Mais uma vez estou a recorrer a este fórum que em muito me tem ajudado, e por isso um bem haja a todos.
Coloco então a minha questão, possuo uma moradia recente, com parede dupla, caixilharia com corte térmico e vidro duplo, na zona centro (Viseu), a qual tem 3 pisos:
-1 - garagem, 0 - com Sala, Cozinha e Wc (serviço) e 1 - com 4 Quartos e 2 WC.
Possuo uma lareira na sala com recuperador de calor contudo o mesmo não tem sido suficiente para aquecer a uma temperatura confortável os 2 pisos que habito, 100m2 por piso.
Tenho a pré-instalação de A/C (6 saídas ,uma em casa divisão, excepto Wcs)e pré-instalação de radiadores em maior número.
Para as AQS tenho painéis solares assistidos por uma resistência eléctrica (com temporizador 4 horas ligada no horário vazio)
As minhas opções para aquecer a habitação são:
-A/C. -Caldeira Pellets. -Bomba de Calor.
Relativamente a estas três soluções indiquem-me por favor que custos posso contar para cada uma das soluções: -Aquisição e montagem; -Custo de peração; - Manutenção;
Se alguém tiver uma configuração semelhante indiquem-me por favor qual é o vosso consumo mensal, electricidade ou pellets.
Depende do tipo de pessoa que é e do tipo de investimento que quer fazer.
Bomba de Calor é o melhor, pois de 4kw produzidos apenas gasta 1, os outros veem da bomba de calor. A grande desvantagem é o seu preço inicial, e também penso que bomba de calor seja melhor para funcionar com piso radiate.
A seguir a isso, o melhor é caldeira a pellets ou lenha (se tiver acesso a lenha gratis).