Iniciar sessão ou registar-se
    • dcd
    • 29 março 2013 editado

# 1

bons dias,

estou em vias de comprar um terreno agrícola e gostava de saber quais os custos para o passar para o meu nome

estão a pedir a volta de 2000€ pelo terreno e pelo q tenho visto, pago quase o mesmo para a transferência de propriedade caso seja como uma casa..

existe algum processo diferente para baixos valores?

obrigado
    • dcd
    • 30 março 2013

# 2

um up para ficar visível
  1.  # 3

Conte com cerca de 400€
    • dcd
    • 30 março 2013

# 4

boa tarde picareta,

estou a ver que os valores são os mesmos para uma escritura normal, o que não faz mt sentido pq em terrenos agrícolas no interior os preços são mt mais baixos..
  2.  # 5

Colocado por: dcdestou a ver que os valores são os mesmos para uma escritura normal,

O notário que faz a escritura tem o mesmo trabalho, independentemente do terreno custar 2000€ ou 2.000.000€.

Colocado por: dcdo que não faz mt sentido

Faz todo o sentido, apenas o IMT e IS variam em função do valor do terreno, de resto os custos são os mesmos.
    • dcd
    • 30 março 2013

# 6

Colocado por: Picareta
    O notário que faz a escritura tem o mesmo trabalho, independentemente do terreno custar 2000€ ou 2.000.000€.

Faz todo o sentido, apenas o IMT e IS variam em função do valor do terreno, de resto os custos são os mesmos.

caro picareta,

poderia existir outro metodo de registo de propriedade para estes casos em q o valor do terreno é mais baixo q o valor da alteração do registo!

um conhecido qd soube q andava a procura de um terreno, "ofereceu-me" um terreno por "50contos"
  3.  # 7

Colocado por: dcdpoderia existir outro metodo de registo de propriedade para estes casos em q o valor do terreno é mais baixo q o valor da alteração do registo!

No lugar de escritura compre o terreno através de documento particular autenticado, consulte um advogado.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dcd
    • dcd
    • 4 abril 2013

# 8

Colocado por: Erga Omnes

No lugar de escritura compre o terreno através de documento particular autenticado, consulte um advogado.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dcd

mt obrigado,

afinal sempre existe alternativa, é que nestes casos o registo fica ao preço do terreno ou mais caro..

posso perguntar se com esse documento alterar o registo de propriedade nas finanças como se de uma escritura se tratasse? qual o custo?

mais uma vez obrigado
    •  
      FD
    • 4 abril 2013 editado

# 9

Quando compra um imóvel existem normalmente quatro custos:
    - IMT
    - IS
    - registo na conservatória
    - escritura

A possibilidade que o Erga Omnes lhe apresenta apenas lhe permite poupar na escritura, no resto, do que estive a ver por alto do regulamento de emolumentos, paga o mesmo - 175€.
    Se estiver errado, espero que o Erga corrija. :)

Sabe que sendo um terreno agrícola de baixo valor praticamente não paga impostos, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dcd
    • dcd
    • 4 abril 2013

# 10

obrigado pela resposta,

neste caso como o valor do terreno é baixo e como se trata de um terreno agrícola o imt e imposto de selo são mt baixos..

chateia é pagar uma escritura e um registo mt caro..

um automóvel tem as mm condições e é mt mais barato..
  4.  # 11

Colocado por: dcdposso perguntar se com esse documento alterar o registo de propriedade nas finanças como se de uma escritura se tratasse? qual o custo?

Tem o mesmo valor de uma escritura... Isso varia muita de advogado para advogado (há escritórios que os não fazem p. ex.) mas conte aí com €150/€200 (como estamos em crise...).

Quanto ao resto o FD está correcto, a poupança é apenas ao nível da escritura, os impostos têm que ser pagos mas não deve ser nada de especial (existem algumas situações de isenção de IMT, veja se se enquadra).

Cumps

0.0106 seg. NEW