Iniciar sessão ou registar-se
    • prcv
    • 27 março 2013 editado

     # 1

    Boas,

    Gostaria de saber qual seria a vossa opção para impermeabilização de paredes em betão armado.
    Trata-se de um edifício de habitação numa encosta, em que a fachada principal tem dois pisos enterrados, a fachada posterior tem um piso enterrado e as fachadas laterais têm um piso enterrado e um semienterrado.
    Em princípio todas as paredes enterradas serão em betão hidrófugo.
    O que dizem de aplicar uma pintura betuminosa de impermeabilização (tipo weber.dry fondo) directamente ao betão e uma tela PEAD pitonada (da danosa) com geodreno em todo o perímetro.
    Uma vez que estamos numa encosta e que o betão deverá ser hidrófugo, não sei se existe necessidade desta impermeabilização toda.
    O que dizem?
    Optavam por outra impermeabilização, ou dispensavam o betão hidrófugo? Procurava uma solução económica e que não me traga problemas no futuro.
    Cumprimentos
  1.  # 2

    Colocado por: prcvBoas,

    Gostaria de saber qual seria a vossa opção para impermeabilização de paredes em betão armado.
    Trata-se de um edifício de habitação numa encosta, em que a fachada principal tem dois pisos enterrados, a fachada posterior tem um piso enterrado e as fachadas laterais têm um piso enterrado e um semienterrado.
    Em princípio todas as paredes enterradas serão em betão hidrófugo.
    O que dizem de aplicar uma pintura betuminosa de impermeabilização (tipo weber.dry fondo) directamente ao betão e uma tela PEAD pitonada (da danosa) com geodreno em todo o perímetro.
    Uma vez que estamos numa encosta e que o betão deverá ser hidrófugo, não sei se existe necessidade desta impermeabilização toda.
    O que dizem?
    Optavam por outra impermeabilização, ou dispensavam o betão hidrófugo? Procurava uma solução económica e que não me traga problemas no futuro.
    Cumprimentos

    o q está no projeto?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  2.  # 3

    Na minha opinião o melhor será aplicar lâmina betuminosa, ou em PVC e depois a lâmina de protecção e drenagem, mas tal como já lhe haviam questionado, o que está no projecto!?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 4

    No projecto não há qualquer referência a impermeabilizações
  4.  # 5

    Boa tarde,

    Aproveito este tópico para expor mais ou menos a mesma preocupação que o prcv. No meu projecto não há qualquer referência à impermeabilização das fundações. Para a impermeabilização da muralha da cave diz apenas para aplicar flitcoat. O técnico responsável pela obra diz que nem flitcoat vale a pena por pois como a cave vai levar uma parede dupla (muralha+tijolo de 11) as humidades ficariam confinadas à caixa de ar. Quando questionámos em relação à impermeabilização das fundações a resposta é que não se faz nada e que a natureza do solo não exige que se tome qualquer medida nesse sentido. O terreno é aparentemente argiloso. Agora que tem chovido bem a água faz piscinas de vários dias no meio das sapatas. O empreiteiro diz a mesma coisa: não é preciso fazer nada...
    Apesar do que tanto o técnico como o empreiteiro dizerem uma coisa, queremos fazer outra.
    Debaixo das fundações colocámos betão de limpeza e duas camadas de plástico preto grosso. Á volta das sapatas e linteis queremos pintar com Imperkote L. A muralha também pintaremos com Imperkote L seguida de tela pitonada e tubo dreno no fundo envolvido em brita, por sua vez envolvido em manta geotextil. Isto servirá para alguma coisa ou falta aqui alguma coisa?

    Obrigada,
    Ana.
  5.  # 6

    Se fizer o que está a pensar, demonstra que tanto o tecnico como o empreiteiro têm razão, pois é a mesma coisa.
  6.  # 7

    Colocado por: pc ferreiraSe fizer o que está a pensar, demonstra que tanto o tecnico como o empreiteiro têm razão, pois é a mesma coisa.


    Porquê a mesma coisa? Fazer o que eu disse é o mesmo que não fazer nada? O que é que falta?
  7.  # 8

    Colocado por: anacristinaxxxx

    Porquê a mesma coisa? Fazer o que eu disse é o mesmo que não fazer nada? O que é que falta?


    Falta a impermeabilização. Se tiver dúvidas ligue para a Imperalum e pergunte se o imperkot garante a estanquicidade.
  8.  # 9

    Colocado por: pc ferreira

    Falta a impermeabilização. Se tiver dúvidas ligue para a Imperalum e pergunte se o imperkot garante a estanquicidade.


    Na ficha técnica do ImperKote L refere que serve para impermeabilizar muros de suporte e caves. Na ficha do Imperkote K é que refere que é apenas um primário de impermeabilização. Não sei se estou a ver bem as coisas mas parece-me que o L serve como impermeabilizante, mas de facto posso confimar com a Imperalum.
  9.  # 10

    Se lhe derem a garantia de 10 anos aproveite.
  10.  # 11

    Relativamente à minha questão, podem comentar?
    • prcv
    • 10 abril 2013

     # 12

    ?
  11.  # 13

    além do imperkote, deve meter tela betuminosa e depois então é que aplica a lamina drenante.
    e o dreno envolvido em brita e geotextil
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreiraalém do imperkote, deve meter tela betuminosa e depois então é que aplica a lamina drenante.
    e o dreno envolvido em brita e geotextil
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Que raio de projectos estes que nao contemplam a impermeabilizacao de uma cave!!??
  13.  # 15

    Colocado por: Joao DiasQue raio de projectos estes que nao contemplam a impermeabilizacao de uma cave!!??

    são os ditos projectos da treta..... poupam no projecto depois gastam na obra 10x mais
  14.  # 16

    Colocado por: Anonimo16062021fernandoFerreira,e assim que acha disto..

    por mim está optimo
    desde que o sistema de impermabilização funcione e seja durável.
    essa pintura preta não é só flintkote pois não?
    em tempos, alguns construtores foram na cantiga de aplicar um material preto parecido com flintkote (de uma marca conhecida), que supostamente era garantido, o que é certo é que acabou por fissurar e não desempenhar a sua função. também era só pintar, meter a lamina drenante e terra pra cima... sei de pelo menos dois casos que não ficou aprovado.
  15.  # 17

    Mas se se está à marca nacional, garanto-lhe que nunca foi feito por indicação dos seu técnicos.

    Quando estive em formação na Alemanha reparei que utilizavam muito nestes casos, antes das placas de xps ou eps, lâminas autoadesivas.
 
0.0204 seg. NEW