

Sócrates não fugiu. Depois de Passos Coelho ter feito cair o governo, voltou a candidatar-se e perdeu.
    Concordam com este comentário:Sabrina,António Santos
  4.  # 104

Colocado por: Rui A. B.Luis, claro que a ideia dos juros iguais é o fim do mundo, bom bom é o BCE financiar a banca de alguns países a 1% e eles cobrarem 10 ou 15% na compra de dívida pública, isso é que é política! Há, melhor, se o banco falir serão os contribuintes a pagar a conta! Isso sim, são políticas de combate à crise e de ajuda aos países em dificuldades...

Esse problema só tem uma solução e ninguém a quer. Deixarem de poder contrair dívida no nome de outras pessoas, e no nome de pessoas que ainda nem sequer nasceram. Enquanto não resolverem esse problema podes ter a certeza que são os contribuintes que pagam, de uma ou de outra maneira.
  5.  # 105

Colocado por: luisvv

Lamento informá-lo que o quadro que colocou é oda dívida externa (dívida pública + dívida privada), e aparece em biliões de dólares, não em percentagem do PIB.

O que interessa é este:http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?v=143&c=po&l=pt(dívida pública). Para facilitar, de 2010 para 2011, a dívida aumentou de +-83Bi para +-113 BI.

Isso interessa a si...mas aos portugueses não!
    Eu explico porquê;é que o investimento público acarreta produção de sectores privados,e essa forte componente faz com que a dívida externa na totalidade baixe...o que é muito mais importante é o conjunto!Não intetressa de forma alguma que os privados se endividem por falta de crescimento económico penso eu de que.
  6.  # 106

Colocado por: J.FernandesAmigo Jorge Rocha.
    Compreendo a sua excitação com o anunciado regresso do desejado, qual D. Sebastião que volta das areias marroquinas via Paris, para nos salvar da dupla infiel Passos/Relvas. Mas tenha atenção que a aridez de ideias típica do clubismo partidário, nos pode provocar miragens, e onde parece estar El-Rei montado no seu cavalo, o mais certo é que lá esteja um cadáver político em adiantado estado de decomposição moral.
    Concordam com este comentário:eu

A ver vamos se está em decomposição(como pretende que o seja)...o meu clube é Portugal.
  7.  # 107

Colocado por: euEstive a ouvir o Sócrates e queria deixar aqui algumas reflexões. Primeiro destaco que ele continua agressivo, arrogante, zangado e manipulador.

Prefiro dizer nada arrogante porque foi sempre impedido de expôr o seu ponto de vista como pretendia com pouquíssimo tempo para falar!

Colocado por: euO que não disse:que ele também entrou para o Governo através de uma manobra idêntica do Sampaio

Idêntica???Explique lá qual(sou todo ouvidos)

Colocado por: euO que não disse: essa redução histórica foi feita quando o Ministro das Finanças era o Campos e Cunha, que saiu do governo, adivinhem porquê: porque não concordava com a estratégia do Sócrates de grandes investimentos públicos (ou seja aumento do défice);

E o que o EU não diz é que foi precisamente quando o subprime entrou.

Colocado por: euApresentou o PEC4 como uma solução que impediria esta crise. Quando lhe perguntaram se o PEC4 iria funcionar a resposta dele foi patética: sim, iria funcionar porque... foi aprovado UE. (quando ouvi isto dei uma gargalhada)

Deu uma gragalhada porquê???Pode ser mais explícito?

Colocado por: euDisse que era falso que ele era o grande responsável pelo aumento da dívida, porque se ele tinha aumentado em 20%, em 2012 o aumento foi de 30%. Mais uma gargalhada: nada como desculpar um crime com outro crime.

As suas gragalhadas são muito amarelas...o aumento dos 30% não foram feitos com a crise que existia política interna gerada pelos labregos do psd/pcp/be e internacional que existia anteriormente

Colocado por: euDisse que este governo não está a aplicar o compromisso que ele fez com a troika, pois esse compromisso não dizia para cortar os subsídios.
    O que ele não disse: o compromisso não tem medidas concretas, mas apenas objectivos gerais. Sendo um desses objectivos uma redução radical da despesa do Estado, em que medidas concretas estaria o Sócrates a pensar para reduzir a despesa?

O que o EU não diz é que a despesa do estado aumenta cada vez mais com a falta de receita.

Colocado por: euEm resumo, continua manipulador como sempre e muito agressivo para quem o confronta... mesmo sendo jornalistas.

Em resumo........Sócrates é um verdadeiro líder que precisa de ser compreendido porque existiram circunstâncias internacionais que não existiram há mais de 100 anos atrás!(não lhe deram o seu verdadeiro valor)
  8.  # 108

Colocado por: Jorge RochaPrefiro dizer nada arrogante porque foi sempre impedido de expôr o seu ponto de vista como pretendia com pouquíssimo tempo para falar!

Colocado por: Jorge RochaEm resumo........Sócrates é um verdadeiro líder que precisa de ser compreendido porque existiram circunstâncias internacionais que não existiram há mais de 100 anos atrás!(não lhe deram o seu verdadeiro valor)

Ahahahah. Rocha, você é impagável, tão impagável quanto a dívida!
  9.  # 109

Isso interessa a si...mas aos portugueses não!
    Eu explico porquê;é que o investimento público acarreta produção de sectores privados,e essa forte componente faz com que a dívida externa na totalidade baixe...o que é muito mais importante é o conjunto!Não intetressa de forma alguma que os privados se endividem por falta de crescimento económico penso eu de que..

Oh Jorge, não fale do que não percebe.

O Jorge afirmou, textualmente, que a dívida pública (dívida do Estado) tinha diminuído 10% no último ano Sócrates, e mostrou um quadro que supostamente o prova.
    Acontece que o seu quadro não é relativo à dívida pública (do Estado) , mas à dívida externa (incluindo a dos cidadãos e empresas). Logo por azar, a dívida do Estado aumentou "apenas" 20 e tal por cento.
    Concordam com este comentário: fernandoR
  10.  # 110

luisvv

voce tem palas desculpe lá dizer isto
    para si só consome quem conseguir poupar, maravilha, acabem-se os emprestimos para todos, fico-me por aqui pois isso levaria a uma discussão profunda sobre como e quem consegue poupar.

danobrega

para si apenas lhe pergunto para que serve o euro? não era suficiente ter uma comunidade economica?? ainda chega lá.
  11.  # 111

luisvv, continuo à espera de resposta..

Colocado por: Rui A. B.Luis, claro que a ideia dos juros iguais é o fim do mundo, bom bom é o BCE financiar a banca de alguns países a 1% e eles cobrarem 10 ou 15% na compra de dívida pública, isso é que é política! Ahhh, melhor, se o banco falir serão os contribuintes a pagar a conta! Isso sim, são políticas de combate à crise e de ajuda aos países em dificuldades...
  12.  # 112

Colocado por: marco1para si apenas lhe pergunto para que serve o euro? não era suficiente ter uma comunidade economica?? ainda chega lá.

Serve para quem? Suficiente para o quê? O que é uma "comunidade económica"? Qualquer grupo de pessoas que troque bens entre si é uma comunidade económica, ou não? Qual a diferença entre a utilização obrigatória do Euro na Europa e do Escudo em Portugal?

A pergunta será talvez: "Para que servem as regras que os estados impõem sobre a comunidade económica?" Se for essa a pergunta suspeito que a resposta seja: Para beneficiar terceiros.

Se não houvesse regras impostas os interessados escolheriam o que trocar, quando trocar e como trocar, de tal maneira que julgassem ser do seu interesse. A título de curiosidade a utilização obrigatória do Euro é uma imposição "como tantas outras".
  13.  # 113

só tenho 2 perguntas a fazer a todos os que são inteligentes!
    Onde estava o Cavaco quando o Sócrates estava la a inventar PACS sabendo que era ele quem mandava!?
    quer dizer viu uma divida do estado enorme e cruzou os braços!
    como pode ser que se diga quando há um acidente que a culpa é da pessoa que vai ao lado e não do condutor?
    Cá para mim quando as coisas correm bem podemos dizer que somos nos mas quando correm mal atiram-se as culpas aos vizinhos !
    o Sócrates seja o aldrabão que for nunca o vi a disser para os portugueses emigrarem nem a fazer tudo e mais alguma coisa contra o pais ,de certeza que o Sócrates mesmo que entrasse a troika com ele aqui não éramos vendidos tão facilmente como carne de cão!
  14.  # 114

voce tem palas desculpe lá dizer isto para si só consome quem conseguir poupar, maravilha, acabem-se os emprestimos para todos, fico-me por aqui pois isso levaria a uma discussão profunda sobre como e quem consegue poupar.

Não se trata de palas, o marco1 é que não percebe a natureza do crédito.
    O crédito só é possível mediante a confluência de 2 vontades distintas e opostas, mesmo: alguém que prefere trocar X consumo actual por X+Y consumo futuro, empresta o seu capital a outrem, que prefere X consumo imediato, sabendo que tal implica abdicar de X+Y consumo futuro.

Não se trata aqui de qualquer posição moral, apenas uma evidência: para existir crédito, é necessário que alguém poupe previamente, e se disponha a ceder essa poupança. E fá-lo obviamente com o objectivo de ser remunerado. O juro é essa remuneração, e tende a ser mais elevado quanto maior for o risco percebido.

Considerações moralistas dispensam-se.

danobrega para si apenas lhe pergunto para que serve o euro? não era suficiente ter uma comunidade economica?? ainda chega lá.

Então o marco1 não gostou de ter os juros da Alemanha? Não foi bom?
  15.  # 115

Luis, claro que a ideia dos juros iguais é o fim do mundo,

A ideia de juros iguais para condições diferentes é a negação do crédito. Não existe no mundo real.

bom bom é o BCE financiar a banca de alguns países a 1% e eles cobrarem 10 ou 15% na compra de dívida pública, isso é que é política!

Importa-se de nos explicar qual o prazo dos empréstimos do BCE à banca, bem como o prazo dos empréstimos da banca aos Estados, e depois, qual acha que é o efeito de pedir emprestado a 1% a curtíssimo prazo para emprestar a longo prazo (5 ou 10 anos) aos Estados?

Ahhh, melhor, se o banco falir serão os contribuintes a pagar a conta! Isso sim, são políticas de combate à crise e de ajuda aos países em dificuldades...

Maravilhas do intervencionismo do Estado, e do monopólio estatal de emissão de moeda.
  16.  # 116

Colocado por: luisvvpara existir crédito, é necessário que alguém poupe previamente, e se disponha a ceder essa poupança.

Agora fez-me rir. Acredita mesmo nessa afirmação? Acha mesmo que os bancos, tão bem comportados, andaram a poupar para depois emprestar?

Enfim...
  17.  # 117

danobrega

uma familia
    uma região
    uma nação
    uma união economica ( não financeira)
    uma união monetária
    uma federação de estados
    um imperio
    etc

enfim tudo associações que existem ou sempre existiram com as suas regras proprias, podemos é questionar se dentro de cada uma destas associações não haverá regras mal concebidas. o danobrega parece que aspira a ninguem se associar a nada.
  18.  # 118

Agora fez-me rir. Acredita mesmo nessa afirmação? Acha mesmo que os bancos, tão bem comportados, andaram a poupar para depois emprestar?
    Enfim...

Sim, eu sei que é uma coisa difícil de compreender: sem poupança não há crédito. Uma chatice, mas se pensar bem chega lá.
  19.  # 119

Colocado por: luisvvSim, eu sei que é uma coisa difícil de compreender: sem poupança não há crédito. Uma chatice, mas se pensar bem chega lá.

Isso é tão obvio como dizer que sem investimento não há crescimento.
  20.  # 120

Colocado por: luisvv

Oh Jorge, não fale do que não percebe.

O Jorge afirmou, textualmente, que a dívida pública(dívida do Estado)tinha diminuído 10% no último ano Sócrates, e mostrou um quadro que supostamente o prova.
    Acontece que o seu quadronão é relativo à dívida pública (do Estado),mas à dívida externa (incluindo a dos cidadãos e empresas). Logo por azar, a dívida do Estado aumentou "apenas" 20 e tal por cento.

Deixe-se de ****...sabe muito bem do que falo;dívida externa pública e nada mais!

0.0341 seg. NEW