Iniciar sessão ou registar-se
    • HARC
    • 28 março 2013 editado

     # 1

    Olá a todos!

    Numa entrega de obra, construida em sistema chave-na-mão, o que devemos ter em conta e/ou não esquecer para considerar a obra entregue?

    Cumps

    HARC
    • jafn
    • 28 março 2013

     # 2

    Um contrato de empreitada da obra, bem elaborado e assinado por ambas as partes.
    Fases de pagamento bem explicitas e em concordância com as duas partes.
  1.  # 3

    Colocado por: jafnUm contrato de empreitada da obra, bem elaborado e assinado por ambas as partes.
    Fases de pagamento bem explicitas e em concordância com as duas partes.

    A obra já está executada :))

    Deve verificar se está tudo executado conforme o contratado e deve auxiliar-se do director de fiscalização. Deve solicitar todos os certificados necessários, ited, certiel, CE, gás, ...
  2.  # 4

    ficha técnica da habitação
  3.  # 5

    Garantias (em anos) da obra de pedreiro (estrutura), garantias dos materiais (torneiras, ferrragens, equipamentos electrónicos).
  4.  # 6

    A garantia.. está sempre salvaguardada pela Lei, são 5 anos. Isto claro, se o empreitiero geral não falir entretanto ;)
  5.  # 7

    Colocado por: BE.arquitectosGarantias (em anos) da obra de pedreiro (estrutura), garantias dos materiais (torneiras, ferrragens, equipamentos electrónicos).

    Era bom que fosse assim :))....mas infelizmente não é :((
  6.  # 8

    Depende de cada qual (do empreiteiro e da exigência do cliente).
    Mas nos equipamentos há pouco como fugir, os fornecedores dão assistência (geralmente dois anos, dependendo do artigo).
  7.  # 9

    Colocado por: BE.arquitectosMas nos equipamentos há pouco como fugir, os fornecedores dão assistência (geralmente dois anos, dependendo do artigo).

    Os fornecedores dão 2 anos de garantia, mas os empreiteiros tem que dar 5 !!!!

    Está mal, pois está, eu bem tento fugir mas nem sempre consigo :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, AlexMontenegro, jorgealves
  8.  # 10

    Picareta
    eu bem tento fugir mas nem sempre consigo

    colega se tenta fugir às responsabilidades faz mal
  9.  # 11

    Colocado por: trabalharmuitobemcolega se tenta fugir às responsabilidades faz mal

    Não é fazer mal, a garantia é contra defeitos de fabrico ou execução, e eu não gosto de assumir a responsabilidade por aquilo que os outros fazem. Não tem lógica nenhuma um fabricante de electrodomésticos dar 2 anos de garantia por aquilo que executou e eu ser obrigado a dar 5 anos de garantia por um equipamento que não não fui eu que fiz.

    Estarei sempre sempre disponível para dar garantia por aquilo que executo, mas não gosto que me obriguem a assumir a garantia daquilo que os outros fazem.
  10.  # 12

    boas
    já o disse uma vez e torno a dizer
    a garantia do construtor é dada sobre o seu trabalho, e portanto sobre a aplicação dos materiais e não sobre os materiais em si.
    a não ser que estes materiais sejam feitos pelo construtor em obra como por exemplo soleira em betão feito em obra.
    abraço
    Concordam com este comentário: CIVILPRIME
  11.  # 13

    Colocado por: PicaretaNão é fazer mal, a garantia é contra defeitos de fabrico ou execução, e eu não gosto de assumir a responsabilidade por aquilo que os outros fazem. Não tem lógica nenhuma um fabricante de electrodomésticos dar 2 anos de garantia por aquilo que executou e eu ser obrigado a dar 5 anos de garantia por um equipamento que não não fui eu que fiz.


    A lógica não tem nada a ver com o assunto, é uma obrigação.

    Se tem de dar 3 anos de garantia a mais tem de arranjar solução para isso, como aumentar o preço e constituir poupança para eventualidades, negociar uma extensão da garantia com o fabricante, comprar um seguro e passar esse valor para o cliente. É claro que se não fizer nada está a prejudicar-se...

    Eu acho a obrigação parva, mas o Picareta tem de chutar o preço da parvoíce para os seus clientes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 14

    Colocado por: danobregaSe tem de dar 3 anos de garantia a mais tem de arranjar solução para isso, como aumentar o preço e constituir poupança para eventualidades, negociar uma extensão da garantia com o fabricante, comprar um seguro e passar esse valor para o cliente. É claro que se não fizer nada está a prejudicar-se...


    ...ou, numa casa de 100.000€, e supondo que 10.000€ de equipamentos, posso escriturar por 90.000 (o cliente até poupa no imt e is) e passo factura de 10.000€ para os equipamentos. (só funciona caso o vendedor possa facturar os electrodomésticos, o que é o meu caso)


    Colocado por: danobregaé uma obrigação.


    Não tenha tantas certezas, em muitos equipamentos aplicados num imóvel o empreiteiro pode esquivar-se muito bem aos 5 anos de garantia.
  13.  # 15

    Colocado por: PicaretaNão tenha tantas certezas, em muitos equipamentos aplicados num imóvel o empreiteiro pode esquivar-se muito bem aos 5 anos de garantia.


    Tenho poucas certezas. Até os 5 anos pela parte imóvel me parecem fantochada, quanto mais pelas "mais ou menos imóveis". Mais valia a lei obrigar a ser um seguro a dar a garantia, sempre se evitava o risco de falência. Para além disso os empreiteiros com má reputação (ou sem reputação) teriam que se entender com as seguradoras, e na altura de escolher empreiteiro o cliente veria preto no branco quanto teria de pagar pelo seguro. Ou isso ou outra solução que funcionasse, a actual não me parece muito funcional.
  14.  # 16

    Boa noite, sou novo neste fórum e pelo que estive a ver já cometi muitos erros a nível de contrato "chave-na-mão"...
    Basicamente, o meu empreiteiro tem sugerido algumas alterações e apercebo-me agora que é tudo para ele poupar uns valentes trocos. Por exemplo:
    - retirou 2 estores eléctricos (2mX1m) - com o motivo de que se enquadrava mal naquela parede e ficava muito pesado...
    - retirou uma base de duche (175x80) - com o motivo de que podemos vir a ter problemas de mobilidade e assim é mais seguro
    - retirou um armário embutido (5m largura) - com o motivo de que fica muito pesado e ficaria melhor um armário mais "aberto"
    - e 25m2 de piso útil de terraço.... porque me apercebi eu que tinha as medidas mal feitas e ainda vou rectificar isso

    Sei que é difícil porque há muitas variantes, mas será que alguém me sabe dizer uma estimativa de quanto corresponde isto em euros?

    Agradeço imenso...pois o empreiteiro já me leva gastos 100.000eur do crédito e parece-me que me está a "levar de paleio"...
  15.  # 17

    Sr. Afonso

    São os riscos em que se incorrem caso não haja um caderno de encargos realizado pelo arquiteto e pelo cliente, em que o empreiteiro seja obrigado a cumpri-lo!
    Os dois estores electricos (já com motores) poderão custar cerca de 220€ (dependendo da composição do interior e do tamanho da régua deles);
    A base de duche com esse tamanho deverá rondar os 220€ e os 350€ (dependendo obviamente do modelo que escolhesse);
    E o armário embutido, com essa dimensão, poderia chegar aos 1500€ (podendo variar consoante a compartimentação interior, fosse mais ou menos ilhargas, ou caso optasse por um carpinteiro ou por um modelo IKEA, e variando sempre em função da altura do armário);

    Esperamos ter ajudado, BE.arquitetos
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afonso_monção
  16.  # 18

    Boa tarde

    Pois é uma pessoa pensa que são todos sérios como nós e lá nos enganamos de vez em quando... nunca pensei ter que andar a controlar a obra e agora vou de semana a semana.

    Obrigado BE.arquitectos, ajudaram muito!!!
    Cumprimentos
  17.  # 19

    Bom dia a todos

    Então, o conceito de chave-na-mão do meu empreiteiro chegou a esta conclusão: sem cozinha, sem armários de wc, sem armário da suite, sem arranjo das entradas exteriores (nem qualquer outro pavimento exterior) e sem instalação de aquecimento central...

    Agora deu-me o orçamento de um muro (a toda a volta do terreno) com estas características:
    - construção de viga de fundação com ferro armado
    - pilares de 7 em 7m
    - respaldo com 2 barras de ferro de a em 10cm de betão
    - construção com bloco de cimento 50x20x15, com reboco e areado
    - 4 pilares de 25x25 com acabamento a jacto de areia
    - soleiras de 4cm para as entradas (3,2m + 1,5m)

    São 250m2 de muro e o orçamento é de 10.000.eur

    Que me dizem ao preço?
    Já fiz mais dois orçamentos mas de valor superior.

    Obrigado pela ajuda
    Cumprimentos
  18.  # 20

    Colocado por: Afonso_monçãoBom dia a todos

    Então, o conceito de chave-na-mão do meu empreiteiro chegou a esta conclusão: sem cozinha, sem armários de wc, sem armário da suite, sem arranjo das entradas exteriores (nem qualquer outro pavimento exterior) e sem instalação de aquecimento central...

    Agora deu-me o orçamento de um muro (a toda a volta do terreno) com estas características:
    - construção de viga de fundação com ferro armado
    - pilares de 7 em 7m
    - respaldo com 2 barras de ferro de a em 10cm de betão
    - construção com bloco de cimento 50x20x15, com reboco e areado
    - 4 pilares de 25x25 com acabamento a jacto de areia
    - soleiras de 4cm para as entradas (3,2m + 1,5m)

    São 250m2 de muro e o orçamento é de 10.000.eur

    Que me dizem ao preço?
    Já fiz mais dois orçamentos mas de valor superior.

    Obrigado pela ajuda
    Cumprimentos

    Só por curiosidade o conceito de chave na mão do seu empreiteiro cumpre o caderno de encargos?
    O Afonso não tem mais que não seja um orçamento ou um contracto de Empreitada onde está descrito minimamente os trabalhos a executar??
    A obra não tem director de fiscalização??
 
0.0243 seg. NEW