Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas noites,

Na minha casa com cerca de 25 anos sempre tivemos a mesma tarifa da EDP:

Tarifa Contratada - BTN Simples 3,45 até 20,7kVA
    Ciclo Horario - Simples
    Potência Contratada - 6,9kVA
    Zona de Qualidade de Serviço - Electricidade - C

Como dantes era só o R/C e sótão alto, e aqui a 3 anos fizemos um primeiro andar, para fazer um WC, sala e 2 quartos.
    Como foi logo de principio deixado pelo electricista um quadro lá em cima com tudo ligado, desde o quadro principal cá de baixo, foi só puxar para as luzes e tomadas.

Tenho andado a pensar em subir a amperagem do meu contador, quando comecei a pesquisar e lêr, qual não foi o meu espanto quando vi que com 6,9kVA devia ter 30A no quadro e afinal só lá tenho 15A.

Será que isto é normal, ou posso exigir que me forneçam os 30A, já que estou a pagar os 6,9kVA que no site da EDP referem a 30A, e referem os 15A que eu tenho a 3,45kVA, sendo assim estou a pagar a mais no aluguer diário do contador, ou então sobem a amperagem do contador para os 30A.

Gostaria de ouvir a opinião dos mais entendidos.

Desde já o meu obrigado.

Nuno.
  2.  # 2

A EDP só lhe fornece aquilo que a sua instalação requisitar (consumo) a sua instalaçao num determinado momento. Ter 3,45Kva ou 6,9Kva em termos de consumo é exatamente igual, a única coisa que significa é que poderá ter mais consumidores ligados ao mesmo tempo.

Esses 15A ou 30A apenas são referentes ao consumo máximo instantâneo que poderá ter. Ou seja é uma segurança da rede que existe de modo a não exceder a capacidade da sua instalação.

Se no dia a dia o disjuntor da sua instalação não dispara por excesso de consumo, se calhar poderá é só necessitar de ter uma potencia contratada de 3,45Kva. Acho que o site da EDP tem um simulador para a potencia contratada, experimente fazer uma simulação.

Tenha em atenção que a tarifa varia consoante a potencia contratada, ou seja o preço do KW é inferior para uma potencia contratada de 3,45Kva do que para 6,9Kva
  3.  # 3

ou entao, se essas amperagens da edp nao se alteraram nesses 25 anos ou coisa do genero, penso que podes é pedir a restituiçao do que pagaste a mais :D e com isso mudar claro a amperagem para o que sempre pagaste.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu
  4.  # 4

Pois, eu sei que a rede só fornece o que a instalação pede.

Onde eu estava a querer chegar era, eu ter contratado 6,9kVA e ter 15A e não os 30A, mas após uma vistoria mais cuidada, vi que no contador tenho um letreiro da EDP a dizer " Medida de calibragem 15 Amperes ", mas no regulador da EDP dentro da caixa do quadro antes do mesmo, tem um leitor que diz Amperes 30.

Por isso devo deduzir que afinal devo ter os 30A no quadro, e não os 15A como suspeitava.
  5.  # 5

Atenção, tem um máximo de consumo de 30A, o que não quer dizer que esta sempre a consumir esses 30A.
  6.  # 6

Sim, o consumo máximo que posso gastar da rede será de 30A, o que não quer dizer que esteja sempre a gastar isso.
    A minha confusão era entre esse letreiro no contador e o marcado no regulador/diferencial da EDP antes do quadro, por isso acho que assim está tudo certo.
  7.  # 7

Tudo certo esta, podera é equacionar diminuir a sua potencia contratada e assim baixar o valor da sua fatura, mas isso só mesmo fazendo uma simulação dos seu consumos.

O preço do KW (ou seja para o mesmo consumo) varia com a potencia contratada, quanto mais alta for a potencia contratada maior é o preço do KW e estamos a falar de valores que no final do ano são significativos.
  8.  # 8

Colocado por: coelhinho78Tudo certo esta, podera é equacionar diminuir a sua potencia contratada e assim baixar o valor da sua fatura, mas isso só mesmo fazendo uma simulação dos seu consumos.

O preço do KW (ou seja para o mesmo consumo) varia com a potencia contratada, quanto mais alta for a potencia contratada maior é o preço do KW e estamos a falar de valores que no final do ano são significativos.

o preço do kw é igual, o que muda é preço da potencia
  9.  # 9

Colocado por: kosttao preço do kw é igual, o que muda é preço da potencia

Se eu consumir 100Kw com uma potencia contratada de 3,45Kva a minha fatura é inferior a eu ter consumido 100Kw com uma potencia contratada de 6,9Kva. Se o eu pago (tirando taxa fixas etc., etc..) é pelo KW que eu consumo isto implica em ultima analise que o preço que eu pago por KW é diferente consoante a potencia contratada.

Não se iluda e faça as contas na globalidade. A estatística é a arte de alterar uma ciência exata que é a matemática( não é assim tao exata em termos científicos) de modo a corroborar o que queremos dizer.
  10.  # 10

Colocado por: coelhinho78

Se eu consumir 100Kw com uma potencia contratada de 3,45Kva a minha fatura é inferior a eu ter consumido 100Kw com uma potencia contratada de 6,9Kva. Se o eu pago (tirando taxa fixas etc., etc..) é pelo KW que eu consumo isto implica em ultima analise que o preço que eu pago por KW é diferente consoante a potencia contratada.

Não se iluda e faça as contas na globalidade. A estatística é a arte de alterar uma ciência exata que é a matemática( não é assim tao exata em termos científicos) de modo a corroborar o que queremos dizer.

Logicamente que o preço final a pagar será maior, mas não está ligado aos kw gastos.
    É um valor fixo, independentemente da energia gasta.
  11.  # 11

Podemos ate ser mais precisos, o que pagamos a EDP não são KW, mas a quantidade de ampere consumidos vezes 230V.
  12.  # 12

Bom dia,

Para mim o que estava em duvida era a Amperagem que eu tinha direito, como no contador estava um selo a dizer "Medida de Calibração 15 Amperes ", dai eu nem me ter apercebido, dado ao trabalho por estupidez, de ver no Regulador/Diferencial da EDP antes do Quadro dentro de casa, depois de ver ai com olhos de ver lá estava a dizer num buraquinho muito pequeno o numero " 30 " e por baixo a palavra " Amperes ", por isso está tudo conforme devia estar, a potencia contratada é de 6,9kVA 30A.
    E vendo com atenção lendo as letras pequenas do contador diz " 15 a 60A " ou seja aquele contador até 60 A não precisa de ser trocado, já o diferencial/regulador antes do quadro diz " 15 a 45A ".

Quanto ao preço se virmos no site da EDP - https://energia.edp.pt/particulares/eletricidade/casa/tarifarios.aspx , o preço da energia (kW/h) é igual tanto para a potencia de 3,45kVA como para 6,9kVA, o que muda é o preço da potencia contratada a pagar por dia, para 3,45kVA é de 0,1844€xNº de dias e para 6,9kVA é de 0,3510€xNº de dias, ai sim é que vai dar a diferença, porque o preço da electricidade (kW/h) gasto é o mesmo.

Neste momento gasto cerca de ~270kW por mês, a factura vem de 2 em 2 meses o que dá uma módica quantia de 120 - 130€, ou seja 60 a 65€ por mês, tenho de ir a uma loja da EDP ver se a facturação pode passar a ser mensal, já que para a carteira custa menos a pagar por mês do que tudo de 2 em 2 meses.

Agora só tenho de começar a remodelar os fios da instalação e o quadro, sendo mesmo assim que esta instalação está toda feita com fio de 2,5mm.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  13.  # 13

Ai ke confusao...o preço do kw é sempre igual,e se nao se faz uma minima ideia do ke se diz,vale mais nao falar....aqui o ke esta em questao é se pagava 30 e tinha lá 15...isso sim,agora o preço é o mesmo...peça a alguem com experiencia,nao e preciso muito para ver quanto está no DISJUNTOR da EDP...isso é ke conta,vc ate pode ter 30 no da EDP e depois dentro de casa nao ter nenhum disjuntor a 30..nem deve...
  14.  # 14

... Desculpem lá intrometer-me...
    Se analizarem bem as tabelas de tarifas, verificam que além dos escalões da potência contratada.. o valor do kW, também varia consoante esta.
  15.  # 15

Colocado por: Pedro Barradas... Desculpem lá intrometer-me...
    Se analizarem bem as tabelas de tarifas, verificam que além dos escalões da potência contratada.. o valor do kW, também varia consoante esta.

entre o 3,45 e o 6,9 não altera o preço do kw, só altera o preço da potencia contratada
  16.  # 16

Joao santos, o valor que está no disjuntor/regulador/diferencial da EDP a alimentar o quadro diz 30A, dai a minha correcção dizer que afinal depois de uma vistoria mais cuidada, ver que tinha os 30A.
    Como é lógico penso que se tiver 30A no entrada do quadro, nunca devo ter um disjuntor de 30A a alimentar uma "fase" senão quando a disjuntor disparar é quando não tenho mais Amperes para tirar da rede, sempre um disjuntor de valor mais baixo, pelo que tive a ver o meu velhinho quadro só tem disjuntores de 10,15,16A, lembrem-se que é um quadro com 20 e tal anos, sem nunca ser mexido.

Vou arranjar um electricista para renovar este quadro.

kostta, tem toda a razão o preço do kW/h é todo igual, o que varia é o valor a pagar pela potência contratada, conforme tabela da EDP.
    Se virmos na potência de 10,7kVA para cima o valor da potência contratada sobe, mas o preço do kW/h gasto é mais barato.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  17.  # 17

Pedro Barradas,o valor do Kw so muda para tarifas diferenciadas,como a dupla tarifa e tripla tarifa...

0.0179 seg. NEW